terça-feira, 11 de março de 2014

Duelos internos 2014 – Red Bull*

* Por Luis Fernando Ramos


Depois de quatro anos de títulos - e dois domínio absoluto, em 2011 e 13 - a Red Bull começa a temporada com a certeza de que não está pronta para brigar por vitórias. Ter completado apenas um terço das voltas que a Mercedes fez os leva a pensar isso. Vai ser um período de muita dor de cabeça para a turma de Milton Keynes. O bom sinal é que, até agora, o desespero não bateu: o foco está em trabalhar para reverter o quadro ao invés de ficar um apontando o dedo para o outro. Resta saber o quanto esse cenário vai durar. A F-1 não costuma ser muito condescendente com as derrotas.

Assim, a dupla de pilotos do time vai viver uma temporada de novidades. Sebastian Vettel terá de lidar com a frustração de não poder vencer nesse estágio inicial e ter paciência para reverter o quadro. Acostumado a vencer, demonstrou em alguns episódios no passado que sente muito as derrotas.

Já Daniel Ricciardo vai precisar de maturidade para passar por esta decepção inicial de finalmente chegar numa equipe de ponta e encontrá-la nessa encruzilhada. Ele sabe que não possui ainda a experiência necessária para ser decisivo no processo de solução dos problemas com o carro. Mas sabe também que vai ter de se virar para andar num nível próximo ao de Vettel, independente se o carro estiver bem ou mal, para justificar a decisão do time em contratá-lo.

Para mim, é uma das disputas mais claras do grid. Vettel tem o talento, a velocidade, a experiência e o conhecimento da equipe para superar o novo companheiro de equipe com a mesma facilidade com que superou Mark Webber no ano passado. Qualquer quadro diferente desse seria uma surpresa muito grande.

Sebastian Vettel
Número: 1
Local de Nascimento: Heppenheim (Alemanha)
Idade: 26
GPs disputados: 120
Vitórias: 39
Poles: 45
Melhores voltas: 22
Pontos: 1451

Daniel Ricciardo
Número: 3
Local de Nascimento: Perth (Austrália)
Idade: 24
GPs disputados: 50
Vitórias: 0
Poles: 0
Melhores voltas: 0
Pontos: 30

Nenhum comentário: