terça-feira, 9 de outubro de 2012

A casa caiu para Alonso?*

* Por Felipe Motta


Se o Grande Prêmio do Japão não foi dos mais emocionantes, exceção à largada eletrizante, ele deixou o campeonato completamente em aberto. E, apesar de ser vice-líder, Sebastian Vettel se encontra em excelente posição para conquistar o tricampeonato.

Na Fórmula 1 as coisas mudam rapidamente, então não poderíamos ficar surpresos se Vettel abandonar e Fernando Alonso novamente abrir boa vantagem em relação ao alemão. No entanto, em condições normais, Vettel tem mais carro para virar esse jogo.

Ficou claro ontem que o ritmo da Ferrari em corrida não era ruim, tanto que Felipe Massa foi capaz de vencer, com ótimos tempos na pista, Jenson Button e Kamui Kobayashi. Alonso, portanto, se não abandonasse na largada teria totais condições de acabar entre os cinco.

Ainda sobre o abandono do espanhol, para mim foi um incidente de corrida. Ele tentou fazer uma largada agressiva, espremeu Kimi Raikkonen para fora, que precisou inclusive “pisar” na grama, e quando o finlandês retornou à pista seu bico tocou o pneu esquerdo traseiro de Alonso. Acontece, ainda mais em largadas. Se um forçou mais que o outro, foi Alonso quem o fez, não que isso represente que tenha errado. Precisava arriscar e pagou alto por esse risco.

Após a corrida, Alonso criticou a Ferrari, que segundo ele não evolui o carro há seis corridas, disse que pódio de Massa foi coincidência e reclamou de Kimi (aqui). Stefano Domenicali, por sua vez, afirmou que Alonso falou tudo isso de cabeça quente e que a Ferrari precisa manter seu foco nas próximas corridas para conquistar o título (aqui).

Está muito claro que a prova em Suzuka foi um grande golpe em Alonso, mas estou longe de pensar que já era para ele. Ficou muito mais difícil, primeiro porque seu carro oscila bons e maus momentos. Segundo, porque Vettel já sabe como dar o bote no fim do campeonato.

Nenhum comentário: