quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PASSANDO O BATOM*

* Por Flávio Gomes



A Sauber acaba de anunciar a aposentadoria do dono, Peter Sauber. Prestes a completar 69 anos, sábado, o velho suíço cansou e vai cair fora do dia a dia do time. E, pela primeira vez na história, uma mulher vai assumir as principais funções de uma equipe de F-1. A substituta de Peter Sauber é a austríaca de origem indiana Monisha Kaltenborn, 41 anos, que entrou na empresa em 2000 para tocar o departamento jurídico da empresa, passou a ser membro do conselho de administração logo depois e, em 2010, virou CEO da Sauber Motorsport AG. No final do ano passado, Peter Sauber transferiu um terço das ações da companhia para ela.

Monisha já cuida dos negócios da firma há dois anos e, a partir do GP da Coreia, neste fim de semana, será também o que se chama de “Team Principal”, que aqui traduzimos carinhosamente de “chefe de equipe”. Peter seguirá com seus charutos (se bem que faz tempo que ele não fuma, foi só uma licença poética) na condição de presidente do conselho de diretores do Grupo Sauber e responsável pelas decisões estratégicas da empresa.

Engraçado que no comunicado oficial tem uma declaração do simpático careca assim, ó: “We decided a long time ago that Monisha would take over from me. So this is the right moment to pass on the baton”. Sim, eu sei que é “passar o bastão”, mas achei engraçadinho passar o batom, também.

A Sauber tem quatro décadas de estrada e do atual lote da F-1 só não está há mais tempo na batalha do que McLaren, Ferrari e Williams. Merece ficar em boas mãos. E está. As mulheres deveriam assumir todos os cargos importantes do planeta. Quando eu for presidente do mundo, cuidarei disso.

Nenhum comentário: