quarta-feira, 12 de março de 2014

Duelos internos 2014 – Ferrari*

* Por Luis Fernando Ramos


Demorou mais de 60 anos para a Ferrari colocar dois campeões do mundo em seu time. Só a disputa entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso bastaria para trazer um grau enorme de interesse para o Mundial de 2014. Mas ainda tem uma mudança profunda no regulamento técnico que misturou bastante as forças das equipes.

A da Ferrari ainda permanece uma incógnita. Os sinais apontam com clareza uma superioridade dos times com motores Mercedes. Mas a equipe italiana não parece tão atrás assim. Acredito que a harmonia interna vai depender muito disso. Se a Ferrari puder brigar por vitórias e, em especial, pelo título, vejo o clima desandando lá dentro. Mas se a realidade for a disputa de posições apenas intermediárias, antevejo calmaria.

Vai ser interessante ver o comportamento de Fernando Alonso. No ano passado ele bateu de frente com a equipe e chegou a levar um puxão de orelhas público de Luca di Montezemolo. Muita gente leu a chegada de Raikkonen como uma medida disciplinar. Se a superioridade dos motores Mercedes se confirmar, resta saber como ele vai se comportar estando novamente no lado mais fraco da corda.

Já Kimi Raikkonen não tem nada a perder. Fez uma temporada e meia muito forte na Lotus - no final do ano passado, farto da confusão do time, virou a chave e perdeu o interesse. Tem tudo para repetir na Ferrari o padrão de tirar tudo do carro a cada corrida. O que vai fazer bem para o time e, principalmente, exigir que Alonso jamais baixe a guarda.

Eu acho que Alonso prevalece nessa briga, mas de maneira marginal. Sua experiência dentro da Ferrari e seu caráter mais político farão a diferença. Na pista, ambos serão capazes de pontuar com regularidade. Mas vejo o espanhol assumindo um papel de líder que o finlandês jamais se disporia a desempenhar. E, com isso, criando um ambiente que, num dado momento, fará Raikkonen virar a chave e perder o interesse.

E você, como vê esta briga se desenrolando?

Kimi Raikkonen
Número: 7
Local de Nascimento: Espoo (Finlândia)
Idade: 34
GPs disputados: 193
Vitórias: 20
Poles: 16
Melhores voltas: 39
Pontos: 969

Fernando Alonso
Número: 14
Local de Nascimento: Oviedo (Espanha)
Idade: 32
GPs disputados: 216
Vitórias: 32
Poles: 22
Melhores voltas: 21
Pontos: 1606

Nenhum comentário: