terça-feira, 29 de novembro de 2011

KIMI RAIKKONEN NA LOTUS EM 2012!



A novela sobre o retorno de Kimi Raikkonen à F1 chegou ao fim na manhã desta terça-feira (29). A Renault, que no ano que vem passará a atender por Lotus, anunciou a contratação do finlandês por duas temporadas. Campeão de 2007, o ex-piloto da Ferrari volta à categoria após dois anos afastado da principal divisão do esporte a motor, informa o site Grande Prêmio.

Com a volta de Raikkonen, a F1 vai reunir em 2012 inéditos seis campeões mundiais - além do finlandês, o hepta Michael Schumacher, os bicampeões Sebastian Vettel e Fernando Alonso e os detentores de um título Lewis Hamilton e Jenson Button.

“Estou muito animado em estar de volta à F1 após um intervalo de dois anos e sou grato a Renault por me oferecer esta oportunidade”, disse o finlandês. “O tempo que passei no WRC foi um período útil da minha carreira como piloto, mas não posso negar que a minha ânsia pela F1 recentemente tornou-se esmagadora”, contou.

Kimi afirmou que as ambições do time de Enstone foi um fator decisivo em sua decisão. “Foi uma escolha fácil voltar com a Renault já que fiquei impressionado com o alcance da ambição deles”, defendeu. “Agora estou ansioso por desempenhar um importante papel em empurrar a equipe para a frente do grid”, completou.

Gérard Lopez, presidente do Genii, acionista majoritário da equipe anglo-francesa, afirmou que a contratação do finlandês faz parte de um novo ciclo iniciado pelo time. Segundo o dirigente, a Renault fará uma série de anúncios que a tornará uma competidora ainda mais séria.

“Durante todo o ano, nós ficamos dizendo que nosso time iria começar um novo ciclo”, lembrou Lopez. “Nos bastidores, nós trabalhamos bastante para construir as fundações de uma estrutura bem sucedida e para garantir que logo nós seríamos capazes de competir no mais alto nível”, explicou.

“A decisão de Kimi de voltar à F1 conosco é o primeiro de uma série de anúncios que deve nos tornar um competidor ainda mais sérios no futuro”, avaliou. “É claro, estamos ansiosos em trabalhar com um campeão mundial. Em nome dos nossos funcionários, eu gostaria de dar as boas-vindas a Enstone a Kimi, alguém que sempre foi conhecido por sua abordagem humana com a F1”, concluiu.

A carreira de Raikkonen na F1 começou em 2001, quando estreou pela Sauber, aos 22 anos, depois de ter sido campeão da F-Renault Inglesa. Na temporada seguinte, o rápido finlandês já estava na McLaren, equipe que defendeu entre 2002 e 2006, antes da transferência para a Ferrari. Pela equipe italiana, Kimi conquistou se único título na F1, em 2007.

Os dois anos seguintes não foram lá muito bons para o nórdico. Com atuações apagadas, Kimi acabou preterido na escuderia e teve seu contrato encerrado um ano antes em 2009, quando os italianos decidiram chamar Fernando Alonso. No currículo, Kimi tem 18 vitórias, 62 pódios e 16 poles.

O retorno do finlandês à F1 começou a ser especulado no começo do mês passado, com fortes rumores de que Raikkonen assumiria a vaga de Rubens Barrichello na Williams. O time de Grove e o próprio piloto chegaram a confirmar que estavam conversando, mas a negociação esfriou.

Sem Robert Kubica, que ainda se recupera das lesões causadas pelo grave acidente que sofreu em fevereiro durante uma prova de rali na Itália, a Renault passou a procurar um piloto que fosse capaz de dar o resultado esperado pela equipe. O nome do finlandês passou a ganhar força à medida que as negociações com a equipe de Frank Williams esfriavam.

Com a confirmação da contratação do finlandês, agora se espera um posicionamento do time anglo-francês sobre Vitaly Petrov. O russo, que veste as cores da equipe desde que estreou na F1, tem contrato com a equipe para o ano que vem, mas sua atuação não empolgou.

O piloto encerrou a temporada na décima colocação com 37 pontos, apenas três a mais que Nick Heidfeld, chamado para substituir Kubica, e que foi dispensado pela equipe nas últimas oito provas do calendário.

Bruno Senna, que substituiu o germânico na fase final da temporada, também disputa uma vaga na equipe e conta com o apoio financeiro de algumas empresas brasileiras.

Além do brasileiro, Romain Grosjean, atual piloto reserva, também é um forte concorrente à vaga de Petrov.

Nenhum comentário: