quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DUAS CORRIDAS, TRÊS DESAFIOS*

* Por Luis Fernando Ramos

A Fórmula 1 se reúne em Abu Dhabi neste final de semana em uma condição bem distinta da do ano passado. Dessa vez não há nenhum título em jogo e o ambiente no paddock será mais relaxado. Mas sempre haverá pressão na Fórmula 1 e, no circuito de Yas Marina, ela estará presente no semblante de três pilotos: Mark Webber, Lewis Hamilton e Felipe Massa.

O australiano da Red Bull busca pelo menos uma vitória num ano de domínio do carro que pilotou. Até agora, ficou longe disso, colecionando largadas desastrosas e uma inabilidade em fazer que seus pneus durem tanto quanto o dos outros pilotos de equipes de ponta - o segredo do sucesso nesta temporada. Vencer pelo menos uma é quase uma obrigação, mas Webber é inteligente ao afirmar que não quer nenhuma ajuda de Vettel para que isso aconteça. Uma vitória “de mão beijada” deixaria o status de segundo piloto tatuado em sua pele. Gerhard Berger que o diga.

A tarefa de Hamilton é um pouco mais simples: basta reencontrar até o final do ano o prazer em ser um piloto de Fórmula 1. Entre vitórias brilhantes como a de Nürburgring e deslizes verbais como o de Mônaco, seu ano até que se salva. Não fosse o estado de pura apatia que demonstra fora do cockpit, algo estranho para um piloto que sempre exalou a chama da competição.

Massa tenta pelo menos um 3º lugar para não ser o primeiro piloto da Ferrari a passar o ano inteiro fora do pódio desde Didier Pironi no longínquo ano de 1981. Num momento em que Red Bull e McLaren têm um carro melhor que o da Ferrari, o brasileiro precisa de uma performance excepcional para conseguir isso. Olhando sua performance até aqui, parece impossível. Olhando o que seu companheiro de equipe conseguiu em várias ocasiões neste ano, é perfeitamente factível.

Para estes três, ainda há muito em jogo até o encerramento da temporada.

Um comentário:

DJ Bruno Fonsa disse...

eu acho mais fácil o vettel encostar o carro e tomar umas cervejinha na beira da pista do que o massa chegar em 3o, o webber ganhar do button e o hamilton voltar a ser ele mesmo...

@bf2375