terça-feira, 9 de agosto de 2011

A NOVA INDY...

A Dallara colocou para andar pela primeira vez o novo chassi que passará a ser usado pela Indy a partir do ano que vem, informa o site TAZIO.

O campeão das 500 milhas de Indianápolis, Dan Wheldon, pilotou o novo modelo no circuito de Mid-Ohio, que sediou a 12ª atepa da temporada 2011 da categoria ontem. Wheldon conduziu o novo modelo com as configurações aerodinâmicas para circuitos mistos.

A organização da categoria não divulgou quanto o inglês percorreu pelo circuito, nem quais foram seus tempos de volta. Ainda assim, o projetista-chefe do carro, Tony Cotman, elogiou o modelo e descreveu suas diferenças com relação ao que a Indy vem utilizando desde 2003. "É um carro mais leve, com mais potência e menos arrasto [aerodinâmico]", detalhou. "Então, naturalmente, ele será mais veloz no momento certo e é no que os fãs devem prestar atenção", disse.

O carro foi testado já com uma versão do novo motor Honda V6 turbo, com capacidade para 2,2 litros, que entra no lugar dos atuais V8 aspirados de 3,5 litros na próxima temporada (em concorrência com Chevrolet e Lotus). A principal diferença entre os dois bólidos está na carenagem extra inserida em volta dos pneus traseiros. Além disso, a fabricante italiana promete que os custos para reparo e reposição de peças serão sensivelmente menores que os atuais.

"Precisamos estar certos que todas as partes do carro realizarão suas funções, então faremos testes aerodinâmicos e treinos de velocidade em linha reta", explicou o vice-presidente de tecnologia da Indy, Will Phillips.

Para isso, estão marcadas mais 11 datas diferentes de testes, em seis diferentes circuitos, sendo três mistos e três ovais. A próxima sessão está marcada para o fim do mês de setembro, no oval de 1,5 milha do Texas.


2 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Isso sim é design de carro de fórmula, assim como o anterior tb era!!

Igor * @fizomeu disse...

em termos de design o modelo 2012 dá uma surra nos indycar's utilizados atualmente... além disso esse carro foi projetado para "virar para a direita", os atuais foram concebidos para ovais e depois adaptados para os circuitos mistos!!!