segunda-feira, 10 de março de 2014

Duelos internos 2014 – Toro Rosso

* Por Luis Fernando Ramos


Ser piloto apoiado pela Red Bull é uma faca de dois gumes. Por um lado, o jovem piloto ganha um apoio financeiro fundamental para desenvolver seu talento nas categorias de base. Por outro, a pressão é enorme e o exemplo Sebastian Vettel, que veio debaixo e se tornou tetracampeão mundial, provou ser a exceção. A regra aponta carreiras de Fórmula 1 interrompidas abruptamente, com pilotos sem muito rumo depois. Que o digam Christian Klien, Scott Speed e Jaime Alguersuari, entre outros. Não se juntar à esta lista é o principal desafio de Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat. Afinal, a única chance de um deles subir para a Red Bull na próxima temporada é se Daniel Ricciardo decepcionar profundamente.

O francês, na minha opinião, fará sua última temporada na Fórmula 1. Em termos de velocidade pura, ele mostrou estar muito longe de Daniel Ricciardo. Em 39 corridas de ambos na Toro Rosso, Vergne superou o australiano em apenas oito. Mostrou alguma regularidade em corridas, é verdade, mas longe de justificar um investimento a longo prazo por parte da Red Bull. Em sua terceira temporada, ele precisa massacrar Daniil Kvyat para ganhar uma sobrevida. Qualquer coisa aquém disso, acredito, deve acelerar sua saída. Estão aí António Felix da Costa e Carlos Sainz Jr na fila. E Helmut Marko adora vê-la andando.

O russo é uma incógnita. Escrevi aqui que o salto da GP3 para a F-1 era grande demais e seria um peso enorme para ele. Mas seu desempenho no treino livre da sexta-feira em Interlagos, no ano passado, impressionou. Com o asfalto molhado, num circuito que não conhecia, Kvyat marcou o oitavo melhor tempo. Ouvi também muitos elogios sobre ele por parte de James Key, o diretor-técnico do time.

Em cima desse cenário, acho que o russo prevalece nesta temporada. Kvyat não tem nada a perder, ao contrário de Vergne. Se superá-lo na maioria dos treinos como Ricciardo fez com alguma tranquilidade, garante pelo menos mais um ano na categoria.

Jean-Eric Vergne
Número: 25
Local de Nascimento: Pontoise (França)
Idade: 23
GPs disputados: 39
Vitórias: 0
Poles: 0
Melhores voltas: 0
Pontos: 29

Daniil Kvyat
Número: 26
Local de Nascimento: Ufa (Rússia)
Idade: 19
GPs disputados: 0
Vitórias: 0
Poles: 0
Melhores voltas: 0
Pontos: 0

Nenhum comentário: