quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Um novo duelo. Agora na F1*

* Por Teo José


Fernando Alonso era líder, com folga, há duas corridas. Mesmo sem o carro mais rápido, tinha uma ótima vantagem. Agora está apenas quatro pontos na frente de Sebastian Vettel. Muito pouco pela situação atual da Ferrari. Vejo o espanhol com um foco diferente dos últimos anos. Claro que o problema não é dele. A dificuldade é que neste campeonato, a Ferrari chegou a liderar por competência do piloto, sorte e boas estratégias.

A evolução da McLaren e da Red Bull supera estes três fatores e Alonso dá impressão que sabe disto e não tem nenhuma outra arma nesta disputa final. Nunca se pode afastar Fernando de uma decisão. Tem capacidade [principalmente psicológico] para estas situações. Mas entendo que, mesmo sendo líder, não é o favorito.

Lewis Hamilton, que também cresceu na metade da temporada, agora ficou um pouco para trás. Tem carro para vencer corridas, mas a diferença de pontos e seu compromisso com a Mercedes complicam sua vida. A McLaren - mesmo sabendo da importância de um titulo - não dará mais a vida pelo inglês. O clima interno já não é o mesmo e hoje ele é visto com uma 'parte menor' dentro da equipe. Em um esporte onde você depende da máquina e de várias outras pessoas, isto tem uma importância muito grande. É mais ou menos o oposto do Alonso com a Ferrari.

Vettel cresceu e me parece que encarnou o espírito do velho Sebastian dos dois últimos anos. A Red Bull. depois das férias, também passou a ter um carro melhor e assim erra menos nas estratégias. Hoje o alemão é o favorito ao titulo.
A vantagem que poderia ter Alonso é a durabilidade de seu equipamento. Mas apenas quatro pontos de frente, faltando cinco corridas, é pouco para a competitividade inferior com relação as outras duas equipes.

Fugindo um pouco da disputa do titulo, a Ferrari pode a qualquer momento anunciar Felipe Massa para 2013. Tudo já está acertado e talvez até assinado. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: