quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Queda-de-braço*

* Por Luis Fernando Ramos


A grande questão que, esperamos, será respondida durante esta pausa da Fórmula 1 no verão europeu diz respeito a quem correrá ao lado de Sebastian Vettel na Red Bull na próxima temporada. A movimentação do mercado de pilotos depende do preenchimento dessa vaga para retomar seu curso. E a definição do escolhido sairá do vencedor da queda-de-braço entre dois homens: Christian Horner e Helmut Marko.

O consultor da Red Bull prefere Daniel Ricciardo, para justificar o programa de jovens pilotos da marca que conduz há anos com sucesso questionável - Vettel provou ser uma agradável exceção a um histórico de insucessos. A opção de Marko vai contra a própria opinião do chefe de equipe na Toro Rosso, Franz Tost, que achava ser Jean-Eric Vergne uma melhor opção. Mas o francês já está fora da equação. Na Hungria, Marko “confidenciou” a jornalistas amigos que ele tinha prevalecido internamente e que a escolha pelo australiano já estava consumada.

Me parece jogo de cena. Horner, também na Hungria, propagou aos quatro cantos que o companheiro de Vettel não precisa ser necessariamente alguém do programa de jovens pilotos da Red Bull. Um claro recado a Marko. O inglês sonha em formar um “Dream Team” de Vettel com Kimi Raikkonen e busca convencer a pessoa que vai tomar a decisão de que esta é a melhor opção para a Red Bull.

Esta pessoa é, claro, o dono da empresa, Dietrich Mateschitz. Uma pessoa de difícil leitura. Quem conhece os bastidores internos da Red Bull afirma que Marko tem mais influência com “o chefe” do que Horner. Mas o consultor tentou em vão nos últimos dois anos antecipar a aposentadoria de Mark Webber. Sem sucesso, porque Mateschitz sempre optou por renovar com o piloto.

Resta saber se Marko vai prevalecer dessa vez.

Nenhum comentário: