sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COLUNA DO ROQUE: TORCEDORES E TORCIDA

Diante de todo assunto envolvendo o gosto do brasileiro por automobilismo, um assunto tão importante quanto foi deixado de lado: a presença de público nos autódromos do mundo. Como frequentador assíduo das pistas de corrida e presente nos últimos 17 GPs Brasil, pude acompanhar algumas mudanças ocorridas neste período no que tange ao público.

É notório que, principalmente durante o GP Brasil, as condições são precárias para o público que fica nos setores mais baratos. Pelo preço que se paga no ingresso, não há banheiros suficientes, a comida e de péssima qualidade, cara e geralmente existem poucas opções, além de todas elas virem frias. Não existe uma comodidade nem na hora de comprar os ingressos, que tem um pseudo número de assento.

Sob o ponto de vista do torcedor comum, isso é péssimo. Para os fanáticos, como o pessoal da GGOO, isso é motivo de encontros e diversões. Porém, não é só de fanáticos que os autódromos são frequentados, a maioria pouco entende efetivamente do assunto e são eles que ficam decepcionados.

Faltam atrações diversas que façam o público ficar e não correr para ficar na fila sem ao menos o treino terminar. Falta condições para aguentar as 7 horas entre a abertura dos portões e a largada.

Falta um maior contato entre público e competidores e não só um caminhão passando em alta velocidade. Falta um contato mais humano, menos focado só nos negócios. Isso parece, do jeito em que está, estádio de futebol, onde você vai torcer mas não tem a mínima condição de ficar confortável, sob nenhum aspecto extra-jogo.

O resultado disso é que, com ingressos caros, falta de atrações, péssimas condições, o povão não vai e sobra para as "organizadas"/ fanáticos preencherem os espaços, uma vez que a parte vazia é cada vez maior. A torcida apoia, incentiva, grita, inflama e desestabiliza pilotos, mas o povão dá a sensação de arena cheia, lotada, de calor humano.

E é essa falta de contato faz com que ídolos se tornem menos ídolos e tudo fica descartável, inclusive a F-1. Senão, só sobrará histórias de GPs e corridas maravilhosas assistidos com pessoas fantásticas, principalmente aqueles que fazem parte da GGOO.


5 comentários:

ANDRE DE ITU disse...

um fato que me chamou bastante a atenção,é que nesse mesmo periodo no ano passado ,no site oficial ja não tinha mais ingresso para o setro G... e esse ano ainda tem ingresso disponivel.sera que esse ano teremos casa vazia?

Igor * @fizomeu disse...

sempre discutimos esse assunto aqui no blog, os fanáticos são fundamentais nas arquibancadas mas tb é necessário um cuidado maior para que o público "normal" se interesse pelo automobilismo!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Não só há ingressos AINDA no site oficial, com tb AINDA tem meia-entrada, algo impensável nos anos anterioresnessa época.
Taí o termômetro.
Mas se o Bruno fizer um bom serviço nas outras corridas como os temporais do P2 agora há pouco, aí acaba rapidinho.

Fabricio Spada disse...

Isso é verdade Macos. Mas voltando aos "comuns", meus tios são exemplos de quem ñ ta mais afim de ir ao autódromo, a não ser que seja pra chegar tarde e ficar no mio da reta...

Daniel Macarenco disse...

Antigamente (antigamente!? To ficando velho) voce reservava o lugar do cara ao lado quando o mesmo ia no banheiro. Em 2010 quando o mesmo saia voce deitava para descansar.