quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MASSA X HULK*

* Por Flávio Gomes

Embora a confirmação de Raikkonen pela Ferrari tenha clareado um pouco as coisas, inclusive porque a hipótese remota de Alonso ir para a Lotus foi afastada, ainda tem muita água para rolar quanto à formação dos times para 2014.

O chefão da Lotus confirmou que foi procurado por Nicolas Todt, empresário de Massa. Seria o melhor dos mundos para o brasileiro que, desconfio, sem a sombra de alguém como Alonso (para mim, o maior problema dele nos últimos três anos e meio), tem uma boa chance de ser o que sempre foi: um piloto rápido, determinado e combativo, como se viu nas suas três primeiras temporadas como titular da Ferrari. Não acho que Felipe acabou.

Ocorre que a concorrência é forte: Hülkenberg, talentosíssimo, mais jovem (26 anos, contra 32 de Massa) e de excelente reputação, com potencial claro para o futuro.

Nenhum dos dois se encaixa na categoria de pilotos pagantes. Mas Massa pode se converter num. Não que vá tirar do bolso para correr. Mas ele tem condições de arrumar um ou mais patrocinadores no Brasil que ajudem a pagar a conta de uma equipe que não está propriamente nadando em dinheiro — essa foi uma das razões para que Raikkonen optasse pela volta a Maranello.

Num embate Hulk x Massa com os dois de bolso vazio, é provável que o alemão leve. Mas num duelo Hulk Durango Kid x Massa Patrocinado, desconfio que Felipe tenha grande vantagem.

E se não for a Lotus é onde? Se não for a Lotus, é porque Hülkenberg deixa a Sauber para o lugar de Kimi e o cockpit suíço fica à disposição. Ou quase isso. Uma das vagas na Sauber será do teenager Sergey Sirotkin, já que é das estepes russas que virá o dinheiro do time. O outro piloto, Gutiérrez, também leva um bom dinheiro de empresas astecas. O time dispensaria Guti-Guti para colocar Massa, até na condição de instrutor para o pequeno soviete? A ver.

Há quem diga que a Force India também pode ser uma opção. E até a McLaren. No caso da segundo, acho dificílimo. Button está firme e Pérez é melhor do que esta temporada está mostrando. A equipe não teria por que dispensá-lo depois de apenas um ano, e ele já parou de fazer merda. Já na Force India, a dupla Di Resta/Sutil dá a impressão de ser sólida. E Massa é um piloto caro. A Williams não tem dinheiro e a Toro Rosso vai de moleques rubrotaurinos.

Sauber ou Lotus, uma delas parece ser o destino mais verossímil para Felipe, se ele realmente ficar na F-1. O balcão de negócios está fervendo.

Nenhum comentário: