quinta-feira, 11 de julho de 2013

Interlagos vai mudar. Para melhor?*

* Por Luis Fernando Ramos

Há pouco mais de duas semanas escrevi no blog sobre o andamento das reformas de Interlagos. Desde então, o assunto ganhou movimentação. A Prefeitura de São Paulo publicou um edital abrindo licitação para a reforma no circuito para adequá-lo às exigências da Fórmula 1. A obra orçada em mais de R$ 160 milhões vai construir a estrutura de boxes na Reta Oposta e inclui também outros itens como uma reforma no kartódromo de Interlagos.

A decisão indica que a corrida da F-1 ficará em São Paulo pelo menos até em 2020. O contrato atual se encerra no ano que vem e o prefeito Fernando Haddad afirmou diversas vezes que só faria a reforma se fechassem um novo acordo. Sei que Bernie Ecclestone esteve em São Paulo pelo menos três vezes dos últimos três meses. O edital sinaliza que FOM e Prefeitura encontraram um denominador comum para a realização do evento por mais alguns anos.

Mesmo com a concorrência e o início das obras, não acredito que as novas instalações sejam utilizadas já na prova do ano que vem. Para receber o sinal verde da FIA, o novo complexo de boxes precisaria estar pronto até o meio do ano. Faz mais sentido construir com calma, ver depois as eventuais mudanças em alguns itens que serão pedidos pelo diretor de segurança da federação Charlie Whiting e chegar com tudo acertado para a primeira prova do novo contrato, em 2015.

Os pilotos da Fórmula 1 aprovam a reforma. O muro que delimita a entrada dos boxes atuais, do qual os carros passam rente, é sempre alvo de críticas. “Fica um ‘bico’ ali e, se acontecer qualquer coisa com o carro, a batida vai ser muito forte”, disse Felipe Massa no último final de semana.

Só seria legal se a Prefeitura se pronunciasse sobre o que vai acontecer com as construções do complexo atual de boxes. Pela estrutura, poderia se criar facilmente uma escola técnica de mecânica, dando oportunidades para os jovens da região e ajudando a fomentar mão de obra para o combalido automobilismo nacional. Alô CBA, que tal se sentar com o prefeito e debater a ideia?

Para encerrar, reproduzo abaixo a resposta enviada pelo departamento de comunicação da SP Turis sobre o meu texto de 24 de junho. De maneira educada e construtiva, eles questionam alguns pontos do que escrevi, sobre o roubo de equipamentos nos boxes de Interlagos após a prova de F-1 e o crescimento do mato. Aprecio muito a iniciativa deles de se pronunciarem e iniciarem um diálogo neste espaço.

Na verdade, reproduzi apenas os relatos que ouço de pessoas envolvidas nas corridas que acontecem lá ao longo do ano. Em Nürburgring, o próprio Felipe Massa afirmou que “todo ano tem mudanças nos boxes porque, após a corrida de Fórmula 1, roubam privadas, roubam tantas coisas nos boxes”. Leiam abaixo e, se vocês frequentam os espaços de Interlagos ao longo do ano, por favor coloquem seus relatos nos comentários para termos uma ideia melhor do uso do espaço em outros períodos além da F-1.

+++++++++++++

Caro Ico

Gostaríamos de fazer algumas explanações no que concerne ao seu texto, “Como fica a questão de Interlagos?”, publicado em 24 de junho.

1. O Autódromo de Interlagos tem cerca de 90% de ocupação durante o ano com uma série de eventos, não só automobilísticos, pois ele até mesmo faz parte da programação dos desfiles oficiais do Carnaval de São Paulo. Tivemos e teremos uma ocupação maravilhosa neste ano, não somente quantitativamente, mas qualitativamente. Eventos internacionais como a Porsche Cup e a GT3, além das tradicionais e concorridas provas de Stockcar e da Fórmula Truck. Teremos no ano um total de 11 etapas estaduais da FASP. Trouxemos um evento novo e internacional para SP – o Ferrari Challenge – presente pela primeira vez no Brasil. Em setembro teremos a reedição da tradicional prova dos 500 km de São Paulo em sua 29ª.edição, organizada pelo Automóvel Clube Paulista. Vários eventos estão sendo realizados na motovelocidade, incluindo 6 etapas SuperBike e 3 etapas de Moto 1000 GP, além das etapas de Endurance. Ao longo do ano, várias montadoras fizeram eventos com seus clientes (Jaguar, Mercedes, Land-rover, Audi, VW e GM). O calendário de Interlagos também conta com aluguel para diversas escolas de pilotagem que recheiam os dias de semana, culminando com um percentual de utilização de pista próximo a 90% dos dias do ano. Tudo isso sem contar com o Kartódromo, hoje com ocupação alta, e as pistas auxiliares utilizadas para cursos de direção defensiva e atividades de test-drive.

2. A desmontagem da infraestrutura da F1 se deve ao fato de que os equipamentos são locados, apenas para essa corrida. Afinal, outras provas não exigem a mesma infraestrutura que a F1, ainda que também tenham áreas vips, por exemplo. E, ao contrário do que foi citado no texto, não houve depredação após a F1, nem roubo de cabos de cobre.

3. A atividade primordial do Autódromo são as corridas, que exigem espaço, principalmente por questões de segurança. Temos tido o cuidado, durante todo o ano, e em nossas avaliações para possíveis eventos futuros, de procurarmos disponibilizar espaços que não prejudiquem o calendário esportivo e o espaço técnico. Trabalhamos para ampliar o quadro de locação dos espaços do Autódromo e, a cada ano, temos obtido êxito nesse sentido.

4. No Autódromo há o Parque Interlagos, com área aberta à população. A pista perimetral do Parque, com 4.500m, é excelente para caminhada, e recebe centenas de pessoas diariamente. O Parque ainda tem uma quadra poliesportiva. Você cita no texto a existência de mato mal cuidado no Autódromo, e isso não é verdade. O Autódromo está muito bem cuidado, existe um trabalho contínuo de manutenção dos jardins na área interna e temos sido elogiados pelos freqüentadores.

5. A Prefeitura de São Paulo mantém o investimento na realização da F1 porque esse é sem, dúvida, um dos principais eventos da cidade, em movimentação financeira com o Turismo e em visibilidade internacional. Veja esse ranking com os principais eventos da cidade: http://imprensa.spturis.com.br/wp-content/uploads/2013/05/PLANILHA-EVENTOS_2013.pdf

Saiba mais sobre o Autódromo de Interlagos também no nosso release: http://imprensa.spturis.com.br/releases/autodromo-de-interlagos-tem-calendario-disputado-por-eventos-de-diversos-formatos

Ficamos à disposição caso precise de mais informações ou se quiser fazer uma visita ao Autódromo.

Atenciosamente,
Gerência de Comunicação – SPTuris

Nenhum comentário: