terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festa e passeio dominical*

* Por Luis Fernando Ramos


Faltavam três voltas para acabar o GP dos Estados Unidos quando Sebastian Vettel resolveu acelerar de verdade. Jogou o RB9 com vontade nas curvas, retardou freadas, abusou da borracha. Fechou o giro em 1min39s856, o único a andar abaixo de 1min40s no domingo em Austin.

Foi um tapa na cara dos adversários. Até então, Sebastian Vettel havia dominado a prova como quis. Largou na pole, abriu uma margem na frente para poder administrar e continuou seu passeio dominical. No final, a maneira soberana com que fez a melhor volta deu sinais de que tinha sobras. Venceu pela oitava vez consecutiva e só se acontecer uma zebra muito grande não ganhará também em Interlagos neste domingo, no encerramento da temporada.

O triunfo significou um novo recorde, o de vitórias seguidas numa mesma temporada, superando marca de Michael Schumacher em 2004. Perguntado sobre o significado disso, Vettel reforçou sua filosofia de que as marcas que ficarão para o futuro são conquistadas vivendo o presente.

- Acho que você nunca deve perder a paixão e a alegria, lembrando dos dias que você sonhava com isso acontecendo. Para todos nós, é importante aproveitar o momento e haverá tempo depois nas nossas vidas de entender o significado.

A vitória tranquila de Vettel deu o tom de uma corrida monótona, fruto de uma escolha conservadora nos compostos de pneus, com pouca diferença de performance entre eles. Com a borracha desgastando pouco, a maioria dos pilotos fez apenas uma parada nos boxes e as ultrapassagens foram raras, acontecendo quase apenas no meio do pelotão. Lá na frente, Vettel, Romain Grosjean e Mark Webber, os três que subiram ao pódio, fizeram uma prova à parte.

No GP do Brasil, que encerra a temporada nessa semana, Vettel pode igualar mais dois recordes: o de vitórias consecutivas totais (nove, de Alberto Ascari, conquistado ao longo de duas temporadas) e o de vitórias totais numa mesma temporada (treze, obtido por Michael Schumacher em 2004).

Nenhum comentário: