* Por Lívio Oricchio
Hulkenberg e Perez na Force India, Maldonado na Lotus e Sutil na Sauber, isso foi o que se negociou em Interlagos.
Os dias da Fórmula 1 em Interlagos foram pródigos quanto ao avanço nas negociações entre pilotos e equipes. No domingo à noite, por exemplo, os jornalistas alemães souberam através do empresário do alemão Nico Hulkenberg, Werner Heinz, que seu piloto acabara de assinar contrato com a Force India. Este ano disputou o campeonato pela Sauber. Monisha Kaltenborn, sócia e diretora do time suíço, não escondeu sua decepção com Hunkenberg e Heinz que saíram a público revelando o atraso no pagamento do salário.
Através de Heinz, também, a imprensa alemã foi informada que o companheiro de equipe de Hulkenberg, em 2014, será o mexicano Sergio Perez. Dispensado pela McLaren, Perez conseguiu o lugar na Force India graças à intervenção de Martin Whitmarsh, diretor do time inglês. A Force India tem um acordo de transferência tecnológica com a McLaren. A organização de Vijay Mallya deve importante soma em dinheiro a McLaren, estimada em 8 milhões de libras (R$ 32 milhões). O acordo estabelece que Mallya recebe Perez e não precisa mais pagar a dívida.
Outra informação que circulou no paddock de Interlagos à noite, sob chuva, foi que para a vaga de Hulkenberg a diretora da Sauber escolheu outro alemão, Adrian Sutil, que perdeu o lugar na Force India. E se Steban Gutierrez continuar sendo patrocinado pela Telmex, a empresa de comunicações de Carlos Slim, o jovem mexicano tem chances de renovar o contrato por mais uma temporada. Mas há outros candidatos com dinheiro também.
Isso porque o empresário de Pastor Maldonado, o francês Nicolas Todt, permaneceu no autódromo até tarde negociando com Eric Boullier, diretor da Lotus. Todt conversou com a Sauber também. Às 22 horas, a reportagem do Estado encontrou com Maldonado no paddock. “Vamos ver, mas acho que agora chegamos a um acordo final”, disse o venezuelano, sem mencionar a escuderia. Mas sabe-se que era a Lotus e não a Sauber.
Havia dúvidas se Maldonado realmente poderia ir para a organização de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, este ano, porque a situação financeira da Lotus é bastante difícil. Há débitos importantes, não negados por seus sócios, Gerhard Lopez e Eric Lux. E a venda de 35% do time para o grupo Quantun não deve mesmo dar certo.
A cara da F-1 em 2014
Confirmadas todas essas contratações, como parece ser provável, a Fórmula 1 em 2014 ficaria assim:
Red Bull, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo; Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg; Ferrari, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen; Lotus, Romain Grosjean e Pastor Maldonado; McLaren, Jenson Button e Jan Magnussen; Force India, Nico Hulkenberg e Sergio Perez; Toro Rosso, Jean Eric Vergne e Daniil Kvyat; Williams, Felipe Massa e Valtteri Bottas.
A Sauber, diante do negociado em Interlagos, deve ficar com Adrian Sutil. O outro piloto é desconhecido. Fazem parte da lista, além de Gutierrez, o brasiliense Felipe Nasr, quarto colocado na GP2, pela Carlin, com 154 pontos. O campeão foi o suíço Fabio Leimer, da Racing, com 201. O que é certo na Sauber é que o jovem russo Sergey Siroktin não será titular da equipe, mas piloto de testes.
Na Marussia, o francês Jules Bianchi, apoiado pela Ferrari, que cedeu a unidade motriz ao time britânico, já está certo. O inglês Max Chilton tenta renovar o contrato, mas há outros pilotos com chances, dentre eles Nasr. Na Caterham também o brasiliense está sendo considerado, ao lado de Charles Pic e Giedo van der Garde, titulares este ano. Existem outros pilotos interessados e com patrocinadores, a exemplo do sueco Marcus Ericsson, sexto na GP2, pela equipe DAMS, com 121 pontos.
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