sábado, 30 de abril de 2011

SP INDY 300: FOTOS DO DIA (ESCOLHA A MELHOR)

FICOU NA DÚVIDA??? ESCOLHA A MELHOR...

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Tony Kanaan (Brasil) - KV Racing #82
FALTA APENAS 01 DIA PARA A LARGADA
HOJE OS CARROS JÁ ESTÃO NA PISTA DO ANHEMBI

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Bia Figueiredo (Brasil) - Dreyer & Reinbold Racing #24
FALTAM 02 DIAS PARA A LARGADA
AMANHÃ É DIA DE TREINOS E CLASSIFICAÇÃO

COLUNA DO ROQUE: SP INDY 300 COM BOM PÚBLICO?

A corrida da Indy em São Paulo é marcada por diversos antagonismos. Mesmo tendo encravado nas suas entranhas o melhor circuito da América do Sul, realiza uma corrida em uma pista de rua, de formato inusitado, passando pelo meio do Sambódromo e paralisando a Marginal Tietê.

Tudo lindo e maravilhoso. Ano passado, o próprio público reconheceu, comprando os ingressos e lotando as arquibancadas.

Na corrida deste ano, os amantes da velocidade estarão lá, como sempre estiveram. Mas e o resto? Até o presente momento anunciam 88% de toda carga de ingressos vendidos, só que uma simples constatação no site de vendas revela que TODOS os setores ainda possuem ingressos. Mais do que isso, patrocinadores, sites de compras coletivas e até jornais populares e pilotos fazem promoções a torto e a direito, chegando a oferecer até 10 ingressos por promoção.

Será que teremos público este ano?  Por que pouco se vê em propagando e a cidade não respira o evento. Mas para as "otoridades" e patrocinadores o evento será um sucesso de público, renda e entusiasmo, o que realmente eu não acredito.

SP INDY 300: DICAS DA REVISTA RACING

A Revista Racing deste mês (nº 290), editada por Rafael Munhoz, contém um especial completíssimo sobre a corrida da F-Indy em São Paulo. Na parte das dicas para os torcedores e espectadores, ele pediu ajuda para algumas pessoas, inclusive a mim.

O resultado foi este daqui, na página 44:
(clique para ampliar)

SP INDY 300: O PREÇO DOS ALIMENTOS

Para você que vai ao Sambódromo acompanhar a SP Indy 300 e comerá por lá, aqui está o cardápio e os preços, conforme foto publicada pela jornalista Vanessa Ruiz, do site Tazio:

clique para ampliar

SP INDY 300: DICAS PARA OS TORCEDORES

Transporte: Uma boa alternativa é ir de ônibus para o Anhembi, como fiquei no setor Vitória no ano passado, o desembarque foi na porta. Falando com outros colegas que assistiram a corrida em outros setores, muitos tiveram que andar muito até o portão certo, dependendo do local onde ele preferiu tomar o ônibus. Porém, quem foi de carro pegou muito engarrafamento e pagou caro para deixar o carro em lugares nem sempre tão confiáveis.

O que levar (roupa):
- Camisetas leves, de preferência clara e tecidos leves.
- Uma blusa de agasalho, moletom, jaqueta ou blusão.
- Calça jeans é interessante, ou então aquela calça de agasalho de esporte também é bem confortável. Bermuda é aconselhável para os calorentos. Para a mulherada, pode ser calça de ginástica.
- Calçados: TENIS mais confortável, e mais bem ventilado possível.
- Na cabeça: Boné ou chapéu. Vale também uma adaptação: Prender a camiseta na cabeça e colocar o boné para proteger a nuca.
- Óculos de sol
- Protetor Solar e Capa de Chuva.

O que levar (mochila):
- Máquina fotográfica e pilhas.
- Protetor solar
- Radinho de pilha ou celular com rádio am/fm
- Capa de Chuva
- Chinelo e par de meia (em caso de chuva)
- Pacote de bisnaguinha recheada (de preferencia sem ingredientes que azedem o lanche ou estraguem)
- Bolacha
- Sucos de caixinha ou toddynho
- Copo de Água
- Frutas (Maçã, bananã, pera)


Comida (no sambódromo): Tem boas opções de comidas e diversas opções que variavam, em 2010, de R$ 6,00 a R$ 15,00. Tem opções de bebida geladas e em diversos quiosques, o que evita as filas.

Banheiros: De alvenaria, muito melhores do que os químicos da F-1 e com papel higiênico.

O QUE VOCÊ ESTAVA FAZENDO EM 29/04/1994?

Neste dia, aconteceu isso:


Qual foi a sua reação? E o que você estava fazendo?

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Helio Castroneves (Brasil) - Team Penske #3
FALTAM 03 DIAS PARA A LARGADA

quarta-feira, 27 de abril de 2011

REPLAY: SP INDY 300 2010

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Vitor Meira (Brasil) - A.J. Foyt Enterprises #14
FALTAM 04 DIAS PARA A LARGADA

SP INDY 300: DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Início de ano, Formula 1 começando e junto com ela aqui em São Paulo, a Fórmula Indy. Prá quem sempre reclama neste primeiro ano já é o quinto evento em movimentação monetária de São Paulo, perde para a F1, a primeira, a Parada Gay em segundo.

Para quem vem a São Paulo pela primeira vez, ou vem só a Interlagos, a Fórmula Indy irá oferecer muito mais comodidades em relação à Alimentação. Aqui temos uma vantagem em relação a Interlagos, como existem pelo menos 3 shoppings ao redor, Centre Norte, Lar Center e shopping D, existe também a estação Rodoviária que oferece um leque razoável de opções de alimentação rápida.

O Clube Espéria oferece também opção de almoço e fica perto do pavilhão de exposições do Anhembí, assim como a churrascaria Anhembí, na rua Olavo Fontoura, praticamente dentro da pista.

Em frente a pista no campo de Marte existem alguns bares e restaurantes que podem ser utilizados pelos torcedores.

Quem tiver um pouco mais de tempo pode se deslocar até a avenida Braz Leme e desfrutar de diversas lanchonetes, casas de esfiha, cachorro quente, restaurantes e até, para quem tiver mais um pouco mais de tempo e dinheiro podem aproveitar as casas de show e restaurantes. Existem também um supermercado Carrefour que oferece praça de alimentação.

A escolha vai depender muito do local do portão de acesso, quem estiver entrando pelos portões junto a praça Campo de Bagatelle, fica mais fácil o deslocamento até as proximidades da rodoviária, quem estiver mais perto do outro portão fica mais fácil a av. Braz Leme.

Vemos que a semelhança com Interlagos só fica com a proximidade em ambos de um supermercado Carrefour...

Pessoal, não se esqueçam de levar água, protetor solar, bonés e capa de chuva.

Esperamos que tenhamos um bom entretenimento e com vitória de um brasileiro a tarde no Anhembi.

Um abraço,

Dr. Roque

terça-feira, 26 de abril de 2011

SP INDY 300: DICAS DE COMO FICARÁ O TRÂNSITO

Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi para a realização da São Paulo Indy 300 nos próximos dias 30/04 e 01/05, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), do Departamento de Transportes Públicos (DTP), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans), implantará uma operação especial de tráfego e transporte durante o final de semana do evento, que fecha a temporada 2011 de circuitos mistos da Fórmula Indy.

Foram colocados à venda 36,5 mil ingressos para a prova disputada em traçado urbano. Por isso, os órgãos responsáveis pela fluidez do tráfego na cidade de São Paulo recomendam expressamente que o torcedor deixe o carro em casa e vá para a corrida fazendo uso do transporte público - metrô, trem ou ônibus - ou táxi, para evitar transtornos e excesso de veículos nas imediações do Anhembi, na Zona Norte, bem como para a melhor fluidez do trânsito.

Para o atendimento ao público, a Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans, disponibilizará quatro linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados em locais como o Aeroporto de Congonhas, Expo Center Norte e terminais do Metrô Tietê e Barra Funda. As linhas seguirão direto ao local onde será realizada a corrida, sem paradas no percurso. Sessenta ônibus novos e acessíveis atenderão a estas linhas, partindo em intervalos entre cinco e dez minutos (confira neste texto os horários e locais das linhas).

A prova será realizada no circuito de rua na região do Parque Anhembi e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê no sentido Castello Branco - e que serão usadas como parte do traçado que abrigará a corrida -, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, além de reforço no monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego das cercanias para garantir um acesso tranqüilo dos torcedores às arquibancadas e para o próprio trânsito da região.

No controle da região do Anhembi, serão mais de 700 funcionários envolvidos - entre técnicos da Central de Operações e operadores de tráfego - além de 80 viaturas e do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com 2.400 cavaletes, 200 cones e 100 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Parque serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.


BLOQUEIOS OPERACIONAIS

Como o circuito que abrigará a etapa de abertura do campeonato da Fórmula Indy será exclusivamente de rua - em um total de 4.180 metros (e 11 curvas) -, a CET realizará o bloqueio ao tráfego das 22 horas da sexta-feira anterior à corrida, no dia 12 de março, até às 5 horas da manhã da segunda-feira posterior à prova, no dia 15, para facilitar o trabalho de desmontagem das estruturas.

Os bloqueios serão aplicados às seguintes vias:

- Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde;
- Marginal Tietê, transposição da pista local para a pista expressa;
- Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Alfonso Reinaldo Gallucci. Neste trecho será permitido somente o acesso de pedestres e de veículos de prestadores de serviço de transporte ao avento;
- Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos;
- Rua Brazelisa Alves de Carvalho;
- Rua Professor Luciano Prata;
- Rua Anita Malfatti;
- Rua Doutor Melo Nogueira;
- Rua Marambaia;
- Rua Hermenegildo C. de Almeida;
- Rua Alfonso Reinaldo Gallucci;
- Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont;
- Rua Massinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho;
- Avenida Olavo Fontoura x Praça Campo de Bagatelle;
- Avenida Olavo Fontoura x Rua Brazelisa Alves de Carvalho;
- Avenida Braz Leme x Rua Doutor Melo Nogueira;
- Rua Hermenegildo C. de Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e Avenida Brás Leme.

CAMINHOS ALTERNATIVOS

- Pista local da Marginal Tietê: a opção de desvio será pela pista expressa da Marginal Tietê;
- Avenida Olavo Fontoura: a opção de desvio será pela Avenida Braz Leme e/ou pela pista expressa da Marginal do Tietê.

TRANSPORTE PÚBLICO

LINHAS ESPECIAIS:

Abaixo, confira os horários de funcionamento e os pontos de embarque:

Miniterminais (Operação Entrada):
Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê:
SÁBADO, das 6h às 15 horas;
DOMINGO, das 6h às 13 horas;
Expresso Aeroporto (Congonhas):
SÁBADO, das 7h às 15 horas;
DOMINGO, das 6h às 12h30.

Miniterminais (Operação Saída):
Entorno do Circuito, nos miniterminais da Rua Olavo Fontoura, com destino aos bolsões Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê e Expresso Aeroporto:
SÁBADO, das 10h às 19 horas;
DOMINGO, das 10h às 19h30.

LINHAS REGULARES:

As linhas regulares de ônibus que circulam pela Avenida Olavo Fontoura e região do circuito terão o itinerário alterado tanto no sábado (30/04) como no domingo (01/05). Os novos trajetos já podem ser consultados no site da SPTrans - www.sptrans.com.br.

BOLSÕES PARA TRANSPORTE PÚBLICO

ÔNIBUS FRETADOS
Será ativada área de estacionamento pago para ônibus fretados da FUPE - Federação Universitária Paulista de Esportes - na Avenida Otto Baumgart e na Avenida do Estado, entre a Marginal Tietê e a Avenida Santos Dumont.

BOLSÕES PARA TÁXI

Chegada ao evento: O desembarque deverá ser realizado preferencialmente na Avenida Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento. Serão criados dois bolsões para estacionamento de táxis, o primeiro na Praça Campo de Bagatelle x Avenida Olavo Fontoura, e o segundo na Rua Anita Malfati x Avenida Olavo Fontoura.

Saída do evento: Para a Operação Saída, serão credenciados 2 mil táxis que serão distribuídos em dois pontos. Um na Rua Anita Malfatti x Avenida Olavo Fontoura, e outro na Praça Campo de Bagatelle, junto à Avenida Olavo Fontoura, com coordenação do Departamento de Transporte Público - DTP.

METRÔ E TREM

As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo a integração entre os terminais e o local da corrida.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E MOBILIDADE REDUZIDA

Deverão estacionar seus veículos nos miniterminais, onde a SPTrans disponibilizará serviço especial de transporte do serviço Atende até o Circuito, nos seguintes locais e horários:

Sábado - a partir das 6 horas:
Miniterminal Expo Center Norte
Miniterminal Terminal Barra Funda
Miniterminal Terminal Tietê
Sábado - a partir das 7 horas:
Miniterminal Aeroporto de Congonhas

Domingo - a partir das 6 horas:
Miniterminal Expo Center Norte
Miniterminal Terminal Barra Funda
Miniterminal Terminal Tietê
Domingo - a partir das 7 horas:
Miniterminal Aeroporto de Congonhas

RECOMENDAÇÕES AO PÚBLICO

- Se possível, deixar o carro em casa e usar, preferencialmente, o transporte público (ônibus, metrô e trem), já que não haverá bolsões de estacionamento e as vias próximas ao local do evento estarão bloqueadas ou com estacionamento proibido;
- Procurar conhecer antes o melhor itinerário para o Parque Anhembi;
- Respeitar rigorosamente a sinalização e as regras de trânsito (a não obediência acarretará em multa);
- Não estacionar os veículos sobre as calçadas, canteiros centrais e guias rebaixadas;
- O tráfego de caminhões deve ser evitado entre os dias 28 de abril e 01 de maio nas proximidades do Sambódromo;
- Ao parar o veículo para pedir informação, evitar interromper o fluxo do trânsito.

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Raphael Matos (Brasil) - AFS Racing #17
FALTAM 05 DIAS PARA A LARGADA

SP INDY 300: CASCO DE VITOR MEIRA (INSPIRADO EM SENNA)


SP INDY 300: DICAS DE TRANSPORTES

Início de ano, Formula 1 começando e junto com ela aqui em São Paulo, a Fórmula Indy. Prá quem sempre reclama neste primeiro ano já é o quinto evento em movimentação monetária de São Paulo, perde para a F1, a primeira, a Parada Gay em segundo.

Para quem vem a São Paulo pela primeira vez, ou vai só a Interlagos, a Fórmula Indy irá oferecer muito mais comodidades em relação a transportes, senão vejamos: Se você vem de helicóptero já desce ao lado da pista no Campo de Marte. Mas pelo que me foi passado apenas o “presidente da GGOO” tem esta mordomia. Se vier de ônibus e descer na Estação Rodoviária do Tietê, são aproximadamente um quilometro e meio para a pista, a mesma coisa para quem vem de Metrô, é só descer na estação Tietê, que é junto a estação rodoviária. Se vier de trem é só descer ou na Barra Funda e pegar o metrô em direção a Sé, fazer baldeação em direção a Santana ou se descer na estação da Luz (esta é a nossa recomendação), pegar o metrô em direção a Santana. Como vemos, muito parecido com o que acontece para o deslocamento a Interlagos.

Se a sua opção for vir de carro, o local oferece diversos lugares para estacionamento grátis, o primeiro é o estacionamento dos Shoppings Lar Center e Center Norte, que além do estacionamento gratuito oferecem ônibus grátis até a estação do Tietê, outra opção é o Shopping D do outro lado da Marginal, junto ao campo da Portuguesa de Desportos, a desvantagem daí é ter que se locomover mais uns 500 metros até a rodoviária do Tietê. Mas o valor, GRATIS, compensa.

Outra opção são os estacionamentos localizados na rua Voluntários da Pátria, a entrada desta rua é pela avenida Marginal sentido Rodovia Ayrton Senna – Castelo Branco, fica a uma quadra da estação rodoviária, que oferecem estacionamento de 12 horas por R$ 9,99. São pelo menos quatro, um da Unisantana, outro dois ao lado da APCD. Daí é só andar os 1500 metros até o local da prova.

Abraços,

Dr. Roque

SP INDY 300: GGOO, PISAFUNDO E P7 NA BAND

Na SP Indy 300 de 2010, a união das torcidas gerou comentários, brincadeiras e muita diversão. Além disso, chamou a atenção das diversas mídias interessadas pelo evento, que foram até o setor Vitória saber um pouco mais dessa união de torcidas.

A Band foi uma delas, e entrou ao vivo na programação:

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SP INDY 300 - A PRIMEIRA CORRIDA BRASILEIRA...

Ocorreu em 1996, no oval construido no complexo de Jacarepaguá. A vitória coube a André Ribeiro, hoje manager de Bia Figueiredo, que corria pela então equipe Tasman.


Esta foi a única vez que um piloto brasileiro venceu um GP brasileiro da Indy. Será que veremos um novo brasileiro vencer domingo?

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Simona de Silvestro (Suiça) - HVM Racing #78
FALTAM 06 DIAS PARA A LARGADA

SP INDY 300 - UMA VOLTA NA PISTA

Aproveitando o feriado, lá fomos nós verificarmos a situação do asfalto e da pista para a SP Indy 300 que será realizada no próximo final de semana.

domingo, 24 de abril de 2011

STOCK EM RIBEIRÃO: BEM MELHOR

Desmotivado pela data marcada e pelos acontecimentos da última etapa em Interlagos, confesso que não estava disposto a pagar o preço cobrado pela segunda corrida da Stock Car em Ribeirão Preto. Mas eis que uma oportunidade surgiu e aí o vício sempre fala mais alto (ele grita mesmo). Então, lá fui eu representar a GGOO no evento.

Chegando nos arredores da pista no sábado à tarde, poucos minutos antes de começar o interminável treino classificatório, a voz do locutor oficial "Chicão" (chato é apelido) ecoava alto pelas arquibancadas praticamente vazias. O belo fim de tarde ficou ainda melhor com o ronco dos motores do carros passando muito perto do muro e com a pole de Luciano Burti, mais rápido que o piloto do carro nº0 por um milésimo de segundo, fato que já fez valer a viagem desse que vos escreve. Para encerrar o dia, os lindos carros (de verdade) da Mini Challenge largam para a primeira corrida do final de semana, se tocando e rodando bem na minha frente.

Domingo, quente, quente mesmo, um típico dia ribeirão-pretano. E a cidade vive horas de metrópole, com trânsito parado e muito mal organizado pela Polícia Militar local. O acesso à pista, que no ano passado foi feito através do anel viário da cidade, foi modificado e a única opção eram as estreitas ruas próximas à Unip, estava na cara que não iria funcionar.

Arquibancadas lotadas, show de manobras para distrair o público até que chega a hora da largada. O ronco dos 32 carros passando a poucos metros dos ouvidos compensa a visão limitada típica dos circuitos de rua, fato minimizado por dois telões que foram instalados dessa vez e pelo sinal da TV digital no celular. Posicionado na arquibancada da segunda curva do circuito foi bonito assistir ao show dos discos de freios trabalhando. incandescentes e sentir o cheiro das fortes freadas.

A pista, mais larga e com um trecho modificado proporcionou uma corrida, fato que praticamente não existiu no ano passado. Houve ação e disputas em vários momentos da prova, foi bem mais divertido. Átila Abreu ultrapassou o piloto do carro nº0 e depois assumiu a liderança na estratégia de pit stops, venceu novamente em Ribeirão Preto. Depois do pódio, a maioria do público vai embora, se atracando no trânsito e perdendo a segunda corrida da Mini Challenge que é mais quente que o sol que maltrata aos que lá permanecem, disputadíssima e com alguns acidentes sem maior gravidade além da financeira. E porque o vício sempre fala mais alto, continuei lá, até o final!


* Esse texto reflete apenas a opnião de seu autor e não necessariamente de todos os colaboradores deste Blog.

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Danica Patrick (Estados Unidos) - Andretti Autosport #7
FALTAM 07 DIAS PARA A LARGADA

sábado, 23 de abril de 2011

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Will Power (Austrália) - Team Penske #12
FALTAM 08 DIAS PARA A LARGADA

SP INDY 300: PROGRAMAÇÃO

30/04/2011 - Sábado

07h15 às 08h15 - Treino Livre GT Brasil
08h30 às 09h45 - Treino Livre SP Indy 300
10h05 às 10h35 - Treino Livre GT Brasil
12h00 às 13h00 - Treino Livre SP Indy 300
13h15 às 13h45 - Classificação Corrida 1 GT Brasil
15h00 às 16h15 - Classificação SP Indy 300
16h30 às 17h40 - Corrida 1 GT Brasil

01/05/2011 - Domingo

07h45 às 08h15 - Classificação Corrida 2 GT Brasil
08h30 às 09h00 - Warm up SP Indy 300
10h45 às 11h55 - Corrida 2 GT Brasil
13h00 às 15h35 - Corrida SP Indy 300

* Programação sujeita a alterações

sexta-feira, 22 de abril de 2011

COLUNA DO ROQUE: A MORTE DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO

Esta semana o automobilismo brasileiro presenciou mais uma morte nas pistas. Justamente naquela dita a mais segura do país, naquela que é a única reconhecida pelos seus padrões de segurança e qualidade, a única aprovada internacionalmente. Aquela mesma onde corre a F-1 e que nós, meros torcedores, chamamos de casa.

A zica que ronda Interlagos, lembra muito o que andou acontecendo tempos atrás com Ímola. De queridinha a ordinária e insegura. De desafiante a obsoleta. Diante de tantos acontecimentos trágicos é de se esperar que nossa pista também se transforme no bode expiatório de tudo de ruim sobre o que acontece no automobilismo brasileiro. Ela, que não se mexe, que não anda, que precisa de cuidados, em silêncio sofre.

As recentes tragédias ocorridas em Interlagos mostram uma outra faceta. A morte lenta e gradual do automobilismo nacional. O que antes eram os fórmulas, que falamos e reclamamos muitas vezes, o descaso toma conta também das ditas categorias de turismo que tanto orgulham os "organizadores" que dizem que levam milhares e milhares de pessoas às arquibancadas.


Carros mal projetados, pilotos mal preparados, dirigentes prepotentes e diretores de prova arrogantes. E uma entidade que realmente não faz o que se espera dela. Este é o retrato do automobilismo nacional. Um automobilismo onde os interesses pessoais se contrapõem aos interesses coletivos. Onde a vida começa a pagar o preço pela desorganização.

Assim como vemos as arquibancadas vazias e com poucos atrativos, muito menos condições higiênicas, vemos o mesmo ocorrer dentro das pistas. Até quando os pilotos pagarão com a própria vida as besteiras de uma confederação só preocupada em ganhar dinheiro "vendendo" carteirinha?

E lentamente vemos, a cada dia, a morte do automobilismo brasileiro.

SP INDY 300 - O CIRCUITO

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Scott Dixon (Nova Zelândia) - Chip Ganassi Racing #9
FALTAM 09 DIAS PARA A LARGADA

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SP INDY 300 - CONTAGEM REGRESSIVA

Dario Franchitti (Escócia) - Chip Ganassi Racing #10
FALTAM 10 DIAS PARA A LARGADA

quarta-feira, 20 de abril de 2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

REPLAY: F1 - GP DA CHINA 2011

[OFF] SERÁ QUE VAI DOER?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

GGOO BOLÃO F1 2011 - RESULTADOS DO GP CHINA

RESULTADO OFICIAL DA CORRIDA:
Pole Position - VETTEL
Posição no Grid Aleatória (18º) - WEBBER
Volta mais rápida na corrida - WEBBER
01º colocado na corrida - HAMILTON
02º colocado na corrida - VETTEL
03º colocado na corrida - WEBBER
04º colocado na corrida - BUTTON
05º colocado na corrida - ROSBERG
06º colocado na corrida - MASSA
07º colocado na corrida - ALONSO
08º colocado na corrida - SCHUMACHER
09º colocado na corrida - PETROV
10º colocado na corrida - KOBAYASHI

PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
58 pontos - TIO BRUNO
47 pontos - RUI LENHARI R10
43 pontos - ANDRÉ DE ITU
39 pontos - RUDSON
37 pontos - SANDRA TARALLO
36 pontos - EGIDIO SILVA
35 pontos - RAFAEL FREITAS
31 pontos - DUFF
30 pontos - IGOR DPN
28 pontos - JUNIOR GOMES
26 pontos - GILDO BORRACHO
25 pontos - ELMER
24 pontos - CÁSSIO EDUARDO / MATHEUS SILVA / RENNER
23 pontos - STIK / JOÃO FELICIANO
16 pontos - ANDRÉ ROQUE
14 pontos - CAROLINA / MILTON NEVES
12 pontos - GUILHERME BAL / S
08 pontos - A. ROQUE / MARCOS / DR. ROQUE / KAKINHU / CARLOS MONTEIRO / MARCELÃO / NETO ROX / RICARDO
06 pontos - NASSIB ABOUL
01 ponto - XANDÃO
Os demais participantes não pontuaram

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

*** PARTICIPE ***

TOSCO MODE ON

sexta-feira, 15 de abril de 2011

AO VIVO: FÓRMULA 1 - GP DA CHINA (TREINOS E CORRIDA)



*** PRÓXIMA TRANSMISSÃO AO VIVO ***
F1 GP DA TURQUIA - TREINOS LIVRES - 06/05/2011 (sexta-feira) 

COLUNA DO ROQUE: DE VOLTA À INTERLAGOS


No último final de semana voltei a Interlagos e em companhia de Dr. Roque, Igor e Rudson fomos assistir a corrida da GT Brasil. Estranhamente sem tanta fila de bilheteria mas com o estacionamento de carros extremamente lotado a ponto de estacionarmos o carro na entrada tradicional do setor G (para localização, a entrada de carros, quando ocorre, se dá pelo portão K, logo após o portão A).

A corrida pouco importou. Rever os amigos, invadir a pista como nos velhos tempos, ser convidado a se retirar e acima de tudo, perceber que Interlagos tem vida.

Uma vida que nos leva a grudar os olhos na pista, a sonhar com o ronco dos motores e que nos faz, também, imaginar o quanto a vida está presente. No mesmo palco em que vivenciamos cenas tristes na semana anterior, assim como em 2007, o canto dos pássaros rasgava o silêncio das homenagens e deixava ainda mais presente a vibração do local.

Passou a corrida, permanecem os amigos, ficam as lembranças e principalmente aqueles momentos de intensas disputas, de freadas. E também de uma chuva típica, daquelas que caem do nada e em seguida somem, fazendo sair "fumaça" do asfalto enquanto ela evaporava.

Foi bom voltar à Interlagos e perceber o quanto aquilo lá me faz bem, mesmo largado do jeito em que está.

* Fotos: Vânia Casari

FOTO DO DIA

quinta-feira, 14 de abril de 2011

VOLTA DE APRESENTAÇÃO - GP DA CHINA 2011

O Grande Prêmio da China teve sua primeira prova em 26 de Setembro de 2004, com o vitória do brasileiro Rubens Barrichello, e sua segunda prova em 16 de Outubro de 2005, com a vitória de Fernando Alonso. A última prova, disputada em 18 de Abril de 2010, teve a vitória de Jenson Button. Fato interessante é que desde a sua estréia em 2004 até agora em 2010 nenhum piloto venceu 2 vezes no Grande Prêmio da China. E a Ferrari não ganha desde 2006.

O Circuito Internacional de Shanghai fica em Shangai, República Popular da China, e é o autódromo mais caro da história, custando 240 milhões de doláres durante sua construção.

Os cinco últimos vencedores do GP chinês foram:

2010 - Jenson Button - McLaren-Mercedes
2009 - Sebastian Vettel - Red Bull-Mercedes
2008 - Lewis Hamilton - McLaren-Mercedes
2007 - Kimi Räikkönen - Ferrari
2006 - Michael Schumacher - Ferrari

Conhecendo a pista da China:


Horários:

14/04 - Quinta - 23h-0h30: 1° Treino Livre
15/04 - Sexta - 3h-4h30: 2° Treino Livre
16/04 - Sábado - 0h-1h: 3° Treino Livre
16/04 - Sábado - 3h-4h: Classificação
17/04 - Domingo - 4h: Largada, 56 voltas

(OFF) ABS NAS 18 RODAS

Obviamente não poderia estar falando de um carro.

Trata-se de um legítimo bruto alemão, o MB Actros, que possui sistema ABS tanto no cavalo mecânico quanto no semi reboque.
Reparem no vídeo, que há um sensor do parachoque frontal. Segundo meu amigo José Carlos da concessionária Mercedes Benz de São João da Boa Vista - SP, esse é um sensor de proximidade e funciona como freio anti-burro. Explico.

O sensor detecta um automóvel que segue a frente (vejam no vídeo que aparece na tela do painel essa identificação) e calcula, caso o veículo diminua a velocidade, o tempo hábil para frear. Caso o motorista esteja distraído ou não perceba a desaceleração do veículo a frente e não pise no freio, o sensor ordena que o ABS freie, mesmo sem a ação do motorista. Entendeu porque é anti-burro? Chique né?

Outro detalhe interessante neste modelo, é que não há aquela conhecida vareta para conferir o nível de óleo do motor. Isso só é feito eletrônicamente através de um aparelho plugado no módulo do caminhão. Alta tecnologia, entre muitas outras presentes nesse bruto.

Segundo ainda meu parceiro, há por volta de 200 desses já rodando por aqui, ao preço de R$ 400 mil (só o cavalo, lógico). Uma bagatela!

Mais detalhes da fera, você vê aqui: www.mercedes-benz.com.br

No teste, foi colocado uma tampa no sensor para que a frenagem dependesse exclusivamente do "piloto".
Analisando bem, proporcionalmente falando, o bicho freia tanto quanto um fórmula 1.
Duvida?
Veja o vídeo, que é fantástico, e tire suas conclusões.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

RETROVISOR

13 de ABRIL


1931- Nasce Dan Gurney, ex-piloto norte-americano de corridas.

Daniel Sexton Gurney, mais conhecido por Dan Gurney (Port Jefferson, 13 de abril de 1931) é um piloto estadunidense e atual construtor e diretor de equipes. Gurney correu vários tipos de modalidades no automobilismo: Indy Car, NASCAR, Can-Am, Trans-Am Series e mais destacadamente na Fórmula 1. Venceu as 24 horas de Le Mans.





1940 - Nasce Mike Beuttler, piloto anglo-egípcio de F-1.

Mike Beuttler (Cairo, 13 de abril de 1940) foi um piloto egípcio de Fórmula 1, o único de seu país a dirigir um carro da categoria.






1949 - Nasce Ricardo Zunino, ex-piloto argentino de F-1.

Ricardo Zunino (nascido a 13 de abril de 1949 em San Juan) é um ex-piloto de Fórmula 1 da Argentina que disputou a categoria entre 1979 e 1981. Zunino disputou 11 Grandes Prêmios pelas equipes Brabham e Tyrrell.






Bjus até a próxima
Carolina Loli



REPLAY: F-INDY - GP ALABAMA BARBER 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

GGOO BOLÃO F1 2011 - RESULTADOS DO GP MALÁSIA

RESULTADO OFICIAL DA CORRIDA:
Pole Position - VETTEL
Posição no Grid Aleatória (13º) - ALGUERSUARI
Volta mais rápida na corrida - WEBBER
01º colocado na corrida - VETTEL
02º colocado na corrida - BUTTON
03º colocado na corrida - HEIDFELD
04º colocado na corrida - WEBBER
05º colocado na corrida - MASSA
06º colocado na corrida - ALONSO
07º colocado na corrida - KOBAYASHI
08º colocado na corrida - HAMILTON
09º colocado na corrida - SCHUMACHER
10º colocado na corrida - DI RESTA

PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
56 pontos - CARLOS MONTEIRO
51 pontos - NETO ROX / CAROLINA
45 pontos - MATHEUS SILVA
44 pontos - MILTON NEVES
43 pontos - FABRICIO / RAFAEL FREITAS
41 pontos - GILDO BORRACHO
35 pontos - EGIDIO SILVA
33 pontos - CÁSSIO LEÃO / A. ROQUE / GUILHERME BAL / DR. ROQUE / RUDSON / IGOR DPN / RICARDO
28 pontos - ANDRÉ DE ITU
25 pontos - ANDRÉ ROQUE
18 pontos - TIO BRUNO / XANDÃO
13 pontos - RODRIGO PIOIO
12 pontos - NASSIB ABOUL
08 pontos - CÁSSIO EDUARDO / RENNER
Os demais participantes não pontuaram

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

*** PARTICIPE ***

RETROVISOR

12 de Abril



1917 – Nasce Robert Manzon

(Marselha, França, 12 abril de 1917) piloto francês.

Manzon participou de 29 Grandes Prêmios de F1 entre 1950 e 1956. Seus melhores resultados foram os terceiros lugares na Bélgica em 1952 e na França em 1954.


1942- Nasce Carlos Reutemann ex-piloto de F-1 e político argentino.

(Santa Fé, 12 de abril de 1942) foi ex-piloto de F-1 e político argentino. Conquistou o segundo lugar no mundial de pilotos de 1981. Após abandonar as pistas, entrou para a política, tendo sido eleito governador da Província de Santa Fé.

Em sua passagem pela Fórmula 1, teve atritos históricos com seu companheiro de equipe Alan Jones. Curiosidades: Carlos Reutemann tinha o apelido de El Lole, era assim que ele era chamado carinhosamente em seu país natal por seus fanáticos torcedores



1950 - Nasce Flavio Briatore.

(Verzuolo, 12 de Abril de 1950) ex-chefe da escuderia Renault na Fórmula 1, filho de professores.





1961- Nasce Corrado Fabi.

(Milão, 12 de abril de 1961) ex-piloto italiano de F1. Ele é irmão mais novo de Teo Fabi também ex-piloto de F1. Disputou a temporada de 1984 da CART





1981 Nelson Piquet vence o GP da Argentina










1987 Alain Prost vence o GP do Brasil












1998 Michael Schumacher vence o GP da Argentina









Bjus até a próxima
Carolina Loli



REPLAY: F1 - GP DA MALÁSIA 2011

MAIS UM RUSSO NO ESPAÇO

Hoje faz 50 anos que o cosmonauta soviético Yuri Gagarin subiu ao espaço pela primeira vez.
E parece que isso deixou inspirado seu compatriota Vitaly Petrov!


A visão on-board:
O vídeo do evento:

E as frases célebres de cada um.
Gagarin: "A terra é azul!"
Petrov: "A Terra é dura!"

A decolagem do discípulo até que foi bonita, só precisa aprimorar um pouquinho a aterrisagem!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

RETROVISOR


Olá pessoal, já faz algum tempo né?
Mas estou de volta com a minha coluna, mãos a obra!

11 de Abril




1926 - Pete Lovely, nasce ex-piloto norte-americano que participou de 11 Grandes Prêmios de F1 entre 1959 e 1971.









1993 – Ayrton Senna vence o GP da Europa











1999 – Mika Hakkinen vence o GP do Brasil







Bjus, até a próxima
Carolina Loli