quarta-feira, 20 de março de 2013

DTM e mestre Edgard Mello Fº (1995)*

* Por Rodrigo Mattar


Dica do Renato Paes via twitter, que não posso deixar passar em branco: eu felizmente sou da época em que o automobilismo tinha muito espaço na TV aberta nos anos 90. A saudosa Rede Manchete teve, entre 94/95, um programa chamado “A Grande Jogada”, uma espécie de Show do Esporte deles, onde o esporte a motor era um dos carros-chefe da atração.

E entre as categorias que passavam no extinto canal estava o DTM, na época chamado de Deutsche Tourenwagen Meisterschaft. As corridas – quase todas sensacionais – com Mercedes, Opel, Alfa Romeo e até algumas BMW E36 e uns Mustangs que frequentavam a rabeira – tinham narração de Edgard Mello Fº.

Narração, uma ova! Narração e aulas contínuas de automobilismo dadas por quem entendia do riscado (porque esteve lá: Edgard foi campeão brasileiro de Divisão 3 em 1974 derrotando com um Opala da equipe Itacolomy-Safra o lendário Maverick de 500 HP da Hollywood preparado por Oreste Berta, além de faturar o título da Divisão 1, também com Opala, em 77 ou 78, não estou certo do ano). E com tiradas que faziam o mais incauto dos telespectadores morrer de dar risada.

As transmissões do Edgard eram uma delícia de se ouvir e acompanhar porque, além do vasto conhecimento e do ótimo humor, iam direto ao ponto do que a gente queria saber. E o DTM era um senhor campeonato.

Para relembrar, escolhi a etapa de Avus/Berlim da temporada de 1995. Preparem-se para uma aula – e para rir um bocado com o mestre.

Edgard Mello Fº, a você, a minha mais sincera e profunda admiração!

Nenhum comentário: