sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Red Bull já é a equipe mais bem-sucedida da história da Fórmula 1*

* Por Luis Fernando Ramos


Milton Keynes é uma cidade industrial típica da Inglaterra central, um amontoado de avenidas e rotatórias que conectam uma série de grandes galpões. Um deles ficou lotado ontem para uma festa especial. Sebastian Vettel e a cúpula da Red Bull foram à fábrica da equipe para celebrar a conquista do tetracampeonato mundial com os funcionários.

Além de confirmar um período incrível de dominância, a temporada de 2014 cimentou a Red Bull como a equipe mais bem-sucedida na história da Fórmula 1. O time é ainda jovem, disputando sua primeira corrida em 2005. Mas, em menos de uma década, já possui a melhor média histórica de triunfos por corridas disputadas. Confira abaixo:

Red Bull: 27,6% de vitórias em 163 corridas disputadas
Ferrari: 25,5% em 867 corridas
McLaren: 24,6% em 740 corridas
Williams: 18,7% em 609 corridas
Mercedes: 14,9% em 87 corridas
Lotus: 14,9% em 489 corridas

Claro que a Red Bull não passou por altos e baixos como os outros times mais tradicionais da Fórmula 1, o que ajuda a explicar sua média excelente. Ferrari, McLaren, Williams, Mercedes e Lotus também viveram seus períodos de domínio. Só que o sucesso de uma era a derrocada das outras. A Red Bull ainda não viveu um período em que outro time fosse dominante. Foram quatro temporadas sem vencer, depois cinco com um punhado de triunfos.

Ainda assim, as perspectivas dessa média aumentar ainda mais são reais. Falando em Abu Dhabi, o chefe de equipe da Mercedes, Ross Brawn, deixou claro temer uma continuidade do sucesso da Red Bull em 2014, mesmo com as mudanças profundas que serão introduzidas no regulamento técnico. Segundo ele, alguns dos pontos fortes do atual modelo do time de Milton Keynes, o RB9, podem ser facilmente incorporados no modelo do ano que vem.

Se bobear, essa média de vitórias vai aumentar ainda mais.

+++

Alguns observam com correção que a Brawn (47% em 17 corridas) e a Vanwall (31% em 29 corridas) possuem médias melhores que a Red Bull. Mas são participações pontuais. A ideia é comparar equipes que competiram pelo menos em torno de uma década ou mais.

Nenhum comentário: