quinta-feira, 3 de abril de 2014

O menosprezado*

* Por Luis Fernando Ramos


Seu rosto está estampado num mural enorme num shopping center maior ainda no centro de Kuala Lumpur. Mais importante, ele está no topo da tabela de classificação da temporada de 2014 da Fórmula 1. Nico Rosberg foi apontado como favorito ao título por Bernie Ecclestone, por mim e pela maioria dos colegas com quem conversei antes da abertura do Mundial na Austrália.

Mas não por Fernando Alonso. Ainda na Austrália, depois da corrida, ele demonstrou mais preocupação com os que abandonaram a prova do que com o vencedor dela. “Precisamos ter calma e fazer melhor da próxima vez. Pelo menos, nosso carro mostrou que é forte, e saio daqui com doze pontos a mais que Hamilton e que Vettel”, ponderou.

Poderia ter sido apenas uma atitude de ver o copo cheio e ignorar os 25 pontos de Rosberg. Mas na Malásia ele voltou a descartar o líder do Mundial de suas considerações. “Temos um carro absolutamente confiável, que não deu nenhum tipo de problema na sexta, sábado ou domingo. E estou apenas a um ponto de Hamilton e nova na frente de Vettel, que se sentam em carros mais velozes que o meu”.

Por mais político que Alonso seja, ele não seria bobo de desconsiderar Rosberg apenas para provocá-lo. Fica a impressão de que o espanhol realmente não coloca o alemão da Mercedes na equação do título, que compreende uma temporada inteira. Ele parece certo que o piloto da Mercedes que estará na frente ao final da temporada é Hamilton.

Se o desempenho do GP da Malásia for o padrão do ano, Alonso está coberto de razão. O ritmo de corrida de Hamilton foi infinitamente superior. Desconsiderando as primeira volta e as voltas em que as paradas dos dois pilotos se entrecruzavam, o inglês andou mais rápido que o alemão em 32 de 46 passagens.

Apesar de que essa diferença foi mais de acerto do que de braço. Mas assustou os dois mundos dentro do mesmo time na primeira prova com ambos na pista. Se continuar assim, a liderança de Rosberg vai desaparecer antes mesmo do cartaz no shopping, que pegou carona na corrida em Sepang para promover uma confecção com o rosto do alemão.

Nenhum comentário: