terça-feira, 27 de março de 2012

Ferrari protege Massa, mas italianos voltam a pedir troca por Perez

Depois de chamar Felipe Massa de “inútil” devido ao abandono do GP da Austrália na abertura da temporada, a revista italiana Autosprint foi mais amena ao criticá-lo após o 15º lugar na Malásia, prova que teve o companheiro Fernando Alonso como vencedor. O editor Alberto Sababtini falou em tom de “eu avisei” para destacar o calvário do brasileiro e o pódio de Sergio Perez, cada vez mais cotado à vaga de segundo piloto em Maranello, informa o UOL Esporte.

A Autosprint reconheceu que Massa começou bem, chegou a andar em oitavo enquanto Alonso andava em quinto, mas “entrou em crise” e “arruinou sua corrida” ao errar na estratégia e preservação dos pneus. “E no final, em vez de reconhecer a culpa, reclamou da configuração dos pneus”.

O artigo questiona: “Existe algum fã brasileiro que se atreve a dizer que a Ferrari dá um carro mais poderoso para Alonso?”. E, depois de lembrar a mudança de chassi para o GP da Malásia, conclui: “A contraprova tem demonstrado que o problema de Massa está no homem, e não na máquina”.

Por fim, o editor da Autosprint se gabou por ter indicado Sergio Perez para o lugar de Massa no artigo anterior: “Apenas sete dias depois, o mexicano provou ser a revelação do GP da Malásia. É uma coincidência ou um sinal do destino? Para nós da Autosprint, é prova de que nosso raciocínio foi impecável”.

Sergio Perez, que veio da academia de jovens pilotos da Ferrari, insiste em afastar os rumores.

“Como a equipe fez um grande trabalho, meu comprometimento total é com o meu time, a Sauber. Vou ficar com a Sauber por toda a temporada”, cravou o mexicano. Seu pai, no entanto, já admitiu que a Sauber foi procurada por membros da Ferrari para discutir uma possível troca.

Em Maranello, a Ferrari também insiste em proteger o brasileiro. “Precisamos ficar perto de Felipe neste momento. O problema é que o carro é difícil de pilotar. Você precisa ter o estilo certo de pilotagem, e o carro pode ser muito, muito bom. Mas, em outras condições, você pode destruir os pneus”, argumentou o chefe Stefano Domenicali.

“A minha prioridade é assegurar que Felipe tenha a proteção da equipe em sua volta. Precisamos ter certeza de que ele está confiante para levar o carro ao limite, mas sem ultrapassá-lo”, completou Domenicali. Sem nenhum ponto em 2012, Massa voltará às pistas no dia 15 de abril, para o GP da China.

Fernando Alonso também saiu em defesa do companheiro e defendeu a permanência de Felipe Massa: “Com Felipe, somos uma equipe muito forte, muito unida. Não vejo possibilidade de não correr ao lado dele. Em uma corrida normal, quando o carro melhorar, Felipe estará no pódio, o que é a meta para o restante da temporada.”

5 comentários:

Merce disse...

"Precisamos ter certeza de que ele está confiante para levar o carro ao limite, mas sem ultrapassá-lo"

um carro bom o piloto nunca consegue ultrapassar o limite, com um carro bom quem tem que chegar no limite é o piloto não a maquina.

Anônimo disse...

... e M.C., amigão do senhor Groo, escreve: vai até o final da temporada até porque o Massa, de certa forma, é protegido pelo maior mercado da FIAT no mundo. E o senhor editor tá no papel dele já que ninguém mais atura o brasileiro por lá. E, acredito, quem gosta de F1, aqui também... Eu e alguns gatos pingados, acostumados a grandes vitórias e com oito títulos mundiais no bolso - 3 pilotos campeões mundiais entre os melhores de todos os tempos - não aturamos mais estes longos anos de segundo-pilotismo da Ferrari. Que 2013 ela vá com Perez prááááá´... ! O mercado mexicano promete para FIAT ! Os cinquecento vão vender pacas pros mercados americano e canadense( e pros mexicanos também, óbvio...). Razia e Nars na F1 e longe da FERRARI. Dá-lhe Senna !

ALEX disse...

será q vcs nao sacaram? o massa só ta lá por causa do.......Alonso! o cara nao é bobo, tem TODAS atenções voltadas pra ele, pra q ia correr o risco de ter um novato qrendo mostrar serviço e tentando dividir as atenções na equipe?

Fabricio Spada disse...

Merce, Anonimo e Alex: Todos tem rasão.
Resumindo o Massa ta sendo muito bem usado e explorado comercialmente pela ferrari, pessoalmente pelo Alonso.
Acho que ele precisa de uma equipe nova, de novos ares, mas se nem isso der jeito...

Anônimo disse...

... e M.C, escreve: Ô Fabricio, acho que tu não leu o meu comentário. Explorado comercialmente ? O Santander vai cortar aquele anúncio e vai botar o Massa prá vender pizza de novo ! Eu não compro ! Cada um que me aparece... Massa, tudo indica, vai dar um tempo. Ano que vem.