quinta-feira, 20 de março de 2014

A F-1 mudou e passeio passou a ser de outra equipe*

* Por Teo José


O GP da Austrália começou com uma grande barbeiragem de Kamui Kobayashi, retardou a freada na primeira curva e levou sua Caterham em cheio na traseira do Felipe Massa. Um erro bobo, que tirou os dois pilotos da prova. O japonês pediu desculpas depois, inclusive pelo Twitter. Hamilton e Vettel também abandonaram no inicio.

Valteri Bottas com um bom ritmo da Williams iniciou uma serie de ultrapassagens, até andar mais do que o carro e bater na mureta de proteção. Perdeu um pneu, foi para os boxes e voltou a ter bom ritmo. Completou em sexto. Mostrando que a Williams neste inicio de ano pode ser competitiva, para brigar pela terceira, quarta força. Até onde pode ir? Vamos ver nas próximas corridas. Outra impressão que ficou é que o garoto acelera e vai dar trabalho ao Massa.

Daniel Ricciardo, neste ano acertaram a pronuncia do nome dele, faz uma bela corrida dentro das possibilidade da Red Bull. Saiu em segundo ficou na posição até o final mesmo pressionado pelo Magnussen. Mostra que a Red Bull pode crescer e parece ter encontrado um caminho, mais curto, só que ainda longo.

Fernando Alonso foi o quinto. Resultado que teve muito o trabalho dele, esperava mais da Ferrari.

A McLaren mostrou ter acertado na contratação do Kevin Magnussen, conseguiu fazer uma prova segura com sua McLaren e terminar em terceiro. Vejo potencial no time e no piloto, Jenson Button vai ter trabalho, só que em um ano que durabilidade é muito importante o estilo do Button tem possibilidade de se dar melhor.

Na frente Nico Rosberg, sem Hamilton, teve um passeio tranquilo e aproveitou para conhecer melhor seu carro Mercedes. Chegou em algumas voltas ser mais rápido mais de um segundo que seus adversários. Ganhou com 24 segundos de vantagem, mesmo tendo intervenção do Safety car É sem duvida o carro mais rápido da categoria, bem mais rápido e se terminar as corridas vai passear sempre. Os outros times, diria que estão no mínimo dois passos atrás. Vamos falar bem serio, a Mercedes é um real carro de Fórmula 1, os outros ainda estão correndo atrás de suas identidades.

14 carros terminaram a corrida. Pela pré-temporada, diria que foi um numero bom.

Um outro fator que me chamou atenção foi o som dos motores. Antes uma sinfonia bem bacana, hoje algo estranho sem vida, me lembrou as corridas da antiga Indy Lights. O mais importante é a competitividade, mas em corrida de carros, som é sempre uma atração e esta de hoje está bem fraquinha, sem personalidade. Apagada. A competitividade também passou longe, não foi uma corrida de te deixar acordadão, ligado na TV, tenho certeza que muitos cochilaram. Vamos dar um desconto, foi a primeira prova depois de muitas mudanças, mas fico com um pé atrás. Mudaram para se ter mais equilíbrio e emoção e isto não vi. Que venha a Malásia, dia 30.

*Após a prova, Daniel Ricciardo foi desclassificado devido a problemas com o consumo de combustível de seu carro.

Confira a nova classificação final do GP da Austrália:
1 – Nico Rosberg – Mercedes, 57 voltas 1h32min58s710
2 – Kevin Magnussen – McLaren, 26s777
3 – Jenson Button – McLaren, 30s027
4 – Fernando Alonso – Ferrari, 35s284
5 – Valtteri Bottas – Williams, 47s639
6 – Nico Hulkenberg – Force India, 50s718
7 – Kimi Räikkönen – Ferrari, 57s675
8 – Jean-Eric Vergne – Toro Rosso, 1min00s441
9 – Daniil Kvyat – Toro Rosso, 1min03s585
10 – Sergio Perez – Force India, 1min25s916

Nenhum comentário: