segunda-feira, 26 de março de 2012
VOLTA LANÇADA: GP DA MALÁSIA, 2012
Bom dia amigos do Blog da GGOO, sou o A. ROQUE e estamos aqui reunidos em mais uma madrugada para fazer este que é a maior enganação dos blogs de automobilismo mundial, o Volta Lançada, falando do final de semana do automobilismo. Estão presentes o presidente são paulino Marcos, o palmeirense Duff e o nosso nobre Iceman, que mandou um sorvete para todos saborearem enquanto rolava o GP da Malásia. Sejam bem vindos!
Guilherme Gomes diz
Hahaha muito obrigado pela oportunidade e infelizmente neste ano não pude degustar um belo sorvete para alegria dos críticos e de quem curte essa que é uma das melhores personalidades da F1 atual!!!
marcos pinto diz
Boa noite à todos, hoje porque eu tô morrendo de sono, esse fim de semana cheio na madrugada acabou comigo, me desculpem se eu falar besteira!!
Vagner diz
Fala, cambada. É uma honra, como sempre. Infelizmente o sorvete derreteu antes de chegar aqui. É o fuso.
A. ROQUE diz
Final de semana cheio de corridas, cheio de expectativas. Vamos começar com a F-1. Malásia, chuva, corrida interrompida, vitória do Alonso. Mágica?
Vagner diz
A chuva já era meio que esperada, assim como os xiliques do Galvão em relação a isso. Mas o que o Alonso fez hoje é digno de entrar pra história da categoria. Novas gerações, daqui 10 - 20 anos vão rever essa corrida com a mesma sensação que acabos de ter: de que foi algo histórico.
marcos pinto diz
Sim, mágica, muito bem expressada pelo mecânico na placa do pit wall.
Há de se considerar que o resultado do Alonso foi totalmente inesperado até pelo mais fanático dos "tifosi", pois foi uma corrida atípica devido à chuva, muitas nuances e surpresas, mas é nas condições adversas que os grandes aparecem. Não gosto do Alonso, mas tenho que reconhecer que foi "a great job"!!
Guilherme Gomes diz
Oportunismo! Mágica ele faria se fosse com a pista seca. Ele se destaca dos demais exatamente por aproveitar essas oportunidades sempre! Isso mostra a qualidade de piloto que ele é, demonstra sempre que pode isso, o carro é desastroso, o normal é a posição de Massa, mas Alonso é Alonso.
A. ROQUE diz
Sim, Alonso é Alonso. E com ele, sempre polêmicas acontecem. O que acharam do desempenho do Perez. E aquele rádio no final?
marcos pinto diz
Aquele rádio eu traduzo assim; "Perez, não faz a cagada que vc está pensando, senão vc fica sem a vaga na Ferrari em 2013 e a gente sem motores!"
Simples assim
Guilherme Gomes diz
Perez demonstrou muito talento com pista molhada, é um piloto extremamente rápido e capaz de aproveitar as oportunidades, mas tem que aprender muito, mas na posição dele, ele precisa mostrar apenas uma coisa "Tenho talento."
marcos pinto diz
Mas o desempenho dele vem sendo excelente há tempos, merece vaga em equipe grande na próxima temporada.
Vagner diz
Vale para o Perez o que eu disse sobre o Alonso. Foi antológico também. Existe sim a ressalva das condições de pista para "nivelar por baixo" os carros. Mas é aí que pode mostrar habilidade pra se sobressair em relação aos outros. Só que o Perez fez uma coisa que o Alonso não fez: errou. O erro, creio eu, pode ter como uma das causas a mensagem do rádio. Desconcentra. Porém definitivamente não acredito em 'manobra de equipes', até porque a mensagem pareceu normal. A equipe pediu pra ele ter cuidado, que a segunda colocação era muito importante pra equipe, e não era pra estragar tudo. Entenda-se por estragar tudo, partir pra cima do Alonso como um Hamilton recém-chifrado e sair da corrida. Mensagem, ao meu ver, mais do que normal e necessária.
Guilherme Gomes diz
Agora o rádio eu acho que é extremamente exagerado o que todo mundo está falando. Não é porque temos um contrato de fornecimento de equipe que eu vou deixar de me vangloriar com uma vitória. O chicano errou mesmo e quando você tem uma opção dessas você escolhe: 1. Arriscar tudo e poder errar em um dia em que o erro é o mais provável ou ser consciente e obter um resultado extremamente positivo!
Eles ficaram com a segunda posição: Coisa de suiço, eu diria! Ficaram em cima do muro. É a velha história de que mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
marcos pinto diz
Mas na minha opinião, foi ridícula aquela mensagem, concordo com você, Ice, mas a mensagem contraria esse pensamento.
Como pode o engenheiro passar uma mensagem dessas, vendo que o seu piloto chegava a tirar 1 segundo por volta e tinha todas as condições de tomar a ponta? Acho que o piloto pensou isso que você disse, mas o engenheiro pensou o que eu escrevi lá em cima.
Guilherme Gomes diz
Vou colocar uma questão, há uma semana Maldonado foi muito bem visto e arriscou tudo para cima do mesmo Alonso, não se ouviu rádio de F. Williams falando para ele se conter, resultado, muro!!! Perez também é muito novo, se fosse um Raikkonen na Sauber, a mensagem não existiria!
marcos pinto diz
Como disse o Igor, seria o efeito Alonso??
A. ROQUE diz
Ai que está...vários já tremeram, foi o caso?
Guilherme Gomes diz
Se eu fosse o mesmo Peter Sauber, falaria, Chico, easy! Estamos muito, mas muito acima do previsto, vamos com calma. Agora, também culpar o rádio pelo erro é bizarro, eles se falam o tempo todo!!!
Vagner diz
Boa comparação, Ice. Acho que Peter Sauber levou em conta o acontecimento com Maldonaldo. Afinal, não era um Rosberg na frente, mas sim o Alonso - que costuma vender caro posições. Pra mim foi bem clara a mensagem: "ultrapasse com segurança".
marcos pinto diz
Isso é verdade, mas o tipo da mensagem é a questão!
A. ROQUE diz
e no momento em que isso aconteceu...
marcos pinto diz
exato!!
Vagner diz
Acredito, sim, que essa mensagem pode ter desestabilizado o Perez. Mas daí é um problema da equipe e dele também. Pois o piloto se comunica direto com seu engenheiro durante as corridas... qualquer conversinha em momentos mais agudos vai desconcentrar o cara então? Isso é um ponto a se evoluir... tanto no piloto, quanto na equipe. Um piloto não pode perder a concentração tão fácil... e a equipe precisa saber o momento de passar a mensagem.
Guilherme Gomes diz
Eu voto em coincidência. Segurar um foguete é preciso conversa, Perez estava um foguete, vocês já andaram de kart e viram que quando estamos rápidos, queremos sempre andar mais e mais no limite. Imagine estar em condições de vencer uma corrida no seu segundo ano na F1???
Vagner diz
Além do mais, uma fator é muito importante de ressaltar: o momento em que a mensagem é passada na transmissão NÃO É o exato momento que a conversa aconteceu!!! Há um filtro pra isso, o controle de TV ouve as mensagens, selecionam e só depois retransmitem. Não dá pra saber o exato momento que foi passada. Pode ter sido no meio de uma reta.
Guilherme Gomes diz
Exato Vagner!!!
A. ROQUE diz
Muitos dizem que o Perez saiu de lá com contrato assinado com a Ferrari para o lugar do Massa. O que acham disso e o que falar do desempenho de Felipe Massa?
marcos pinto diz
Essas especulações vão sempre existir, essa é uma das diversões da F-1, veja o quanto já discutimos aqui!
E o Massa, infelizmente, vamos vê-lo se arrastar pelas pistas até o contrato terminar. Se terminar....
Efeito mola??
Vagner diz
Não diria que saiu com contrato assinado, até porque acho que existem outras opções de mercado - Kubica, por ex. Mas certamente despertou a atenção de Maranello. Perez passa a ser visto com outros olhos.
Guilherme Gomes diz
Perez é um nome que, ainda mais depois de hoje, vai ser sim levado em consideração, mas tem que evoluir e está na equipe certa para isso (curiosamente, assim como Massa)
marcos pinto diz
O Perez já faz parte da escola de talentos da Ferrari, tá com meio caminho andado!
E dependendo do seu desempenho daqui pra frente, já assina no meio do ano.
Guilherme Gomes diz
Mas parece que Massa perdeu o mojo, o prazer de dirigir, de correr. Nos próprios discursos pré-temporada ele não fala mais em disputar o campeonato, ele fala em fazer o melhor. Fazer o melhor é o mínimo, mas sem objetivos tudo fica difícil, Parafraseando Lewis Carroll, se não sabe onde chegar, vai chegar a qualquer lugar.
Vagner diz
Sobre o Massa, eu me permiti dar uma 'tolerância' até o Bahrain. Os resultados desse começo são decepcionantes, ainda mais comparados com seu companheiro. Eu acredito que uma posição aceitável do Brasileiro seria ficar 3 décimos do espanhol. Conseguir ficar na faixa entre 8.º e 12.º. Acho que esse é o limite da Ferrari
marcos pinto diz
é o limite do Massa, não do Alonso!
Guilherme Gomes diz
Parece que Massa chegou ao limite dele, é isso que ele tem a oferecer. O carro não corre e ele não responde.
Alonso não, é um cara com objetivo claro: ser campeão!
A. ROQUE diz
E o Bruno Senna, boa corrida não?
marcos pinto diz
Belíssima corrida, se considerarmos que quando relargou, ele estava em último. Tem braço pra andar na chuva e já mostrou isso em Spa ano passado.
entendo que ele também passa a ser visto com outros olhos pela equipe, mas ainda tem muito chão pela frente, e muita pista seca, onde ele precisa melhorar em relação ao Chavito.
Guilherme Gomes diz
Sim Roque, o Bruno fez uma corrida de recuperação muito boa, e o resultado, até voltando ao caso Perez, é que ele marca os primeiros pontos da Williams que perdeu na semana passada. Fez uma corrida agressiva e ele tem um estilo de pilotagem mais tranquilo do que a vacaloucaMaldonado.
Vagner diz
Grande corrida do Bruno! Apesar do problema na largada, teve uma corrida muito constante, veloz e sem erros daí pra frente. Fez o que se espera dele e, surpreendentemente, do carro! Acho que a missão dele será essa: pontuar. E fazendo isso À frente de seu companheiro, suas chances de continuar em 2013 são enormes. Começo a levar fé nele, pois Maldonado - que também é muito veloz, talvez até mais que o Bruno - é muito inconstante. Meio Montoya... meio Hamilton.
Guilherme Gomes diz
O Maldonado estava, também, em uma boa décima colocação. Mas o motor abriu o bico.
marcos pinto diz
Os anos parados do Bruno estão fazendo falta, senão ele estaria em outro estágio. Ele é focado, centrado, tem boa cabeça, estilo de pilotagem mais inteligente. Precisamos dar tempo ao tempo. Apesar de na F-1 não aceitar muito isso.
Guilherme Gomes diz
Mas aí é que está Vagner e fica até uma pergunta: É mais fácil domar um piloto rápido ou nao se preocupar com um piloto constante, mas que depende do carro?
Vagner diz
Aí vai da necessidade da equipe, Ice! Acho que a Williams, HOJE, precisa de algo menos 'vacalouca'. Ela precisa, primeiro, se reafirmar como potência.
Guilherme Gomes diz
Concordo! Assim como fez a Red Bull com Couthard e Webber! Concordo mesmo!
Coulthard*!
A. ROQUE diz
E teve GP2 também com vitória de Luiz Razia, podio de Felipe Nars. Alguém viu? Se entusiasmou?
Guilherme Gomes diz
Eu vi, Roque! Realmente achei sensacional a atuação do Razia, ainda mais na segunda prova. Ele é extremamente sangue frio e sabe conduzir o carro muito bem ao extremo e levar o adversário ao erro. Poupou equipamento no começo da corrida e depois se defendeu de duas ultrapassagens com meio carro de desvantagem (sim, desvantagem) e fez ultrapassagens geniais, também.
Me parece ser o piloto mais completo da GP2 hoje. O Nasr também guiou muito ontem e hoje, mas está em fase de adaptação (que está sendo rápida por sinal).
marcos pinto diz
Eu vi as duas corridas. Confesso que nunca me emploguei com o Luiz Razia, mas ele fez chover esse fim de semana (culpa dele então??)
Excelente primeira corrida, foi oportunista na primeira curva, tomou a ponta e não perdeu mais.
Na segunda corrida, com grid invertido e largando em 8º, deu um show de pilotagem, principalmente de como defender uma posição, forçou alguns pilotos ao erro e chegou em
Vagner diz
Ver, eu não ví. A Sportv me 'trollou'. Mas companhei pelo Live Timing da GP2 a segunda corrida. Acho que o desempenho do Nasr foi mais surpreendente do que do Razia. Este já está há tempos na categoria e tem um carro de ponta, natural que se sobressaia e ganhe provas durante o ano. O Naser, que também possui um ótimo carro, está em sua primeira temporada e conta com um companheiro mais experiente e veloz. Ele correu Sepang sem conhecer a pista, deu 12 voltas antes da classificação, usou um acerto padrão da equipe e tomou só 4 décimos do companheiro! Conseguiu um podio - terceiro lugar - na segunda corrida e chegou em sexto na primeiro. Começo muito promissor para o Brasil nesta categoria. OREMOS!!!
Guilherme Gomes diz
Para quem tem medo do futuro do automobilismo brasileiro, e eu sou um deles, temos nesses dois, bons representantes, é só conciliar este talento junto a boas escolhas. Eu adorava o estilo de pilotagem cerebral do Di Grassi, por exemplo, e não vingou, infelizmente!
marcos pinto diz
chegou em 5º. òtimo resultado na soma final, liderando o campeonato.
Felipe Nars se mostrou forte na estréia, demonstrou que realmente mereceu o título da F-3 e nos deixou com vontade de acompanhar mais de perto a categoria esse ano.
Guilherme Gomes diz
E o vencedor da prova 2 também fez uma corrida impecável. James Calado que superou o Estaben Gutierrez (companheiro de equipe), que é tido como o sucessor do Perez!
Vagner diz
Podemos dizer que James Calado "comeu quieto" na prova, Ice? hahahaha
A. ROQUE diz
E para encerrarmos, talvez o que todo mundo esperava era a estreia de Rubens Barrichello na Indy. O que acharam da corrida, da vitória de Helio Castroneves e do desempenho do próprio Rubinho?
marcos pinto diz
A vitória do Helinho foi linda, poupou equipamento e deu um sprint no quarto final da corrida, foi agressivo até tomar a ponta, abriu vantagem não dando chances ao segundo colocado.
Não podemos cobrar nada ainda do Rubinho, esse primeiro ano será de aprendizado. E o engenheiro deixar acabar o combustível na última volta, foi algo tosco.
Vagner diz
Não esperava muita coisa do Rubens nesse começo. Apesar de experiente, F-Indy é realmente outro mundo e ainda vai levar um tempo pra ele se acostumar. Mas acredito que ele fará excelentes provas ao decorrer da temporada. O Helio é o melhor piloto brasileiro disparado da Indy e o que tem mais possíbilidades de vencer. Acho que Indy é mais senso de oportunidade, de saber dar o pulo do gato na hora certa. Hoje foi o dia do Helio!
Pois é, Presidente.
Dejavu... seja na F1, seja na Indy... sempre dão um jeito de deixar o Barrica sem gasopa!
Guilherme Gomes diz
Foi boa a vitória do Helio, e até porque quem é mais ufanista não tem outra opção para torcer por título, o carro do Helio é o melhor ao lado da Ganassi, mas eu vejo o Power bem mais piloto. Tony também fez um bom início de corrida mas acabou cedo. Já o Barrichello, ledo engano quem quis vê-lo no pódio na primeira corrida, é tudo muito novo e o carro é mediano! Aliás, a equipe é mediana!
A. ROQUE diz
Assim, gostaria de agradecer vocês pela paciência e pelo papo. Valeu gente. Até a próxima!
marcos pinto diz
Vai ter próxima?? Tem gente lendo essa papagaiada nossa??
Não creio....
Guilherme Gomes diz
Hahaha, o velho trocadalho!!!
Vagner diz
Agradeço ao convite e boa semana a todos! Tenho certeza que pra mim e pro Ice será uma ótima semana. Até a China!
marcos pinto diz
Ó, cuidado com o que vocês escrevem depois de terminar aqui, o Roque fica postando os "offs"
Guilherme Gomes diz
Caros, muito obrigado, adorei participar de verdade, ainda mais com gente que realmente entendo do que fala e que fala com propriedade. Na China estaremos juntos torcendo pelo Don Alonso!!!
Vagner diz
Amaury Jr. agora? Mostra os offs da conversa e coloca KC and Sunshine Band de fundo?
Guilherme Gomes diz
Gente só mais uma coisa! Vettel who?
Cade o Vettel???
marcos pinto diz
Só pra registro, não deixem de ler "Carta aberta à Sportv" que será postada logo mais aqui.
Marcadores:
FERNANDO ALONSO,
Formula Indy,
GGOO,
GP Malásia,
GP2,
Rubens Barrichello,
Sérgio Perez,
volta lançada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
nobres convidados, alto nível hein... essa ficou bem melhor que a primeira edição do ano... continuem assim!!!
Postar um comentário