quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O termômetro do mercado*

* Por Luis Fernando Ramos

A ausência de anúncios de pilotos durante a pausa de verão e também neste final de semana em Spa indica que, nos bastidores, as conversas do mercado estão fervendo. E as coisas não estão acontecendo porque o quadro exato de cada equipe não é claro para ninguém. Teoricamente há mais vagas e pilotos no mercado do que o noticiário sugere. De tudo o que eu ouvi e filtrando as boas das más fontes, este é o quadro momentâneo dos bastidores nas grandes equipes.

Red Bull
Tudo indica que Daniel Ricciardo será anunciado, mas a “cravada” dos colegas do Sport Bild foi ligeiramente precipitada. Se já tivesse fechado, o anúncio teria sido feito. Ontem, Christian Horner insistiu que nada está decidido e sinalizou que Raikkonen ainda está na briga. Colegas ingleses mencionam também Jenson Button, cuja opção de renovação com a McLaren ainda não foi exercida pela equipe. É até possível que seu empresário tenha sondado outras equipes, o que seria normal num caso desses. Mas o inglês deixa claro que quer permanecer no time de Woking. De qualquer forma, ainda que a Red Bull não finalizou nada, tende a fechar com Ricciardo.

Mercedes
Manterá sua dupla em 2014.

Ferrari
Vamos à lista de nomes ligados ao time de Maranello que ouvi neste final de semana: Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Jenson Button, Paul di Resta, Adrian Sutil, Jules Bianchi e até mesmo o de Pastor Maldonado (podem rir alto como eu ri quando ouvi esta). Separando o joio do trigo: Massa, Raikkonen e Hulkenberg são quem tem chances realistas de correr pela equipe. Dos três, o finlandês é quem aparece com menos chances - pelo orgulho de Montezemolo e pela opinião de Fernando Alonso, que não se oporia nem a Massa e nem a Hulkenberg. De qualquer jeito, a Ferrari não tem pressa e deve tomar uma decisão só depois de Monza ou mesmo de Cingapura. Um prazo que pode influenciar na decisão de Hulkenberg: ele aparece com boas chances também na Lotus e gostaria de acertar com algum dos dois times logo, e não ficar esperando por algo que talvez não venha e correr o risco de terminar sem nada.

Lotus
Ainda acredito que este será o destino final de Kimi Raikkonen. Ele se sente bem no time, mas há uma questão financeira: o caixa da Lotus não é dos mais abastecidos e o time pressiona para ele receber menos, enquanto ele quer ganhar o que merece. Romain Grosjean tem chances, assim como Hulkenberg (seja para o lugar de quem for). Outros pilotos também conversam ali, como Pastor Maldonado, ainda que seu contrato com a Williams pareça firme.

McLaren
O time vive uma situação curiosa: ainda não exerceu sua opção de renovação com nenhum dos pilotos. Mas Button e Perez acreditam que as agruras deste ano ficarão para trás em 2014 e querem ficar. Acredito que isto aconteça.

Nenhum comentário: