terça-feira, 12 de março de 2013

Dez assuntos para Melbourne*

* Por Luis Fernando Ramos



Faltam poucos dias para a abertura da temporada e existem uma série de assuntos que valem a pena prestar atenção. Compilei abaixo os dez temas que julgo ser mais interessantes para este GP da Austrália. Confira e comente!

1) Felipe Massa
O brasileiro se mostra relaxado e animado para o início da temporada, especialmente depois de ter andado bem nas últimas corridas do ano passado. Mas terá tempo limitado para mostrar serviço para seu futuro, já que até julho a Ferrari (e as outras equipes de ponta) já devem estar fechando suas duplas para o ano que vem. Começar o ano com o pé direito é fundamental, mais do que nunca.

2) Pneus
A pré-temporada trouxe mais dúvidas do que respostas. Ficou a expectativa de que a temperatura baixa do inverno europeu tenha sido a responsável pelos desgaste excessivo dos pneus e de que em Melbourne, com temperaturas mais normais, o desempenho seria mais uniforme. A corrida deve confirmar se isso é verdade ou não.

3) Clima
Ainda em cima dos pneus: a previsão é de temperaturas amenas em Melbourne, em torno de 20 graus. O que não é o normal para a corrida e repetiria mais ou menos o clima que tivemos nos testes. Assim, a prova pode ser um festival de pitstops. E com mais um elemento complicador: a possibilidade de chuva na classificação no sábado.

4) Red Bull
Ficar longe das primeiras posições nos testes de pré-temporada não adiantou muito: a Red Bull continua no topo das previsões dos especialistas. Ficou a impressão de que o RB9 andou pesado o tempo todo e que só em Albert Park que os pilotos do time terão a chance de extrair o máximo de performance do carro. Que seria mais do que o dos adversários. A se confirmar. No ano passado se pensava o mesmo, mas quem dominou o final de semana foi a McLaren.

5) Lewis Hamilton
O filho pródigo saiu de casa e ganhou na Mercedes liberdades que não tinha na McLaren. Isto pode ter um efeito positivo para um piloto que sempre esbanjou talento e velocidade, mas se perdia na cabeça. A equipe de Brackley parece ter preparado um bom carro para esta temporada. Vale a pena conferir o que este gênio indomável vai fazer com ele nas mãos.

6) McLaren
Assumiu um discurso surpreendentemente negativo antes do GP da Austrália, não se vendo na briga por vitória nesta primeira etapa. Pode ser um blefe ou pode ser uma maneira de amenizar um final de semana desastroso. O fato é que o time encerrou 2012 com ótimas perspectivas ao vencer as duas últimas corridas. Vai ser interessante ver onde eles se colocam agora.

7) Adrian Sutil
De volta à Fórmula 1 depois de um ano no ostracismo, o alemão mostrou determinação para superar o lamentável episódio criminal de 2011 e conseguir novamente um cockpit. Vai correr num time que conhece e contra um companheiro de equipe que já superou. Resta saber se estará enferrujado na hora de fazer uma volta voadora, de largar ou de disputar uma posição na pista.

8 ) Os trapalhões
Romain Grosjean e Pastor Maldonado colecionaram confusões no ano passado. Especialmente o francês, que mostrou velocidade mas ganhou justificadamente o apelido de “maluco da primeira volta”. Um final de semana que alie boa performance com a ausência absoluta de erros é importante para que os dois demonstrem logo de cara que a história neste ano será diferente.

9) Valtteri Bottas
Não é a geração de estreantes mais brilhante que existe e, entre eles, sem dúvida o nome que mais chama a atenção é o de Valtteri Bottas. Campeão da GP3 e lapidado cuidadosamente no ano passado pela Williams, marcando bons tempos e colecionando elogios pelo desempenho nos treinos livres. Assim como Sutil, resta a dúvida se a falta de prática em corridas não lhe trará problemas nas horas decisivas desta prova na Austrália.

10) Os carros do gramado
Uma das coisas mais legais da corrida em Albert Park está nos carros expostos pela organização no gramado em frente ao paddock. Bólidos de corrida, alguns históricos, sempre no meio do clima festivo que acontece por lá. Certamente trarei eles retratados para que vocês também não percam nada do que acontece in loco.

Quais outros temas chamam a atenção de vocês para esta prova?

Nenhum comentário: