quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Marko exclusivo: “É questão de tempo para Vettel se firmar entre os melhores da história”*

* Por Luis Fernando Ramos


O consultor e homem forte da equipe Red Bull é um dos maiores admiradores do talento de Sebastian Vettel. Helmut Marko trabalha com o alemão desde que este corria de kart, monitorando sua evolução ao longo do programa de jovens pilotos da marca. Hoje, o austríaco aprecia o sucesso de seu protegido. E revela, nessa conversa exclusiva às vésperas do tetracampeonato, que não entende eventuais vaias no pódio ou questionamentos sobre a qualidade do piloto.

“Como dizemos na Áustria, é preciso trabalhar duro para receber a inveja dos outros. Todos estes questionamentos estranhos sobre Sebastian estão sendo colocados de lado por sua performance. É só uma questão de tempo para que seus resultados o coloquem entre os maiores de todos os tempos”, aposta.

Para Marko, o segredo do domínio de Vettel em 2013 reside no fato dele ter tirado o máximo em cada corrida, enquanto os rivais sofreram mais variações de performance. “Com certeza, este é o Sebastian Vettel mais forte que já vimos. E o que torna tão dominante é que os adversários nunca conseguem desafiá-lo de maneira constante. Numa corrida é a Mercedes, em outra é a Ferrari e na terceira é a Lotus que estão tão rápido quanto a gente. Eles brigam entre eles e isto permite a Sebastian andar na frente e, sem erros, obter uma vantagem tão signicativa”.

Em relação ao futuro, o consultor da Red Bull discorda que a mudança nas regras para 2014 significam uma chance dos adversários interromperem o domínio da equipe anglo-austríaca. “É óbvio que eles precisam criar esta esperança em cima do novo regulamento. Mas nós vemos num contexto diferente: sempre que há uma mudança significativa nas regras técnicas, Adrian Newey cria um carro com uma excelente performance. A Renault também está trabalhando duro na parte do motor, as duas últimas corridas tiveram o pódio apenas com pilotos que correm de motores Renault. Temos também uma dupla de pilotos inteligentes. Não há motivos para não continuarmos na frente”, acredita Marko.

Nenhum comentário: