sexta-feira, 14 de março de 2014

Primeiras impressões*

* Por Tatiana Cunha


O motor Ferrari de Fernando Alonso rompeu o silêncio do início de tarde hoje aqui no Albert Park e deu oficialmente a largada para o Mundial de F-1 de 2014. Confesso que estranhei o som da F-1 neste primeiro dia. Mas acho que com o tempo vamos nos acostumar com o ruído menos estridente dos V6.

Com quatro minutos de treino, a primeira surpresa. A Mercedes de Hamilton fica estacionada no meio da pista em sua primeira volta. Enquanto isso, na garagem da Red Bull, Suzie, o carro de Vettel neste ano, ainda não está pronta para o alemão dar suas primeiras voltas.

E assim começou o campeonato em Melbourne. Com alguns imprevistos, mas nenhuma grande surpresa.

Ao final do dia, Hamilton colocou ordem na casa e, depois de perder a primeira sessão toda por conta do problema em um sensor que deixou seu carro parado, fez o melhor tempo em 1min29s625. Atrás dele, seu companheiro de garagem, Rosberg, menos de dois décimos mais lento.

A Ferrari viu Alonso ser o mais rápido de manhã e o terceiro à tarde. Nada mal. Já Raikkonen teve alguns problemas e foi nono e sétimo, respectivamente.

Para a Red Bull este primeiro dia em Melbourne foi de alívio. Depois de tantos problemas na pré-temporada, tanto Vettel como Ricciardo andaram bastante e sem grandes dramas.

O tetracampeão fechou o dia com o quarto melhor tempo e 51 voltas na bagagem, quase a distância do GP da Austrália. “Este primeiro dia foi um grande alívio para nós, pois trabalhamos muito para isso. Os tempos de sexta-feira geralmente não significam muita coisa, mas sem dúvida é melhor estar mais na frente do que atrás”, disse ele há pouco no paddock.

Não tenho dúvidas de que a Red Bull tem condições de tirar sua desvantagem em pouco tempo. Vai ser interessante ver qual a capacidade de reação deles, já que nos últimos anos eles sempre começaram a temporada na ponta ou pelo menos bem perto dela.

A Williams mostrou que os resultados da pré-temporada não foram coincidência. De manhã Bottas ficou em terceiro e Massa, em quarto. No segundo treino o brasileiro foi o 12º e o companheiro, o oitavo.

Mas Massa disse que o objetivo principal hoje não foi a preparação para a classificação e sim para a corrida. E que a equipe ainda está tentando entender um pouco melhor o comportamento do carro. E afirmou que o objetivo para amanhã é se classificar entre os dez primeiros.

Aguardemos.

Nenhum comentário: