terça-feira, 5 de março de 2013

Pré-temporada nebulosa*

* Por Luis Fernando Ramos



Se fosse um jogo de pôquer, teríamos todos os jogadores confusos na mesa. Qual a força real de quem está mostrando algumas cartas? Quem anda escondendo completamente seu jogo? Estas dúvidas serão levadas por pilotos e equipes da Fórmula 1 para a abertura da temporada, o Grande Prêmio da Austrália no próximo dia 17, em Melbourne.

O grande problema na pré-temporada foi o comportamento dos novos compostos de pneus para esta temporada. As frias temperaturas do inverno europeu impediram que a borracha atingisse a temperatura ideal de funcionamento. Com isso, os carros escorregaram muito, gerando um consumo excessivo de material.

“Nunca tivemos um inverno tão pouco conclusivo como este. Os pneus duram poucas voltas nestas condições. É impossível saber a real força de cada carro baseado no que vimos até agora. Temos de esperar até a Austrália”, opinou o tricampeão Sebastian Vettel depois do teste de ontem.

Foi um dia em que o alemão Nico Rosberg deu continuidade à boa impressão que o novo carro da Mercedes deixou na pré-temporada, registrando o melhor tempo do ano para o circuito de Barcelona. A volta em 1min20s130 foi feita numa série curta de voltas com os pneus macios. O mesmo cenário vale para o espanhol Fernando Alonso, o único a chegar perto da marca de Rosberg com uma volta em 1min20s494.

Mercedes (em voltas rápidas), Ferrari (como um todo) e Lotus (em ritmo de corrida) parecem estar bem preparadas para o início do ano. Mas, apesar de ainda não ter brilhado com voltas rápidas na pré-temporada, a Red Bull ainda é apontada nos bastidores como favorita a vitória em Melbourne. Os relatos de olhos especializados plantados na beira das pistas espanholas falam de um carro bem estável, "no chão", o que é uma boa notícia especialmente com pneus dando tão pouco aderência como os pilotos relataram.

Mas as incertezas que vimos sinalizam que há margem, pelo menos nas primeiras corridas, para surpresas acontecerem. Os treinos livres em Melbourne, primeira atividade dos carros deste ano em temperaturas mais elevadas, vai ser uma corrida para quem aprende mais rápido. Vale a pena ficar de olho neles.

Nenhum comentário: