terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESPECIAL GP BRASIL 2011: GP BRASIL, 2005

O Autódromo de Interlagos começou a ficar azul já na pole position conquistada por Fernando Alonso. Seis vitórias, cinco pole positions, seis segundos e um quarto lugar eram o retrospecto de Alonso até ele subir em terceiro no pódio do GP do Brasil, colocação que lhe deu o título mundial. Pode não ter sido uma avalanche à Michael Schumacher, mas ele foi o piloto mais regular do ano, que mudou a história da F-1, fechando a era vermelha da Ferrari e de Schummy.


Asturiano de Oviedo, 24 anos, Alonso tornou-se o mais jovem campeão da F-1 após competir em 66 grandes prêmios e marcar 8 pole positions, 7 vitórias e 225 pontos. Alonso garantiu o título a partir da 32ª volta, ao se firmar em terceiro. Não interessava se fosse Montoya ou Raikkonen o vencedor e pouco importava o jogo de equipe da McLaren. A chuva que ameaçava cair durante a prova só apareceu para refrescar a comemoração, na hora de a equipe receber seu campeão nos braços.

Alonso e a Renault conquistaram duas proezas inéditas: o espanhol, o título de pilotos, e a Renault, o primeiro campeonato mundial totalmente azul, com carro e motor franceses. Com oito vitórias em 2005 – sete de Alonso e uma de Giancarlo Fisichella –, o foguete azul derrotou a McLaren, conquistou o campeonato mundial de construtores e relegou a Ferrari a ilustre coadjuvante.



Resultado final
1 - Juan Pablo Montoya - McLaren-Mercedes
2 - Kimi Raikkonen - McLaren-Mercedes
3 - Fernando Alonso - Renault
4 - Michael Schumacher - Ferrari
5 - Giancarlo Fisichella - Renault
6 - Rubens Barrichello - Ferrari
7 - Jenson Button - BAR-Honda
8 - Ralf Schumacher - Toyota
Pole-position - Fernando Alonso-Renault






Nenhum comentário: