quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Pílulas do Dia Seguinte: Suzuka-13*
* Por Fábio Seixas
Foi a quinta vitória seguida de Vettel, terceira melhor sequência da história. Com mais duas, ele iguala os recordistas Ascari e Schumacher. Com mais três, estabelece a maior série de todos os tempos. Alguém duvida?
Ninguém está prestando atenção nisso, mas a Ferrari pode também conseguir uma marca interessante. A escuderia marca pontos há 63 corridas, desde o GP da Alemanha de 2010 (aquele!). Se pontuar na Índia, iguala o recorde histórico da McLaren, que pontuou 64 provas seguidas, entre Bahrain-10 e Mônaco-13;
A Red Bull jura que não tinha outra opção a não ser colocar Webber numa estratégia de três pits. Segundo Horner, o primeiro trecho da prova foi muito curto para o australiano, forçando-o a parar outras duas vezes. O motivo, o desgaste dos pneus causado por andar tão próximo de Grosjean. De fato, Webber foi o primeiro da turma da ponta a ir para os pits, na 11ª volta. Mas a explicação não me convenceu. Pelo contrário, só reforça a suspeita de premeditação. Sendo bem claro: acho que, de novo, a equipe puxou o tapete do veterano;
"Multifunction strategy A now, please". Massa não só desobedeceu como abriu o jogo após a corrida. "A ordem veio bem antes de ele me ultrapassar na pista", afirmou aos repórteres brasileiros em Suzuka. Fato: o brasileiro endureceu. Outro fato: não adiantou nada. Não só porque Alonso fez a ultrapassagem voltas depois. E não só porque Massa levou um drive through e fatalmente perderia a posição. Mas principalmente porque é espuma, uma bravura em cima do vazio. O espanhol já jogou a toalha do campeonato. Do contrário, forçaria a barra via rádio para a equipe ser mais incisiva na ordem;
E já que o assunto é ordem de equipe, um caso bizarro mostra o limite a que chegou o mimimi entre companheiros de equipe na F-1. Maldonado passou Bottas na última volta. Uma briga, vejam bem, pela 16ª posição. Repito: 16ª posição. Pois o finlandês foi chiar, dizer que a manobra foi perigosa, que só não bateram porque ele tirou o pé. Bottas, meu filho, na próxima fica em casa jogando videogame;
Com os oito pontos conquistados em Suzuka, Hulkenberg desbancou Di Resta e entrou para o top 10 da tabela do campeonato. O alemão pontuou nas últimas quatro corridas e é responsável por 39 dos 45 pontos da Sauber no campeonato. Nesta segunda-feira, a “Gazzetta dello Sport” diz que ele vai para a Lotus. Na BBC, Eddie Jordan afirma que ele voltará para a Force India. Enfim, se ele é a bola da vez do mercado, como escrevi aqui outro dia, é porque merece;
Escrevi no sábado sobre os bons passos que a McLaren vem dando para se reerger. A equipe de Woking sonha com Brawn, e no domingo o inglês deu uma importante entrevista à Sky Sports F1. Disse que só fica na Mercedes se a montadora garantir que ele manterá o controle da operação na F-1. Além disso, afirmou que precisa de “motivação” para continuar. Um aumento de salário, talvez. Negociação em aberto, portanto;
Hakkinen fez uma aparição na GT asiática, em Zhuhai, na China. Correu duas provas, em parceria com Matt Solomon, de apenas 17 anos, e venceu uma. O finlandês sempre foi um baita piloto, pena ter parado cedo com a F-1.
Outro que faz falta, Kubica está prestes a conquistar o título da segunda divisão do WRC. Sua ideia é subir para a categoria principal em 2014, mas desde que tenha um carro de ponta. Ele não fala mais em F-1, a F-1 não fala mais dele. Outra pena.
Foi a quinta vitória seguida de Vettel, terceira melhor sequência da história. Com mais duas, ele iguala os recordistas Ascari e Schumacher. Com mais três, estabelece a maior série de todos os tempos. Alguém duvida?
Ninguém está prestando atenção nisso, mas a Ferrari pode também conseguir uma marca interessante. A escuderia marca pontos há 63 corridas, desde o GP da Alemanha de 2010 (aquele!). Se pontuar na Índia, iguala o recorde histórico da McLaren, que pontuou 64 provas seguidas, entre Bahrain-10 e Mônaco-13;
A Red Bull jura que não tinha outra opção a não ser colocar Webber numa estratégia de três pits. Segundo Horner, o primeiro trecho da prova foi muito curto para o australiano, forçando-o a parar outras duas vezes. O motivo, o desgaste dos pneus causado por andar tão próximo de Grosjean. De fato, Webber foi o primeiro da turma da ponta a ir para os pits, na 11ª volta. Mas a explicação não me convenceu. Pelo contrário, só reforça a suspeita de premeditação. Sendo bem claro: acho que, de novo, a equipe puxou o tapete do veterano;
"Multifunction strategy A now, please". Massa não só desobedeceu como abriu o jogo após a corrida. "A ordem veio bem antes de ele me ultrapassar na pista", afirmou aos repórteres brasileiros em Suzuka. Fato: o brasileiro endureceu. Outro fato: não adiantou nada. Não só porque Alonso fez a ultrapassagem voltas depois. E não só porque Massa levou um drive through e fatalmente perderia a posição. Mas principalmente porque é espuma, uma bravura em cima do vazio. O espanhol já jogou a toalha do campeonato. Do contrário, forçaria a barra via rádio para a equipe ser mais incisiva na ordem;
E já que o assunto é ordem de equipe, um caso bizarro mostra o limite a que chegou o mimimi entre companheiros de equipe na F-1. Maldonado passou Bottas na última volta. Uma briga, vejam bem, pela 16ª posição. Repito: 16ª posição. Pois o finlandês foi chiar, dizer que a manobra foi perigosa, que só não bateram porque ele tirou o pé. Bottas, meu filho, na próxima fica em casa jogando videogame;
Com os oito pontos conquistados em Suzuka, Hulkenberg desbancou Di Resta e entrou para o top 10 da tabela do campeonato. O alemão pontuou nas últimas quatro corridas e é responsável por 39 dos 45 pontos da Sauber no campeonato. Nesta segunda-feira, a “Gazzetta dello Sport” diz que ele vai para a Lotus. Na BBC, Eddie Jordan afirma que ele voltará para a Force India. Enfim, se ele é a bola da vez do mercado, como escrevi aqui outro dia, é porque merece;
Escrevi no sábado sobre os bons passos que a McLaren vem dando para se reerger. A equipe de Woking sonha com Brawn, e no domingo o inglês deu uma importante entrevista à Sky Sports F1. Disse que só fica na Mercedes se a montadora garantir que ele manterá o controle da operação na F-1. Além disso, afirmou que precisa de “motivação” para continuar. Um aumento de salário, talvez. Negociação em aberto, portanto;
Hakkinen fez uma aparição na GT asiática, em Zhuhai, na China. Correu duas provas, em parceria com Matt Solomon, de apenas 17 anos, e venceu uma. O finlandês sempre foi um baita piloto, pena ter parado cedo com a F-1.
Outro que faz falta, Kubica está prestes a conquistar o título da segunda divisão do WRC. Sua ideia é subir para a categoria principal em 2014, mas desde que tenha um carro de ponta. Ele não fala mais em F-1, a F-1 não fala mais dele. Outra pena.
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