segunda-feira, 16 de abril de 2012

VOLTA LANÇADA: GP DA CHINA, 2012

Bem amigos do Blog da GGOO, aqui estamos nós em mais uma madrugada para falarmos sobre corridas, sob um ponto de vista único e sensato sobre o GPs da China (F1) e de Long Beach (Indy). Hoje temos convidados de peso e outros nem tanto. Começando com os mais ilustres, seja bem vindo Igor DPN, Douglas Vianna e o Reginaldo Leme da Comunidade F1- Formula 1 do Orkut, Alvaro Wanderley. Também nos acompanha o nosso querido Daniel Stik. Boa noite a todos!

Igor:  Boa noite, Dan, Dou, Roque e Alvaro.
Daniel Stik: Boa noite a todos, ótima noite depois de um dia de corridas.
Alvaro Wanderley: Boa noite a todos da mesa!
Douglas Vianna: Boa noite e obrigado pelo convite, espero que seja um ótimo programa e que Dan Stik se comporte..
A. Roque: Meninos, comportem-se...
Igor: Todos nós esperamos, sem exaltações. Temos que aproveitar e desfrutar ao máximo da ilustre presença do Alvaro, vamos lá.
Alvaro: Obrigado, Igor, mas minha presença não é mais ilustre que cada um de vocês!

A. Roque: E em clima exaltado, falemos sobre o GP da China. Primeira vitória de Rosberg, da Mercedes e algumas surpresas. tem até gente dizendo que o Bruno Senna aposentou o Rubens Barrichello de vez da F-1. E aí, o que acharam da corrida?
Daniel: Uma corrida boa, com boas disputas e um grid raro, onde nas duas primeiras filas não vimos nem Ferrari, nem McLaren, nem Red Bull. E vale destacar que Massa continua sem pontuar na F1, tirando as nanicas, só ele não pontuou.
Igor: A classificação foi tão surpreendente, que a corrida me decepcionou um pouco. Rosberg correspondeu e mereceu a vitória. Estranho foi ver o Schumacher vivendo um #BarrichelloDay, trabalhando como escudeiro da "Penélope Charmosa" e depois dando azar no pit stop!
Douglas: Não vi a classificação, surpreendeu as Mercedes e Vettel fora do Q3 desde o GP BRASIL em 2009.
Alvaro: Bom, num circuito com a reta mais longa do calendário, não foi uma surpresa tão grande pra mim a Pole de Rosberg. Já a vitória sim, ainda mais com tanta vantagem. Não acredito ainda que a Mercedes tenha solucionado em definitivo o problema de desgaste dos pneus traseiros.

A. Roque: Todo mundo apostando na Mclaren e no alto desgaste de pneu das Mercedes e todos os erros aconteceram com a Mclaren do Button...
Douglas: A corrida foi estranha, demorou pra pegar um ritmo bacana, alguns tentando estrategias diferentes, Massa e Vettel por exemplo tentando vir do pelotao intermediário e conseguindo aos poucos, mas como todos viram quem surpreendeu de novo foi Bruno Senna com um grande rendimento e arriscando nas ultrapassagens Bruno fez uma ótima corrida e se destacou.
Alvaro: Acredito mais que o fato do pelotão do meio ter se compactado muito, o erro da Mclaren no último pit de Button e a briga muito acirrada nesse pelotão com carros que normalmente largam pouco mais atrás, como Sauber, facilitaram as coisas para Nico.
Igor:  A parte boa da corrida foram as últimas 15 voltas, quem não cochilou antes, foi premiado com ótimos pegas e vários carros andando muito próximos.
Alvaro: Sim, é verdade, Igor.
Douglas: Não acho que a Mclaren seria páreo para a Mercedes hoje, pois mesmo que Button não tivesse o problema no pit, Button voltaria 10 segundos atras de Nico Rosberg, então, tenho quase certeza que a Mercedes entrou na briga de igual pra igual.
Igor: Mesmo sem o problema no último pit, também acho que seria difícil a missão do Button. O desempenho do Rosberg no início da corrida, somado ao Schumacher "segurando" o pelotão foi o fato mais decisivo na corrida de hoje.

A. Roque: uma coisa que aconteceu nesta corrida é que os carros andaram muito próximos uns aos outros
Alvaro: A pista da China propicia isso. As curvas são largas e em esse, uma característica das pistas de Hermann Tilke construídas como autódromo que casam com a atual característica dos carros, que é o desgaste acentuado de pneus. O piloto da o bote numa curva, e imediatamente há a chance do  troco na curva seguinte, o que compacta os carros porque o ritmo diminui quando se disputa posição, e os pneus se desgastam mais.
Daniel: Três corridas, três pilotos diferentes venceram por 3 diferentes equipes. Acredito que ainda veremos muita coisa nesse campeonato, Monaco por exemplo, vai gerar surpresas.
Douglas: E só não conseguiu a dobradinha pelo problema com Schumacher que teve que se contentar com o sorrisinho amarelo no box ao ver Nico Rosberg vencer sua primeira vitoria na F-1, que por curiosidade, todos os companheiros do Schumacher quando venceram sua primeira corrida na F-1 Schumacher não estava na pista, Irvine 99, Rubinho 2000 e agora Rosberg, o unico que contrariou a estatística foi Felipe Massa em 2006 na Turquia.
Igor: Interessante essa estatística, eu desconhecia.
Alvaro: Verdade, Douglas. Bem observado!

A. Roque: E agora, diante disso, temos uma nova ordem de forças na F-1? Qual é?
Igor: Eu acho que ainda não, a pista de hoje tinha características bem particulares, favoráveis ao carro da Mercedes.
Alvaro: Por enquanto eu opino Mclaren pela velocidade e constância, Mercedes e Red Bull fechando o primeiro pelotão. Se o desempenho da Mercedes se repetir daqui pra frente em corrida, será melhor, mas não há uma dominância, o que é bom.
Daniel: Não teremos uma nova força na F1, pelo menos não esse ano. Eu não duvidaria se o Kimi ganhasse a próxima corrida, esse ano ta confuso.
Alvaro: A Lotus tem um bom carro no papel, mas Kimi ficou três anos fora e Grosjean, apesar de rápido, é irregular, o que atrapalha o conhecimento e o desenvolvimento pleno do E20.
Douglas: A única força aparente é o MOTOR MERCEDES, como Norbert Haugh fez questao de enfatizar no pódio, eu esperava mais da Mclaren, acho que mesmo sem os problemas Nico venceria, tava inspirado e depois do errinho antes do primeiro pit ele se concentrou e nao deu sopa pro azar, mas nao descarto reaçao de Red Bull e Vettel, que esta estranho, se Webber ta lá no pelotão da frente, pq Vettel não está? O bi campeão se recuperou bem durante a corrida mas no final ficou sem pneus, sera a maldição do bi campeonato seguido??? Já que Schumi passou por isso, Alonso passou e não consegue sair mais atras Mika Hakkinen parou no bi e agora Vettel??? Sera que ele quebra mais essa estatística que trago a tona do Instituto DATA DOU??? (risos).
Igor: A maldição é outra, Newey nunca fez uma equipe tri-campeã do mundo. Foi bi em 1992/93 e depois em 1996/97 pela Williams; 1998/99 pela Mclaren e agora 2010/11 pela Red Bull.

A. Roque: E vale a pena ter corrida no Bahrein?
Daniel: A próxima corrida é que vai gerar as maiores emoções do campeonato. Ela vai bombar, literalmente. Vale sim, vale muito dinheiro, e é isso que move a F1.
Igor: Estão brincando com coisa séria, o radicalismo do povo e a ganância da F1 podem fazer história nessa semana.
Alvaro: A questão é que o Bahrein tem muitos investimentos na Fórmula 1, inclusive em equipes há tempos, e Bernie não iria deixar isso acontecer duas vezes.
Daniel: Vai ter corrida, e vai ter algum maluco Irlandês na pista. Só uma coisa pode impedir isso. Os pilotos.
Igor: Corrigindo, só uma coisa PODERIA impedir isso. Os pilotos.
Daniel: Saberemos se eles tem coragem, para não dizer outra coisa.
Alvaro: Não vão impedir...
Igor: Não mesmo!

A. Roque: O problema é o Bahrein ou a perca de 2 GPs numa temporada? Dizem que Austin não ficará pronto a tempo...
Alvaro: Vale lembrar que há 27 anos o GP da África do Sul aconteceu em pleno conflito anti Appartheid. Então a coisa não é de hoje. A menos que algo aconteça de muito grave de Quinta feira em diante, com o circo já se montando. Aí, talvez. Fora isso, duvido. Pra mim, levando em conta o que contei sobre a África do Sul inclusive, foi uma boa surpresa a prova de 2011 ter sido cancelada.
Douglas: Não tenho opinião formada se haverá ou nao corrida, mas acho que terá, o Santos parou uma guerra, pq a F-1 não pararia??? O esporte esta aí pra salvar o mundo, o Irã e Estados Unidos na Copa de 98 foi um belo exemplo do que o esporte é capaz, acredito que terá uma trégua no fim de semana da F-1.
Igor: Acho que terá corrida, mas não terá trégua. O clima será o pior possível no próximo final de semana
Alvaro: Eu acho que, se for pra haver corrida, e os xeques Barenitas vão querer isso a todo custo, não vai haver é público.
Douglas: Todo mundo fala que a F-1 precisa de emoção, ta aí, segura o rojão literalmente rapaziada.
Daniel: Só que a F1 vem como símbolo do governo, e essa é uma guerra civil. Vai ter atentado, já acharam até uma bomba perto do circuito.
Alvaro: Só nos resta rezar, caros amigos...
Daniel: Já dizia Nelson Piquet. "O povo gosta é de ver o circo pegando fogo."
Douglas: Bomba caseira, nada de muito perigoso, o circuito estará coberto de policia especializada, vai ter corrida, mas num clima horrível, e o que voces acharam da declaração do diretor da Mclaren dizendo que eles já correm em Sao Paulo e não tem pq temer no Bahrein?
Igor: Essa é a visão que a F1 tem do Brasil ainda, lamentável.

A. Roque: Bom, falando em explodir... e a Indy. Muitas emoções?
Alvaro: A prova foi muito boa, mas teve um final bem "non sense".
Daniel: Indy! Fico até emocionado de falar. James, grande James. Abandona corridas na 1ª e última curvas.
Igor: O GP da Praia Grande hoje foi muito movimentado, assim como tinha sido a corrida em Barber.
Alvaro: Will Power parece ter retomado o domínio das coisas depois do começo hesitante em St Pete.
Daniel: Will Power já é vice-campeão.
Igor: Will Power sobra na categoria, com poucos ovais deve ser o campeão, finalmente.
Douglas: Parece que sera mais um campeonato de mistos x ovais, nos mistos Power é imbatível, nos ovais a Ganassi vem com tudo e Franchitti é o piloto a ser batido. corridinha marota, por mim a Indy nao correria em circuitos de rua, esta claro que esses carros não são projetados pra isso, parecem que correm com 4 marchas só.
Igor: Franchitti está irreconhecível esse ano, não se adaptou ao novo carro, e já está reclamando do motor Honda. Desde a primeira largada ele foi mal, sendo atacado por fora. Nas demais relargadas foi presa fácil em todas elas.
Alvaro: Que pilotaço é esse Simon Pagenaud, hein!
Igor: Sim, merecia a vitória hoje. Foi o piloto mais veloz na maior parte da prova. A estratégia na Indy está mais importante do que nunca, e as táticas de economia de combustível e equipamento tem tirado um pouco da emoção das corridas nesse ano, concordam?? Pilotos guiando no limite o tempo, como o Pagenaud fez hoje são cada vez mais raros e acho que é isso o que queremos ver.
Alvaro: Sim, e em parte porque motores turbo consomem mais e não há parâmetro, porque tudo é novo. Long Beach é uma pista famosa por exigir alto consumo de combustível, e isso há anos.

Alvaro: E Helinho também parece ter retomado o (des)controle. Que erro primário ele cometeu na última volta na ânsia de passar Rubens. Nossa! E ao se defender de uma tentativa de Ryan Briscoe também.
Douglas: O Helio é o único que pode ser campeão dos brasileiros, mas ainda não entendo o por que perseguem esse grande campeão das 500 milhas.
Daniel: Hélio errou no final, erro infantil, mas é a vida.
Alvaro: É a vida, até certo ponto...Porque depois do 2011 que ele teve, onde ali mesmo no ano passado ele fez uma cagada imensa, condescendência tem limite.
Douglas: Em respeito a vocês vou ficar calado na disputa da ultima curva... Dan Stik, o problema é que o fanatismo cegam vocês, infelizmente o Helio nao agrada vocês nem a Indy e o cara passa por isso todo ano é culpado de tudo que acontece, mas ninguém fala que o Rubinho refugou né? ENGRAÇADO...
Alvaro: A questão pra mim não é fanatismo. Hélio, pela experiência que tem naquele circuito teria condições de prever a situação. Gosto muito dele, mas acho que ele há tempos se sente desconfortável pela ascensão de Power em mistos, já que hoje e há algum tempo, o australiano é o piloto mais rápido da Penske e da Indy nesse tipo de pista.
Igor: O lance final na última curva envolvendo Helio e Barrichello foi um incidente comum de corrida, causado por um retardatário que quase parou o carro. Só isso.
A. Roque: Acho que o Rubens está se acertando nas estratégias e pegando o jeitão do carro. No warmup hoje ele já ficou em terceiro...
Douglas: Desculpe, o Rubens fez o movimento de tentar ultrapassar e refugou, freando mais do que o esperado, então não vejo motivos e vou defender minha tese ate o ultimo segundo desse programa, de que o Helio é perseguido e qualquer coisa que aconteça a culpa sempre será dele!
Alvaro: Sim, concordo com esse detalhe, mas é aquela coisa, né... Essas situações até certo ponto podem ser previstas, apesar de que merdas naquele hairpin são históricas.

Igor: Sobre os brasileiros nesse final de semana, qual o maior destaque? Bruno Senna, Nelsinho Piquet ou Tony Kanaan?
Daniel: Tony Kanaan e Rubens Barrichello. Que corrida!
Douglas: A única corrida nos EUA hoje que traz emoção é a NASCAR, se concordarem digo o que aconteceu com o Nelsinho Piquet hoje na Truck Series, mais alguem viu a corrida ao vivo?
Alvaro: Nelsinho pela pole inédita num cenário onde ele ainda tem muito o que aprender, mas está evoluindo muito.
Douglas: A POLE do Nelsinho não foi nada, perto da corrida que ele fez, liderou 80% da corrida e perdeu pq foi punido na saída do ultimo pit stop, engraçado né? Perdeu a corrida na torre de controle...
Daniel: Não vi a corrida do Nelsinho, mas deve ter sido uma sacanagem.
Igor: Hoje eu fico com Bruno Senna, guiou como gente grande no meio de um pelotão disputadíssimo. Na indy, Helio e Barrichello foram vítimas das estratégias, Tony foi destaque, pelo resultado final.

A. Roque: Bem amigos, assim, chegamos ao fim de mais um Volta Lançada. E gostaria de agradecer imensamente a presença de todos por aqui. Papo bom e com conhecimento de causa, nós vemos por aqui, no Blog da GGOO. Super obrigado ao Igor, Álvaro, Douglas e Stik. Até a próxima!
Igor: Até o próximo final de semana, em paz, vamos torcer por isso.
Daniel: Até pessoal. GO Rubens!
Alvaro:  Obrigado a todos pelo convite! Foi um prazer, e espero voltar outras vezes.
Douglas: Muito obrigado pelo convite e que tenha corrida no Bahrein, já adianto que estarei a disposição para um novo convite do programa.
Daniel: Ah vai voltar sim, pessoal aqui não aguenta isso não, hehe.

Igor: Na próxima semana conversaremos sobre a expectativa para a Indy em São Paulo.
A. Roque:  Lembrando que na Indy faremos "In Loco".
Alvaro: E eu estarei lá, oba!
Douglas: GGOO HELIOOO!

3 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Poutz, ficou duca esse VL!!
Show de bola mesmo.
Será que é pq não participei??

Anônimo disse...

... só o cara de cima leu tudo isso. Istóqui kakakakakkkkkkkkkkrs ? Tô fora ! Enrolação por enrolação fico com a NASCAR ! A legítima...


M.C.

Natália disse...

Muito boa, adorei!