segunda-feira, 23 de abril de 2012

RUBENS FOI MELHOR DO QUE SENNA, CONTRA MALDONADO*

* Por Lucas Berredo


Apesar de Bruno Senna ter marcado 77% dos pontos da Williams nos quatro primeiros GPs desta temporada, Rubens Barrichello, no ano passado, teve um rendimento melhor contra Pastor Maldonado do que o atual brasileiro na F1.

A vantagem de Barrichello pode ser explicada principalmente pelo fato de o veterano ter superado Maldonado nos quatro primeiros treinos classificatórios de 2011, enquanto Senna largou atrás do companheiro em 75% do mesmo número de amostragem no ano seguinte – a exceção foi no Bahrein.

É verdade que Bruno teve um aproveitamento melhor em corridas ao marcar 14 dos 18 pontos anotados pela Williams em 2012, enquanto nem Barrichello ou Maldonado chegaram no top 10 no início do ano passado. Mas, na comparação entre campanhas com dois carros de rendimento completamente distintos – o difícil FW33 e sua configuração traseira radical e o conservador e mais competitivo FW34 –, não se pode levar em conta apenas o compartilhamento de pontos.

Primeiramente, pelo ritmo de classificação: em 2011, os carros da Williams ficavam cerca de 2s5 atrás dos líderes na classificação, em 2012, a diferença diminuiu em um segundo. Depois, pela discrepância no ritmo da corrida, principalmente ao analisar a lista de voltas mais rápidas em cada pista. Na China, em 2011, o melhor giro marcado por um modelo da Williams ficou a 2s709 da Red Bull; um ano depois, na mesma pista, Maldonado andou a meio décimo do carro mais rápido do dia, a Sauber de Kamui Kobayashi. 

Portanto, vamos aos números. Nos quatro primeiros treinos de 2011, Barrichello só não superou Maldonado na Austrália. Na ocasião, quando ambos avançaram ao Q2, o brasileiro cometeu um erro e não marcou volta rápida na sessão, mas antes, na primeira parte do treino, havia sido mais rápido do que o companheiro. Neste trecho do campeonato, a diferença média de classificação entre o brasileiro e o venezuelano foi de 0s276, sendo que Barrichello chegou a colocar 0s491 em cima do rival em Xangai.

Senna, por outro lado, só superou Maldonado no último GP do Bahrein, quando o venezuelano teve um problema no Kers e precisou abolir sua volta rápida. Além disso, embora a diferença média de classificação entre ambos seja relativamente pequena – 0s113 –, Maldonado tem um importante trunfo sobre o brasileiro em classificações: foi o único a avançar ao Q1, em Melbourne, quando largou do 8º lugar.

Outro fator importante é que, em 2011, com um carro bem inferior, Barrichello chegou a emplacar um 11º lugar no grid em Istambul - a melhor posição de Senna no grid foi uma 12ª colocação.

Quanto ao posicionamento nas corridas, a vantagem para Barrichello é mais nítida. Nos quatro primeiros GPs, o brasileiro andou apenas seis voltas atrás do companheiro de equipe – em Sepang –, quando sofreu um toque de Adrian Sutil, à época da Force India, no pneu traseiro e abandonou a prova com pneu hidráulico. Em ritmo de prova, a diferença entre as melhores voltas marcadas por Barrichello e Maldonado foi de cerca de 97 milésimos, com vantagem para o venezuelano – cuja velocidade nunca foi um problema, ao contrário de sua irregularidade.

Na pista, o confronto entre Senna e Maldonado foi mais equilibrado. Na Austrália, o brasileiro andou atrás do venezuelano durante toda a prova, enquanto em Sepang, na prova seguinte, Senna mostrou um melhor ritmo em pista molhada do que o rival. A situação permaneceu na China, quando Bruno só ficou atrás de Maldonado durante a janela de pitstops, mas se inverteu novamente no Bahrein, em que o brasileiro caiu para o fundo do pelotão enquanto o venezuelano lutava pelo top 10.

De qualquer forma, o fato de Senna ter garantido 77% dos pontos marcados pela Williams na temporada confere a vantagem ao brasileiro, que chegou ao top 10 na única vez em que os dois pilotos puderam fechar a prova juntos.

Em comparação a 2011, no entanto, seja por causa da inexperiência de Pastor Maldonado, Barrichello, por conta da vantagem em treinos classificatórios (o único fator em que Senna foi batido em três das quatro corridas pelo venezuelano), levou a melhor sobre o compatriota em relação ao duelo com o companheiro de equipe.


Desempenho de Barrichello e Senna contra Maldonado nos 4 primeiros GPs 


Rubens Barrichello (4 GPs) 
Porcentagem de pontuação: 0% 
Melhor colocação: 13º x 18º 
Pódios: 0 a 0 
Posição média de largada: 14,5 x 16,0 
Posição média de chegada: 14 x 17,5 
Placar de classificação: 3 a 1 (*) 
Maior diferença em classificação:: -0s491, na China 
Diferença média de classificação:: -0s276 
Placar na corrida: 2 a 0 
Abandonos: 2 (transmissão/problema hidráulico) a 2 (transmissão/motor) 
(*) Na Austrália, Barrichello superou Maldonado na única vez em que ambos registraram voltas rápidas, isto é, na primeira parte do treino. No Q2, no entanto, o brasileiro cometeu um erro e terminou no grid atrás do venezuelano. 


Bruno Senna (4 GPs) 
Porcentagem de pontuação: 77,7% (14 de 18 pontos) 
Melhor colocação: 6º x 8º 
Pódios: 0 a 0 
Posição média de largada: 13,5 x 13,5 
Posição média de chegada: 6,5 x 8 
Placar de classificação: 1 a 3 
Maior diferença em classificação: +0s457 
Diferença média de classificação: +0s113 
Placar na corrida: 2 a 0 Abandonos: 2 (colisão com Massa/freios) a 3 (acidente/motor/pneu furado)

3 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

não dá para comparar, são carros com desempenhos totalmente diferentes!!!

Daniel Macarenco disse...

E esse carro, quem desenvolveu? O vento? Claro que foi o Rubens!

ANDRE DE ITU disse...

o Bruno Senna fez 14 pontos em 4 corridas ate agora... o barrichello fez 3 pontos em toda a temporada... E ESSA ANTA DE JORNALISTA ME VEM ESCREVER UMA BESTEIRA DESSE TAMANHO??????? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH acho que encontramos alguem que gosta mais do PE DE CHINELO do que o Stik!!!!!!