sábado, 3 de maio de 2008

DICA QUENTE: FILME SOBRE F-1




Essa semana fui agraciado com um maravilhoso presente do meu amigo Roque, por conta de meu aniversário semana passada.
Um DVD do filme Grand Prix.
A princípio achei que seria mais um daqueles filmes que estamos cansados de ver sobre corridas, que em nada se parecem com a realidade das mesmas, nos quais, quem acompanha corridas, seja de que categoria for, sempre fica decepcionado no final.
Ledo engano.
Trata-se de uma super produção (pra época) das corridas de F-1 nos anos 60.
Para os apreciadores da F-1 de verdade, aquela F-1 onde se corria por paixão, onde a categoria máxima do automobilismo era também a da emoção, esse filme é um presente dos deuses, algo extraordinário, nunca visto em nenhuma outra produção do gênero.
Um retrato fiel de como eram as corridas, bastidores, vida dos pilotos fora das pistas, com inserção de cenas das corridas reais e aparições dos gênios da época.
Pude me deliciar com o circuito de Mônaco sem a chicane na saída do túnel, a pista inclinada de Monza (não acredito até agora que os pilotos corriam naquela pista), a pista antiga de Spa, e muito mais.
Uma das coisas mais surpreendentes do filme, na obsessão do diretor pela busca do realismo, são as tomadas e posicionamento das câmeras, algo inédito e quase inacreditável pra quem vê a F-1 de hoje. E muitas continuam inéditas, ainda hoje não são utilizadas!!!! Alguém já viu os carros contornarem o grampo de Mônaco no ângulo invertido??
Outra coisa maravilhosa e imperdível neste filme: o "making of" e os extras, que contém informações e relatos valiosos, são uma obra a parte, com depoimentos de pilotos como Phil Hill, Jack Brabham, entre outros.
Não é a toa que o filme foi vencedor de 3 Oscars.
Só pra deixa-los mais aguçados: durante as filmagens, um carro com uma câmera instalada, acompanhava os bólidos na pista a módicos 240 km/h, para se fazer as tomadas de perto em alta velocidade.
Sabem quem o dirigia?
Um tal de Phil Hill....
Recomendo MUITO esse filme.
Roque, mais uma vez, muito obrigado mesmo, um presente inestimável!!!
E se falei alguma besteira aqui, me corrija por favor, pois sei que você também tem esse filme e já decorou, e eu só assisti uma vez. Ainda.
Valeu!!!

4 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Muito interessante essa dica.
Fiquei com vontade de assistir...hehhe

Abraços!

Leandro Montianele

Prof. Augusto Roque disse...

Tudo certo, Marcão.

Obrigado pelas palavras.

Este filme é daqueles que vemos, revemos e nunca nos cansamos de ver.

E pelo visto você captou bem as informações.

Abraços,

Anônimo disse...

Esse filme é bem legal mesmo. Uma edição especial em DVD duplo está à venda baratinho no Submarino, item de colecionador, hehehe...

Igor * @fizomeu disse...

poutz, todos sempre falam bem desse filme, pior que eu nunca tive a oportunidade de ver (só algumas cenas no youtube)... pelo jeito a dica é mais do quente!!!