O dia 13 de março é uma data histórica para quem gosta de Fórmula 1 no Brasil. Há 30 anos era executado pela primeira vez em uma transmissão da TV Globo o “Tema da Vitória”, composição do maestro Eduardo Souto Neto. A ironia é que a música, em um primeiro momento, serviria apenas para encerrar o GP do Brasil, não importasse o vencedor. Só em 1986 passaria a ser a trilha sonora das vitórias brasileiras na Fórmula 1.
Com a ajuda do compadre Fred Sabino, produtor do Linha de Chegada do SporTV, compilei alguns números interessantes sobre o “Tema da Vitória”. Vamos a eles:
- Criado para ser executado no fim dos GPs do Brasil;
- Primeira vez: GP do Brasil de 1983, vitória de Nelson Piquet;
- Passou a ser executado em vitórias brasileiras em 1986 (menos na vitória de Ayrton Senna no GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, do mesmo ano);
- Executado em 71 das 101 vitórias brasileiras na F-1;
- Tocado em 38 vitórias de Ayrton Senna (menos nos GPs de Portugal e Bélgica de 1985 e da Espanha de 1986);
- Em 11 vitórias de Nelson Piquet;
- Em 11 vitórias de Rubens Barrichello;
- E em 11 vitórias de Felipe Massa.
O momento mais inusitado do “Tema da Vitória”? O GP do Brasil de 1984, quando foi executado na vitória do Professor Alain Prost, que corria na McLaren. Assistam abaixo!
De diversos pontos do país, unidos pelo destino através do Orkut (in memoriam), organizaram-se via MSN (in memoriam), para, uniformizados na fila e nas arquibancadas de Interlagos, compartilharem a loucura, a amizade e a paixão pela Fórmula 1 no Setor G do GP Brasil.
Além da Fórmula 1, a GGOO já assistiu às seguintes categorias: F-Indy, FIA WTCC, FIA GT1, Rally IRC, F-3 Sul-Americana, F-BMW, Top Race Argentina, F-Truck, Stock Car, GT Brasil, Porsche Cup, Trofeo Maserati, Racing Festival, Pick-Up Racing, Top Series, Copa Clio e Classic Cup.
Nenhum comentário:
Postar um comentário