terça-feira, 6 de agosto de 2013

DISPUTA DE GIGANTES*

* Por Victor Martins


A Red Bull colocou a malagueta necessária na história ao admitir que a conversa que teve com o empresário de Alonso tratava de sua contratação para o lugar de Webber, queimando alguns neurônios. E se a vaga vai ser disputada à tapa no mercadão dos peixes grandes, a equipe passa também a ter um (bom) problema a solucionar.

É bem provável que Christian Horner, Adrian Newey e Dietrich Mateschitz não contassem, pelo menos num futuro tão próximo, com a possibilidade de Alonso se juntar ao time. O passado da Ferrari, que se descartou de Räikkönen, e as palavras que já surgem de sua cúpula e que também resgatam um passado ainda mais antigo, o da demissão de Prost após as críticas, já tornam sua saída algo plausível. E Alonso é esperto o suficiente para, se necessário, ocasionar um celeuma e provocar a quebra de contrato para mudar de casa.

Os taurinos hão de analisar as duas cartas das quais têm disponibilidade. Ali há um Räikkönen que tem uma personalidade absolutamente intrínseca e que nunca paga pela língua — no máximo, só pelo que bebe —, e iria para agregar ao lado de Vettel completando a amizade. Lá há um Alonso com um gênio forte e explosivo, que chacoalha e tenta arrebatar para si a equipe, e como bom amigo de Webber, honraria o posto do australiano e ampliaria a rivalidade.

Num outro lado, Räikkönen e Alonso, há de se considerar, são pilotos muitíssimo acima da média, mas se não estão no mesmo patamar, Fernando ganha em algum detalhe. Pelo lado do marketing, que também pesa para uma empresa multifacetada, o espanhol também ganha mais pontos: rende mais manchetes, é do país das touradas e representaria melhor a marca mundo afora. Kimi, ressalte-se, já tem algum vínculo com a Red Bull desde que correu de rali.

Em termos financeiros, não deve haver tanta diferença — e nem fazer diferença para os cofres. Ambos são caros. É que Kimi vai ser alguém livre no fim da temporada, enquanto Alonso pode empurrar à Red Bull alguma multa por rescisão em um caso extremo. Mas nada que um bom acerto não resolva. Neste momento da carreira, La Chiliquenta está mais preocupada em ganhar títulos do que engordar o bolso.

O ambiente de trabalho mais sossegado e harmonioso se choca com o tremular da bandeira vermelha na arena de dois touros. No time em que se está ganhando, vai ter de se mexer, e se apenas as questões humanas fossem consideradas na questão, muito pelo tratamento que foi dado ao choque entre Vettel e Webber no GP da Malásia deste ano, seria Räikkönen o escolhido por Horner e cia. e Alonso aquele que teria de engolir a seco a Ferrari por mais um tempo — e numa situação em que seria visto ou posto como inimigo da nação de Maranello.

2 comentários:

Douglas disse...

VEM ALONSO... VEM SER HUMILHADO E SEM A DESCULPA DE NÃO TER CARRO COMPETITÍVEL!!! SOU MUITO MAIS VETTEL!!!

pinto sura disse...

Não sei porque não mencionaram Ricciardo na Matéria , pois o mesmo vem sendo em todo Planeta o menos comentado porém o mais que todos apostam a ocupar a Vaga de Webber e se tornar Companheiro de Vettel , pois justamente por Alonso e Kimi estarem acima da Média para a Vaga e poderiam trazer algum tipo de Problema a Escuderia justamente por serem Campeões e merecerem respeito e através disso criar um desencadeamento na equipe que vem muito bem desde a Entrada de Sebastian Vettel . Eu acho que neste Ranking quem vai entrar será Ricciardo justamente por isso , por ter que ser dominado e não dominador perante uma equipe ao qual a sinfonia dentro dela se faz bem afinada . Algumas Mudanças podem ocasionar Grandes explosões e a Red Bull sabe muito bem disso .