sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Indy 2014 no Anhembi e na TV*

* Por Renan do Couto

Como muita gente já deve saber, a Indy não terá etapa no Brasil em 2014. O calendário divulgado na semana passada confirmou o cancelamento da São Paulo Indy 300, uma perda importante para a categoria, que ficará restrita aos Estados Unidos e só sairá de lá para a rodada dupla de Toronto.

Mark Miles e cia. tentam encontrar uma alternativa para continuar por aqui, pois considera o mercado brasileiro muito importante — e é mesmo; a audiência das corridas na TV daqui chega a ser maior do que nos EUA.

A Bandeirantes, que era quem organizava a SP Indy 300, continua em silêncio sobre a ausência da prova no calendário. E não apenas publicamente.

A SPTuris, responsável pelo complexo do Anhembi, foi procurada por este repórter a respeito do cancelamento da SP Indy 300, e afirmou o seguinte: “Também estamos na espera pela resposta da Band.”

Igualmente procurado, o Grupo Bandeirantes não respondeu.

Existem também dúvidas acerca das transmissões da categoria no ano que vem. Teo José encerrou a exibição das 500 Milhas de Fontana já convidando para o GP de São Petersburgo, em 30 de março de 2014. E, até onde sei, a emissora tem contrato. Mas…

Carlo Gancia, que negocia os direitos no Brasil, disse que “a bandeirada final ainda não foi dada”.

“Há ainda algumas voltas a percorrer. A corrida continua e estamos trabalhando”, completou.

Se existe contrato e não existe certeza, é que tem um fundo de verdade nos rumores todos. E, contrato por contrato, a SP Indy 300 estava garantida até 2019.

Caso saia da Band, e aqui já é especulação, imaginação, e não informação, penso que a alternativa na TV aberta é a RedeTV. A Record e o SBT tem seus programas de auditório bem encaixados nas tardes de domingo. A RedeTV é que tem esse espaço na grade. Na TV fechada, a ESPN me parece ser um caminho mais natural, pela relação com a categoria nos EUA. Mas aí teria que haver uma mudança na ligação do canal brasileiro com o automobilismo.

Nenhum comentário: