quinta-feira, 13 de março de 2014

Duelos internos 2014 – Mercedes*

* Por Luis Fernando Ramos


Há seis anos, em Melbourne, Lewis Hamilton e Nico Rosberg se abraçaram e pularam juntos na ante-sala do pódio de Albert Park. O inglês tinha acabado de vencer a prova de abertura do Mundial que terminaria por vencer, enquanto o alemão conseguiu seu primeiro pódio na Fórmula 1. Foi uma demonstração espontânea de alegria de uma amizade surgida dos tempos do kartismo, quando ambos eram companheiros de equipe.

Zoom para o presente, o clima dentro dos boxes da Mercedes dentro da Austrália estará bem diferente do abraço caloroso daquele distante domingo. A dupla começa a temporada dividindo o favoritismo ao título. É o objetivo de cada um dos 22 pilotos do grid, mas quando a disputa acontece sob o mesmo teto, o nível de tensão natural acaba multiplicado.

Lewis Hamilton é obviamente mais talentoso do que Nico Rosberg. Como ele mesmo afirmou em diversas ocasiões, é um “abençoado” por Deus com uma boa dose de arrojo e velocidade. Sabe que tem pela frente sua melhor chance de revalidar o título de 2008 e vai começar a temporada cheio de vontade de demonstrar isso.

Já o piloto alemão compartilha da mesma vontade de aproveitar essa chance. Sua confiança aumentou depois de provar no ano passado que pode vencer corridas e superar Hamilton em algumas classificações. Se não tem o mesmo carisma e a mesma velocidade do inglês, sabe que tem inteligência de sobra para fazer as coisas virem para o seu lado.

Para mim, está aí o fator que vai decidir a disputa a favor de Nico Rosberg. Hamilton carrega sempre consigo distrações demais para quem quer ser campeão. Se orgulha de pilotar com o coração, mas nas suas idas e vindas com a namorada, na relação conturbada com o pai e na preocupação constante com a imagem - algo estimulado por seus empresários -, o coração nem sempre está 100% presente na hora do trabalho. Cansei de ver no ano passado e nos testes em Jerez um Hamilton sozinho num canto do motorhome mexendo no celular, visivelmente deslocado, enquanto Rosberg se sentava com diversos membros da equipe.

Para ser campeão do mundo, é preciso ter esse tipo de dedicação, respirar 24 horas por dia o projeto do título - como faziam Ayrton Senna e Michael Schumacher, como fazem Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Pois então, Rosberg é capaz de fazer isso, Hamilton confia apenas no talento. Não vai bastar, na minha opinião. E na sua?

Nico Rosberg
Número: 6
Local de Nascimento: Wiesbaden (Alemanha)
Idade: 28
GPs disputados: 147
Vitórias: 3
Poles: 4
Melhores voltas: 4
Pontos: 570,5

Lewis Hamilton
Número: 44
Local de Nascimento: Stevenage (Inglaterra)
Idade: 29
GPs disputados: 129
Vitórias: 22
Poles: 31
Melhores voltas: 13
Pontos: 1102

Nenhum comentário: