quarta-feira, 6 de março de 2013

Meta: escrever meu nome na história*

* Por Lucas Di Grassi



Olá, pessoal. Minha carreira tomou outros rumos este ano e queria utilizar este espaço aqui no TotalRace para detalhar para vocês esse novo caminho que tomei.

O Mundial de Endurance, WEC, não tem a tradição que tem a Fórmula 1. Na Europa, as 24 Horas de Le Mans é igualmente conhecida em comparação com o GP de Mônaco, o GP de Monza. É uma prova que reúne 200 mil pessoas in loco. Aqui, no entanto, o povo brasileiro nunca teve uma afinidade com este tipo de prova.

Até tivemos competições assim, como as 1000 Milhas de Interlagos, que tinha 100 carros na pista, uma festa. Ou seja, o Brasil até conhece provas de longa duração, mas não conhece o Mundial de Endurance ainda, que é muito novo, com apenas um ano.

Agora, com o Emerson (Fittipaldi) trazendo esse Mundial para o Brasil ano passado, tendo dois brasileiros no grid esse ano, eu e o Bruno (Senna) fazendo essas provas, temos tudo para, aos poucos, com a ajuda da mídia, trazer outro enfoque de automobilismo para o público brasileiro, não só a Fórmula 1 ou Stock Car.

Existem categorias tão importantes quanto mundo a fora, e com brasileiros lutando por vitórias, que podem levar a bandeira do nosso país ao lugar mais alto. Acho importante ressaltar isso, especialmente neste momento do WEC.

Minha principal motivação nem é ficar conhecido, mas sim escrever o nome na história. Não importa em que profissão, mas todos querem ter notoriedade, querem poder descobrir alguma coisa, ser o melhor no que fazem. E ser o primeiro brasileiro nos últimos anos com chances reais de poder vencer as 24 Horas de Le Mans, e quem sabe, em um futuro, poder ser campeão mundial, me motivam muito para eu trabalhar muito pesado para tentar escrever meu nome na história.