segunda-feira, 21 de maio de 2012

ESTATÍSTICAS E CURIOSIDADES DO GP DA ESPANHA*

* Por Michele Merlino, colaborador do FORIX

A primeira vitória de Pastor Maldonado na F1 foi a primeira para a Venezuela, que se torna o 21º país a triunfar na categoria. Ela também acabou com o jejum de 114 corridas da Williams longe das vitórias – uma sequência que vinha desde o GP do Brasil de 2004, com Juan Pablo Montoya (foto abaixo).

Antes da Espanha, a equipe não liderava uma volta desde o GP da Bélgica de 2009, enquanto não havia pódios desde o GP de Cingapura de 2008, com Nico Rosberg.

É irônico o fato de que o fim do jejum tenha vindo na Catalunha. No ano passado, a Williams sequer pontuou, enquanto não sobia ao pódio há nove.

Maldonado já se destacou no sábado, quando se tornou o primeiro venezuelano a marcar uma pole position na F1. Foi a primeira vez que a Williams esteve na pole desde o GP do Brasil de 2010, com Nico Hulkenberg, e a primeira vez que esteve na primeira fila na Espanha desde 2005. Com Fernando Alonso em segundo, foi a primeira vez que Williams e Ferrari dividiram a primeira fila desde o GP do Brasil de 2004, quando Montoya estava ao lado de Rubens Barrichello.

Em contraste à corrida de Maldonado, o companheiro de equipe, Bruno Senna, teve um abandono precoce quando se tocou com Michael Schumacher na volta 12. Em cinco das últimas seis corridas, o brasileiro foi tocado por alguém (Daniel Ricciardo e Felipe Massa, na Austrália, e Schumacher, na Espanha), ou bateu em alguém (Schumacher no Brasil, em 2011, Maldonado na Malásia e Massa na China).

Reprise de 1983 continua

O padrão visto em 1983 é o mesmo da atualidade: cinco vencedores diferentes, de cinco equipes diferentes, nas cinco primeiras corridas do ano. Em 1983, a tendência parou na sexta corrida, quando Alain Prost deu à Renault sua segunda vitória no ano.


A corrida:
• Romain Grosjean conquistou sua primeira volta mais rápida na carreira. A França não conquistava o feito desde o GP de Mônaco de 1996, com Jean Alesi.

• Foi o 75º pódio de Fernando Alonso, que está a cinco conquistas de Ayrton Senna. Como a Williams, Alonso teve boa recuperação em relação a 2011 – o piloto terminou uma volta atrás em 2011, mas, desta vez, ficou a três segundos da vitória.

• Foi a 17ª corrida consecutiva nos pontos para Alonso, o mesmo número que estabeleceu entre os GPs da China de 2006 e da Bélgica de 2007, no antigo sistema de pontos. É a quarta melhor sequência da história – Schumacher lidera, com 24, entre os GPs da Hungria de 2001 e da Malásia de 2003.

• Kimi Raikkonen pôde liderar a prova brevemente durante os pitstops de Maldonado. Ele não liderava uma corrida desde o GP da Itália de 2009.

• Kamui Kobayashi igualou seu melhor resultado da carreira com o quinto lugar. Ele terminou na mesma posição em Mônaco, no ano passado.

• Lewis Hamilton registrou a melhor corrida de recuperação nesta pista, terminando em sétimo após começar em 24º, à frente de seu companheiro de equipe, que largou em 10º. No ano passado, Nick Heidfeld terminou em oitavo após largar da mesma posição. O fato de Hamilton ter obtido o mesmo resultado no Bahrein, largando na primeira fila, é um indicativo claro do quão imprevisível a temporada está.

• Mark Webber terminou fora da zona de pontos pela primeira vez em dez corridas.

• Pela primeira vez em quatro corridas, Nico Hulkenberg terminou à frente de seu companheiro de equipe, Paul di Resta.

• Com três abandonos em cinco corridas, Schumacher está em último lugar na lista de quilometragem em corridas até agora neste ano: apenas 793 km, pouco mais da metade do total (1538 km).


A classificação:
• Foi a melhor performance de Fernando Alonso desde o GP do Canadá de 2011. Também foi apenas sua quinta primeira fila desde que chegou à Ferrari, em 2010.

• Romain Grosjean, o terceiro, igualou seu melhor resultado em classificação, obtido na Austrália. A antiga equipe, a Renault, não se classificava bem com os dois carros desde o GP da China de 2006, quando conquistou a primeira fila com Alonso e Giancarlo Fisichella.

• Pela terceira corrida consecutiva, Sergio Pérez conquistou seu melhor resultado em classificações em sua carreira. Antes de ser quinto na Espanha, foi oitavo tanto na China quanto no Bahrein.

• Pela quarta vez neste ano, Sebastian Vettel ficou de fora da primeira fila. No ano passado, isso somente aconteceu uma vez, enquanto que, em 2010, foi cinco vezes.

• Tanto Jenson Button quanto Mark Webber não chegaram ao Q3 pela primeira vez nesta temporada. Antes, a última vez do inglês longe dos dez melhores foi no GP da Bélgica de 2011, enquanto o australiano não ficava de fora desde o GP da China de 2011. Em ambas as corridas, os pilotos terminaram em terceiro.

• Felipe Massa ficou de fora do Q3 pela quinta corrida consecutiva. É sua pior sequência desde 2004, seu segundo ano na F1, quando não se posicionou entre os dez melhores nas primeiras dez corridas do ano.

• Bruno Senna caiu no Q1 pela primeira vez desde seus dias na HRT, em 2010.

• Charles Pic conseguiu superar seu experiente companheiro de equipe Timo Glock pela segunda corrida consecutiva. Isso não acontecia com o alemão desde 2009.

• Lewis Hamilton passou pelo mesmo problema enfrentado por Michael Schumacher em Mônaco, em 2006: perdeu a pole e caiu para último. Foi a pior posição de largada de Hamilton em sua carreira.

• Após a exclusão de Hamilton, Alonso perdeu a pole por 0s017, a menor diferença desde o GP do Japão de 2011, quando Vettel superou Button por 0s009.

Nenhum comentário: