quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma nova Indy*

* Por Teo José

Estou seguindo para St. Petersburg, na Flórida (EUA). Nesta sexta começam os treinos para abertura da temporada da Fórmula Indy. É uma nova categoria com a chegada dos novos carros e motores. A chegada da Chevrolet e Lotus vai dar outro aspecto, já que agora a Honda tem concorrentes pela frente. A Penske vai de Chevrolet, como já teve no passado e com grande resultados, e a Chip Ganassi de Honda. Estes são os times mais fortes e vão continuar assim. O motor Lotus me parece que é o que precisa de mais evolução. Pouco se sabe do comportamento de todos nos ovais. Uma ideia clara será apenas nos treinos de Indianápolis, a quinta etapa, no fim de maio.

Para o Brasil, a grande novidade é a chegada de Rubens Barrichello. Com Ernesto Viso e Tony Kanaan, ele forma o trio da KV, que também vai estar com Chevrolet. Rubens fez um bom trabalho na pré-temporada, terminando os testes em Sebring na quarta colocação, o primeiro depois de Penske e Ganassi. Ele tem a consciência das dificuldades que vai enfrentar. Está no ano de estreia e em uma equipe média, sem o poderio das duas favoritas. Pode ganhar corridas, mas, para disputar o titulo, vai precisar de sorte. Não deixa de ser outro tipo de desafio fazer o esquema atual crescer, mesmo com os limites financeiros. No automobilismo, isto é bem complicado, mas na Indy, com um regulamento mais limitado e nesta nova fase, existe chance de se superar em alguns aspectos. Creio que pode ser competitivo quase em todas as provas, mas muita coisa ainda precisa aprender. Largada lançada, aquecimento de pneus, estratégia e, principalmente, ovais.
Tony vai ter pela frente o desafio de encarar um companheiro muito difícil e alguém que gosta de participar do dia a dia da equipe. Apesar de ter contrato até o fim de 2013, precisa continuar crescendo e a chegada do Rubens é boa por um lado, mas também desafiadora. Se souber administrar a situação, pode ter ganhos.

Helio Castroneves vai ter todas as condições de voltar a fazer uma grande temporada, o que não foi o caso de 2011. A Penske, com equipamento novo, sempre trabalha ainda mais e neste ano está com orçamento bem gordo. Faz tempo que não vence a temporada e tenho certeza que vão jogar tudo e mais alguma coisa neste ano. Will Power vai ser um piloto ainda mais forte e está se sentindo mais a vontade nos ovais. Tem tudo para ser um dos três - quem sabe dois - principais favoritos. Hélio tem pela frente um ano fundamental para seu futuro, pois o compromisso novo é de apenas uma temporada.

A Andretti, para mim, é uma grande interrogação. Vai estar com motor Chevrolet. Marco Andretti, James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay são os pilotos e acho que falta gente para desenvolvimento. A Bia Figueiredo tem tudo certo para andar em São Paulo e Indianápolis, falta apenas assinar.
A previsão de tempo indica 40% de chances de chuva no sábado e 60% no domingo. É uma pista de rua e, se chover, as coisas serão bem complicadas para os pilotos. Apesar de sempre andar bem nestas condições, caso aconteça, vai ser uma experiência nova de Barrichello na nova categoria.
A Band transmite a prova a partir das 13h40, ao vivo, e estarei ao lado do Felipe Giaffone e Antônio Petrin.

2 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

Acompanho a categoria há muitos anos e a estréia desses novos carros e motores ajudarão muito na competitividade e crescimento da categoria... a estréia do Barrichello é só a cereja desse bolo... Expectativa enorme!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Essa eu não perco!