* Por Fábio Seixas
Título no bolso, Vettel passeou neste domingo em Abu Dhabi.
Um passeio veloz, com direito a um novo recorde para a coleção.
Foi sua sétima vitória seguida, igualando Ascari (nas temporadas de 52 e 53) e Schumacher (em 2004). Em Austin, ele deve se isolar nesta estatística.
(Repito aqui a pergunta que mais fiz neste ano: alguém duvida?)
Um GP sem emoções lá na frente, embora agitado um pouco mais atrás.
Na largada, Webber, como sempre, esqueceu de largar.
Vettel agradeceu e pulou para a ponta. Começou ali seu passeio.
Rosberg assumiu a segunda posição, o australiano caiu para terceiro.
Saindo em último, por conta de uma irregularidade no assoalho verificada no sábado, Raikkonen acertou Pic e, com a suspensão destruída, abandonou. Foi embora do circuito ainda com a corrida rolando...
Completando o top 10 ao fim da primeira volta, Grosjean, Hamilton, Hulkenberg, Massa, Alonso, Pérez e Di Resta.
Na terceira volta, Button, com a asa dianteira danificada, foi para os boxes e aproveitou para colocar um novo jogo de pneus macios. Pelo rádio, Webber relatava problemas com o Kers.
Maldonado parou na sexta. Pérez e Chilton, na sétima. Hamilton e Ricciardo, na oitava. Webber e Grosjean, na nona. Hulkenberg, na décima. Todos colocaram médios.
Vettel? Já tinha, na décima volta, 11s2 sobre Rosberg, então o segundo colocado _que, reclamando muito dos pneus, parou logo depois.
O tetracampeão entrou na 14ª e retornou à pista na liderança.
Com bom ritmo, Massa sustentava a segunda colocação, seguido por Alonso.
O espanhol fez seu pit na 17ª volta. Massa só parou duas depois. As Ferrari davam pinta de que fariam apenas uma parada.
Com Vettel disparado lá na frente, Massa protagonizou a melhor ultrapassagem da prova, na 26ª volta. Enquanto Hamilton tentava superar Sutil, o brasileiro mergulhou e ganhou a posição do inglês. Na sequência, o ferrarista passou também o alemão e assumiu o quinto lugar.
Aplausos nos boxes.
Hulkenberg e Pérez abriram a segunda janela de pits na 28ª volta _a Sauber liberou o alemão de forma imprudente, ele quase acertou o mexicano no pit lane e acabou levando um drive through.
Vettel tinha então 28s9 (!!) sobre Webber, seguido por Rosberg, Grosjean, Massa, Hamilton e Alonso.
Hamilton foi para os boxes na 30ª volta e colocou um novo jogo de médios.
Continuando seu passeio, Vettel cravou a melhor volta da corrida na 31ª e aumentou para 30s3 sua folga para o piloto com o mesmo carro.
Webber e Rosberg entraram na 34ª. Vettel, três voltas depois.
E Alonso chegou em Massa. O espanhol tinha pneus duas voltas mais gastos, mas a vantagem de poder usar a asa traseira. Haveria briga na pista?
Não. Porque a Ferrari chamou o brasileiro para os boxes, na 38ª volta. Ficou com cara de mudança de estratégia.
Uma parada só não era mesmo uma boa ideia...
No pit, um contratempo no pneu dianteiro esquerdo tirou ainda alguns segundos do brasileiro. Ele voltou à pista atrás de Hamilton.
Vettel? Continuava o passeio e, na 39ª, cravou a melhor volta da prova de novo _por alguns instantes, Rosberg havia tomado essa condição, que ultraje!
Alonso foi para os boxes na 45ª. E saiu dos boxes feito um louco, para ganhar a posição de Massa.
Nessa, quase acertou o meio do carro de Vergne, que estava por ali. Acabou colocando as rodas na área de escape e se manteve à frente do companheiro.
A FIA ficou de investigar após a corrida. Já vi gente ser punida por manobras semelhantes...
Ah, sim: Alonso fez a melhor volta da prova na 48ª e Grosjean o superou na seguinte. Vettel tomou de volta na 51ª. Alonso deu o troco na 52ª e melhorou ainda mais na penúltima. Essa não deu pro alemãozinho.
Na linha de chegada, Vettel mandou 30s8 sobre Webber. Rosberg completou o pódio.
Grosjean ficou em quarto, seguido por Alonso, Di Resta e Hamilton. Massa cruzou em oitavo. Pérez e Sutil completaram o top 10.
Na comemoração, depois de dizer que ama a equipe, Vettel desafiou a FIA e deu zerinhos na área de escape. Virá uma nova multa, com certeza. Só espero que a chatice dos burocratas fique por aí.
Com o resultado, a Mercedes aumentou sua vantagem para a Ferrari na luta pelo segundo lugar no Mundial de Construtores: de quatro para 11 pontos.
E Alonso praticamente sacramentou o vice-campeonato, abrindo 34 pontos sobre Raikkonen.
Vettel já está alheio a tudo isso.
Ele só quer é passear...
Nenhum comentário:
Postar um comentário