terça-feira, 29 de abril de 2014

#SENNA20ANOS: Lembrando o Ayrton*

* Por Betise Assumpção


Eu tive o privilégio e o prazer de trabalhar com Ayrton por mais de 4 anos e de tê-lo conhecido por outros 7 anos. Muito tem sido dito e publicado sobre ele;  é impossível  ser original e muito difícil de ser criativo. Então eu gostaria de marcar o seu aniversário com a publicação de alguns de suas melhores frases ao público e algumas coisas que ele disse para mim em particular.

Hoje (21/03) ele faria 54 anos.  Às vezes eu ainda acho que vou encontrá-lo em algum lugar: no Berkeley Hotel, onde ele costumava ficar quando em Londres; em Wimbledon, onde nós esbarramos em 1987; na Kings Road, quando ele trouxe sua última namorada Adriane Galisteu pra passear. Para celebrar sua vida eu vou  postar algumas histórias aqui a partir de hoje até 01 de maio.


Aqui estão as minhas citações escolhidas. Claro, eu não tenho nenhuma pretensão de definir o Ayrton com estas frases. Mas eu espero que elas o ajudem a conhece-lo melhor através de mim: Uma brasileira, amante de esportes e que nunca foi particularmente apaixonada por corridas de carros .

A coisa mais inesquecível que ele me disse : “Não dá pra piorar , Betise ” , ao sair do circuito de Aida , no Japão depois de eu dizer  a ele que esperava que a temporada européia fosse realmente melhorar tudo . Ele havia sido tirado da corrida por Mika Hakkinen e, consequentemente, permanecia com 0 pontos contra 20 de Michael Schumacher

O que eu mais concordo: “Eu não tenho ídolos. Admiro o trabalho , dedicação e competência. ” . Puro Ayrton .

Sobre corridas, a que eu mais admiro : ” Corro para vencer. Você faz algo muito bem ou não faz . ” . Simples e perfeito.

Sobre corridas, a que eu mais entendo : “Vencer é a única razão justificável para voce arriscar sua vida em tais circunstâncias absurdas ” .

O bom senso : ” Eu resisto a momentos ruins , assim como eu posso. Os bons eu só relaxo e desfruto . ”  Parece simples, mas você deveria ter visto seu rosto e tom de voz dizendo isso. Ayrton não dizia nada da boca pra fora.

Sobre sua vida privada: ” A maneira de preservar a sua imagem é não deixar as pessoas invadirem sua casa É uma maneira que eu encontrei para manter meus valores pessoais. ” . ( apenas seus amigos muito próximos e familiares conviviam com ele em suas diversas casas.

Sobre a morte : Eu não temo a morte. Um dia ela virá. É a única certeza na vida. “

Um dos mais brilhantes, sobre Mansell : ” Nigel é o único piloto que você consegue ver em ambos os espelhos retrovisores.” Alguém esqueceu Monaco,1992 ?

. . Sua volta perfeita : “Ainda está por vir. É como amarrar as duas extremidades da sua gravata de modo que elas sejam exatamente do mesmo comprimento. A experiência lhe diz que você pode fazê-lo , a prática diz que você pode fazê-lo , mas você. simplesmente não consegue. “

Melhor citação sobre Ayrton : “Às vezes eu acho que o próprio Deus dirige através do  Ayrton , assim como eu acho que  Deus escrevia  música através de Mozart ” , Peter Dick em um artigo entitulado “Por que não gostamos de Senna “

Sua motivação : “Às vezes, eu tento melhorar as  realizações de outras pessoas, mas, na maioria das vezes,  prefiro tentar melhorar as  minhas próprias realizações “

A mulher perfeita, uma vez  ele me disse: "Ela tem que ser sensual, fascinante, inteligente , bonita , alegre e segura de si mesma ” . Eu ri e respondi. "Conhecendo voce , eu quase acredito que vai encontrá-la."

Nenhum comentário: