* Por Felipe Motta
Este foi um final de semana especial para os brasileiros nas pistas internacionais. O piloto Augusto Farfus se tornou no domingo o primeiro brasileiro a vencer na história da DTM. Além dele, outros dois brasileiros venceram competições: Nelsinho Piquet na Truck Series e Pietro Fittipaldi na Nascar All American. Tivemos ainda dois títulos conquistados pelo mesmo piloto, Nicolas Costa, sagrando-se campeão da Fórmula Abarth Europeia e Italiana. Veja a seguir o excelente desempenho tupiniquim e o que de melhor aconteceu no fim de semana do esporte a motor:
DTM (Valência – ESP): a prova do domingo (30) marcou mais uma vitória brasileira em pistas internacionais, desta vez na Espanha. Augusto Farfus tornou-se o primeiro brasileiro a vencer na história da DTM, escapando ileso de um enrosco na primeira volta e dominando a prova praticamente de ponta a ponta. Adrien Tambay surpreendeu e terminou em segundo. Faltando apenas uma etapa para o final da temporada, o campeonato permanece indefinido com Farfus em oitavo, com 54 pontos. A etapa decisiva do DTM acontece em Hockenheim, no dia 21 de outubro.
Nascar:
. Camping World Trucks (Las Vegas – Nevada – EUA): este sábado (29) viu a segunda vitória de Nelsinho Piquet na Truck Series, ultrapassando na última volta de forma incrível Matt Crafton em manobra arriscada, quando chegou inclusive a raspar no limite da pista. Nelsinho largou na 13ª posição, mas postou-se logo entre os ponteiros da corrida e chegou a liderar a prova em várias oportunidades. Faltando 14 voltas para o final, Matt Crafton assumiu a liderança, com Piquet logo atrás. Nelsinho ameaçou a posição de Crafton repetidamente até conseguir a ultrapassagem na última volta. Matt Crafton terminou em segundo e Joey Coulter em terceiro. Miguel Paludo chegou em 11º. Com os resultados, Dillon lidera o campeonato, com 637 pontos, apenas um de vantagem para James Buescher. Timothy Peters, com 613, é o terceiro. Nelsinho está em oitavo e Paludo em nono.
. Nationwide Series (Dover – Delaware – EUA): o domínio de Joey Logano foi completo neste sábado (29), valendo-se ainda de problemas com os adversários para conseguir a vitória, sua sétima no ano. Antes de completadas 33 voltas da corrida, dez carros já haviam abandonado a pista com problemas. Brigando pelo título Elliott Sadler chegou em quarto e manteve a liderança da temporada, ampliando a diferença sobre Stenhouse Jr. de 4 para 9 pontos.
. Sprint Cup (Dover – Delaware – EUA): o piloto Brad Keselowski retomou a liderança do campeonato, apostando na economia de combustível e conquistando sua segunda vitória no Chase. Faltando apenas oito voltas para o final da corrida, Kyle Busch abriu mão da liderança para fazer um rápido splash-and-go e evitar o perigo de uma pane seca. Keselowski também corria o risco de ficar sem combustível, mas arriscou e se deu bem, cruzando a linha de chegada em primeiro. Jeff Gordon chegou em segundo, seguido por Mark Martin. Jimmie Johnson ainda conseguiu terminar a prova em quarto, mas cedeu a liderança do campeonato para Keselowski e agora é o vice.
Merece uma nota especial a vitória de Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson, na última etapa da temporada 2012 da Nascar All American em Hickory, ao ultrapassar o campeão Austin McDaniel, depois de ficar com o título na categoria Limited Late Models no ano passado. Na corrida mais longa do ano, com 200 voltas de duração, Pietro largou em quinto e conseguiu superar os adversários até grudar em Austin McDaniel, que já havia conquistado o título do certame por antecipação. Na volta 140, Pietro fez a ultrapassagem no rival e seguiu firme rumo à linha de chegada. Além da vitória, Pietro já havia obtido o título de estreante do ano do campeonato. Um belo presente para o avô nas comemorações pelos quarenta anos de seu primeiro título na F-1.
Worldseries (Paul Ricard – Le Castellet – FRA):
. Corrida 1: o português Antonio Féliz da Costa comprovou sua ótima fase na categoria vencendo a prova deste sábado (29), na penúltima etapa do campeonato deste ano. A corrida foi bastante tumultuada, disputada em pista encharcada e marcada por muita confusão devido à chuva. O piloto soube levar vantagem sobre a intensa troca de posições que as condições instáveis do asfalto e do tempo proporcionaram na primeira parte da corrida. André Negrão abandonou a prova devido a falha elétrica em seu carro.
. Corrida 2: desta vez não deu para Félix da Costa. O português foi superado por Jules Bianchi, que deu um passo importante para a conquista do título da temporada. Sam Bird, reserva da Mercedes, acabou em terceiro. A prova também foi disputada com pista bastante molhada, que proporcionou muitos erros e rodadas. Bianchi chegou a ser superado por Félix, que largou em quinto, mas conseguiu recuperar a liderança e vencer a prova. O brasileiro Lucas Foresti terminou em décimo, Yann Cunha foi o 19º e André Negrão, o 22º. Com o resultado, Bianchi assumiu a liderança do campeonato, com 179 pontos, seguido por Frijns, com 174. Bird voou para terceiro, com 155. A etapa decisiva da temporada será nos dias 20 e 21 de outubro, em Barcelona.
Fórmula 3 Inglesa (Donington Park – Leicestershire – ING):
. Corrida 1: neste sábado (29), Jack Harvey fez valer a vantagem de largar na pole-position, manteve a ponta na largada e bateu Jazeman Jaafar na disputa pela vitória. Disputando o título com Jaafar e Felix Serrales, o inglês ficou a um ponto do malaio, líder do certame.
. Corrida 2: apesar de terminar a prova em sexto, o piloto Jack Harvey viu aumentarem suas chances de tornar-se campeão da temporada assumindo a liderança do campeonato depois do abandono de Jazeman Jaafar. Harry Tincknell largou na frente, não encontrou adversários e venceu a segunda corrida da F3 Inglesa.
. Corrida 3: Jack Harvey dominou a etapa para conquistar o título da temporada 2012 da F3 Inglesa. Ele é o primeiro britânico campeão da categoria desde 2006, quando Mike Conway ficou com o título. O piloto da Carlin entrou na última corrida como líder do campeonato e não decepcionou. Largou na pole-position e dominou a prova praticamente de ponta a ponta. Jazeman Jaafar e Felix Serralles podiam impedir a conquista de Harvey, mas não tiveram bons desempenhos. O malaio terminou na terceira colocação, sem conseguir brigar pela ponta em momento algum, enquanto o porto-riquenho teve uma corrida bastante tumultuada, terminando em oitavo. Pipo Derani, em quinto, foi o melhor brasileiro na prova. Na temporada, Pietro Fantin foi o sétimo e Pipo Derani, ficou em oitavo.
Fórmula 3 Alemã (Hockenheim – Baden-Württemberg – ALE): com a ajuda de sua enorme vantagem sobre o vice-líder, o sueco Jimmy Eriksson – que obteve as duas poles em disputa na etapa final da categoria – se sagrou campeão da temporada, com os 6 pontos extras. Como o pole ganha 3 pontos de bonificação e Eriksson tinha 72 pontos de vantagem para o austríaco Lucas Auer, não mais poderia ser alcançado, mesmo que não pontuasse mais e Auer levasse todos os pontos.
MotoGP (Aragón – ESP):
. MotoGP: o espanhol Daniel Pedrosa teve trabalho para passar Jorge Lorenzo, mas, assumindo a liderança, garantiu uma vitória sossegada, levando a disputa do Mundial até a última prova. Com o resultado, Dani chegou aos 257 pontos, e levou a vantagem de Lorenzo para 33. Se a disputa pela ponta não foi emocionante, o mesmo não se pode dizer da luta entre Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow. A dupla travou um intenso duelo pela terceira colocação, com o italiano cruzando a linha 0s137 à frente do britânico.
. Moto2: a vitória de Pol Espargaró reduziu a vantagem de Marc Márquez na liderança do campeonato em cinco pontos. Já Scott Redding conseguiu superar Andrea Iannone nos metros finais e ficou com o terceiro lugar. Com o resultado, Márquez chegou aos 258 pontos e agora tem 48 de vantagem para Espargaró. Iannone segue em terceiro na classificação com 178 pontos.
. Moto3: em um final emocionante, o piloto Luis Salom conseguiu vencer o duelo com Sandro Cortese e Jonas Folger e cruzar a linha de chegada em primeiro. Já Maverick Viñales teve problemas técnicos com sua moto e nem conseguiu largar. Com o caminho livre, Sandro Cortese tratou de aproveitar a ausência para aumentar sua larga vantagem na liderança da temporada, mas foi batido por Luis Salom nos metros finais após um duelo eletrizante que também incluiu Jonas
Fórmula Abarth Europeia e Italiana (Monza – ITA): o brasileiro Nicolas Costa não sentiu a pressão e, realizando uma das melhores provas da categoria na temporada, conquistou dois títulos inéditos para o Brasil no automobilismo internacional. Foi uma prova de recuperação e com direito a muitas ultrapassagens. O carioca herdou a segunda colocação na prova, beneficiado pela punição dada a Luca Ghiotto, que terminou a corrida em segundo. Com o resultado garantiu os dois títulos: o Europeu e o italiano da categoria. Nicolas Costa teve uma temporada mais que positiva em 2012: seis vitórias, 15 pódios, três poles e nove voltas mais rápidas, além do título. A vitória na corrida ficou para o italiano Antonio Giovinazzi.
Stock Car (Tarumã – RS): a vitória neste domingo (30) foi conquistada pelo paulista Thiago Camilo, sua primeira na temporada. Antes disso, o piloto possuía dois segundos lugares como melhores resultados em 2012. Na volta de Tarumã ao calendário, depois de três anos de ausência, Camilo largou bem, ganhou posições na primeira curva e ainda foi beneficiado pela má sorte do pole Allam Khodair, que precisou entrar nos boxes pouco depois da metade da corrida para trocar o pneu traseiro direito furado. Átila Abreu e Daniel Serra completaram o pódio. Ricardo Maurício e Cacá Bueno travaram uma batalha acirrada nas duas últimas voltas. Maurício suportou a forte pressão do rival, que tentou até uma improvável ultrapassagem por fora na Curva 1 na última passagem, e conseguiu descontar mais um pontinho na luta pelo título da temporada. Cacá continua na liderança, agora com 131 pontos contra 129 de Maurício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário