quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Hélio com sorte*

* Por Téo José

Will Power, da Penske, quebrou um jejum de vitorias de quase 16 meses e venceu o GP de Sonoma, disputado ontem, na Califórnia. Hélio Castroneves saiu do quinto lugar e terminou em sétimo. Scott Dixon, seu maior adversário na luta pelo campeonato, chegou a liderar, mas foi punido por se envolver em confusão dentro dos boxes.

Na saída de um pit stop acabou atropelando dois mecânicos da Penske, que trabalhavam no carro do Will Power. Terminou apenas em 15º. Tony Kanaan, com um carro pouco competitivo, punição e tática errada da sua equipe KV foi o 13º colocado. Helio agora é líder com 39 pontos de vantagem, faltando quatro provas para o final da temporada.

A punição é muito polêmica. Já que existe alegação do carro do Power não estar na área correta para o trabalho do mecânicos, por outro lado, existe acusação de falta de atenção do Dixon. O regulamento diz que em caso de um piloto no trabalho de box passar cima de qualquer equipamento ou mesmo atropelar pessoas, tem de ser punido.

Isto aconteceu. O que se discute é o posicionamento da turma da Penske. Por isso é uma questão de interpretação e a minha é que mesmo sendo uma manobra bem confusa, daria a punição.

No caso do Hélio, há duas visões. Uma que ele nas últimas onze provas sempre está entre os dez primeiros e lidera o campeonato nas últimas 11 corridas. Por outro lado, nas últimas seis só subiu ao pódio em uma. Vem tendo sorte, porque Dixon, vencedor de três das últimas cinco, já terminou sete depois da décima colocação.

Eu esperava uma prova melhor do Hélio, pelo que mostrou nos treinos livres. Já está abusando da sorte. Precisa voltar a vencer ou lutar mais perto pela vitória. Sim, está com sorte de campeão. Mas vai que vira. Por isso precisa melhorar seus resultados na pista e evitar ser atropelado na reta final.

Apesar de provas irregulares, vem ampliando a liderança. Mas um titulo se conquista também com resultados entre os primeiros e a arrancada do Dixon, mesmo com este resultado ruim, preocupa.

A próxima corrida é domingo, circuito de rua de Baltimore.

Nenhum comentário: