segunda-feira, 9 de abril de 2012

JACQUES VILLENEUVE PILOTARÁ FERRARI DE 1979 EM HOMENAGEM AO PAI

A Ferrari anunciou neste domingo, em seu site oficial, que está preparando um evento em homenagem aos 30 anos da morte de Gilles Villeneuve, que serão lembrados daqui a menos de um mês, informa o site TAZIO.

Em 8 de maio de 1982, durante o treino classificatório de sábado para o GP da Bélgica, em Zolder, o canadense sofreu um acidente fatal ao se tocar com a March de Jochen Mass. Por conta do efeito solo, o carro decolou após o toque e Villeneuve foi ejetado para o alambrado de proteção, não resistindo aos ferimentos.

O time italiano, que foi a casa de Villeneuve durante a maior parte de sua carreira na F1, irá realizar uma celebração em memória do piloto, colocando o filho de Gilles, Jacques, para conduzir o modelo 312 T4 no circuito de Fiorano. Com esse carro, Villeneuve teve sua melhor campanha na F1 em 1979, sendo vice-campeão, com três vitórias. O título ficou com o companheiro sul-africano Jody Scheckter.



"Decidimos comemorar essa data de uma forma especial, juntando nomes ligados à Ferrari e a Villeneuve em seu ambiente natural: a pista de corridas", afirmou a escuderia, em comunicado oficial.

"Será uma ocasião propícia para evocar a memória de um homem que sempre terá um lugar de honra na história da Ferrari", seguiu o texto.

Gilles Villeneuve nunca foi campeão mundial, mas ganhou fama por ser considerado um piloto de grande talento natural, veloz e que levava o arrojo ao extremo.

"Seu talento, sua velocidade, sua bravura que beirava a irresponsabilidade, tudo isso fará seu nome continuar popular entre os fãs, mesmo entre aqueles mais jovens, que só podem vê-lo correr em gravações, ou ler sobre ele nos relatos de jornalistas", acrescentou a Ferrari no comunicado.

Jacques, por sua vez, alcançou o título que faltou ao pai em 1997, ironicamente sendo um algoz da Ferrari. O canadense ganhou o campeonato em cima de Michael Schumacher, que corria pelo time de Maranello, em uma polêmica decisão em Jerez.

Para defender a liderança do campeonato, Schumacher jogou o carro para cima de Villeneuve quando o rival, então na Williams, forçou uma ultrapassagem. Mas foi o alemão quem se deu mal, abandonando a prova, enquanto o canadense seguiu na pista para terminar em terceiro e ficar com a taça de campeão.

Nenhum comentário: