* Por Flávio Gomes
2 de novembro de 2008. Felipe Massa vence o GP do Brasil no final mais eletrizante de um Mundial de Fórmula 1 em todos os tempos. Ao receber a bandeirada, é campeão. Exatos 38s907 depois, é vice, quando Lewis Hamilton cruza a linha em quinto depois de ultrapassar Timo Glock na última curva, para somar os pontos que precisava para conquistar o título. Interlagos vai do delírio à perplexidade em questão de segundos. Felipe sobe no pódio com os olhos vermelhos, bate no peito orgulhoso do que fez, reconhece a conquista do rival e termina a temporada em alta. O Brasil, finalmente, encontrou um piloto.
Massa não voltou a ganhar um GP depois disso. Faz três anos.
13 de setembro de 2009. Rubens Barrichello vence o GP da Itália com autoridade em Monza, em mais uma dobradinha da surpreendente e quase inacreditável Brawn GP, equipe que sucedeu a Honda depois que os japoneses deixaram a F-1. Ross Brawn comprou o time, arrumou uns motores Mercedes, fez um carro extraordinário e Button venceu o campeonato. Caso único de um time que só existiu durante um ano e foi campeão. Foi a segunda vitória de Barrichello naquele Mundial. Ele chegou a ter alguma chance de título, apesar do mau início de temporada diante da avassaladora superioridade de Button. Terminou em terceiro e antes mesmo do fim da competição assinou com a Williams, sabendo que a Mercedes, que acabou comprando a Brawn, não o incluía em seus planos. Um brasileiro de novo na Williams, depois de Pace, Piquet e Senna.
Barrichello não voltou a ganhar um GP depois disso. Faz dois anos.
24 de outubro de 2010. Sebastian Vettel lidera o GP da Coreia do Sul quando a dez voltas do final uma rara quebra do motor Renault de seu Red Bull coloca a vitória no colo de Fernando Alonso. Hamilton sobe para o segundo lugar e Massa herda o terceiro, levando um troféu para casa na prova inaugural do país, disputada sob intensa chuva. Pouco mais de um ano após seu traumático acidente na Hungria, chegava ao final do campeonato com cinco taças, apesar de todas as dificuldades da volta, um saldo mais do que razoável.
Massa não voltou ao pódio depois disso. Faz um ano.
Rubens deve se despedir da F-1 em Interlagos, no final do mês, sem chance de fazer nada nas duas provas que encerram o campeonato. Massa pode se tornar o primeiro piloto da Ferrari a terminar uma temporada sem pódio desde 1981, quando Didier Pironi passou em branco — considerando apenas titulares por toda a temporada; em 1992, Larini e Capelli foram os parceiros de Alesi, também não foram ao pódio, mas não correram o ano todo; o mesmo aconteceu com outros que tiveram participações eventuais, como Fisichella e Badoer. A última temporada que não registrou nenhum brasileiro no pódio foi a de 1998, quando Barrichello corria pela Stewart e Pedro Paulo Diniz e Ricardo Rosset davam cabeçadas em equipes ainda menores.
Esse é o retrato atual do Brasil na principal categoria do automobilismo mundial. E não há perspectivas muito animadoras para o futuro próximo.
3 comentários:
rrsrsrs..alguem pensou.. foi a bola q levantei no post sobre o grosjean.. agora é q vamos ver quem gosta de automobilismo mesmo.. torcer pelo esporte s/ brasileiros competitivos.. o foda vai ser ver a globo sucatear a coisa como a band faz c/ a indy.. e o brasilzinho cada vez mais o pais do futemerda.. é foda..
a coisa tá feia... e sem perspectivas, seremos poucos nesse país, verdadeiros fãs do esporte!!!
Fãs sempre desrespeitados, colocados em segundo plano.
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