quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pesos e medidas diferentes*

* Por Bruno Vicaria


Vi muita gente apoiar a punição a Romain Grosjean pelo acidente de largada em Spa. OK. Ele foi culpado pelo acidente, o acidente poderia provocar algo mais grave (risco que existe em qualquer largada) mas achei injusta a suspensão de uma corrida, perto de outras coisas que aconteceram nos últimos anos. Estão tratando o menino como o maior vilão do universo. Não que ele não mereça ser punido, mas muita gente já deveria ter levado um gancho nos últimos anos.

Achei injusta a punição a Grosjean por um motivo: se fosse um Hamilton, um Alonso, ou um Vettel, isso não aconteceria. São dois pesos e duas medidas neste caso. Um caso que, na minha opinião, mereceria suspensão foi aquela fechada de Schumacher em Barrichello na Hungria em 2010, e não de uma corrida só.

Ele não foi punido por dois motivos: 1 - por ser Schumacher; 2 - por não ter acontecido um acidente. Mas deveria, principalmente, por ter sido um ato intencional de Schumacher, o que em si só já é infinitamente mais grave que o ato de Grosjean neste domingo, o que merecia um belo gancho. Neste ano, por exemplo, ele já fez as dele, tirando Bruno Senna da corrida em Barcelona e recebendo uma leve punição. Isso me faz acreditar que a política ainda é muito importante nas decisões da F-1.

Aliás, a FIA e os comissários só esperam dar zebra para fazer a punição ou realizar mudanças. Já faz tempo, né? Eles talvez estejam esperando algo ruim acontecer novamente. Curiosamente, a última vez que algum piloto foi suspenso em alguma corrida foi, mesmo, em 1994, quando Eddie Irvine, Mika Hakkinen e o próprio Schumacher foram suspensos por atitudes e acidentes. E se não fosse Grosjean em Spa?

As atitudes de Hamilton nas primeiras etapas do ano passado também não eram dignas de um corretivo? Ou se as fechadas de Rosberg no Bahrein levassem a alguma batida séria? E a pilotagem de Maldonado em muitas oportunidades? Será que é preciso de um acidente para que punições deste tipo aconteçam? Ou será que apenas os novatos serão responsabilizados por acidente e os figurões quando aprontam passarão ilesos?

Nossa, quanta pergunta.

PS: Se a F-1 tiver cockpit fechado, vamos colocar as 24h de Le Mans no calendário. Cockpit fechado não rola!

3 comentários:

Agá Romeu Pinto disse...

Sou contra esse excesso de punições. Fui contra a punição do Grosjean porque ele cometeu aquilo sem intenção de causar merda. Só errou e acabou. Não foi com maldade.

P.S: A GGOO estará no FIA WEC em Interlagos neste sábado ?

Merce disse...

Concordo agá mas como os chefões da f1 vão saber se foi maldade ou não?

galera alguém tem alguma informação sobre meia entrada pro setor G do gp de 2012? to querendo ir mais só vou se for meia entrada tenho carteirinha da isic sómente.

Igor * @fizomeu disse...

Merce, sobre as (muitas) regras para meia-entrada no GP Brasil, consulte o site oficial, nos links abaixo...

https://www.gpbrasil.com.br/_site12/faq.asp#5
https://www.gpbrasil.com.br/_site12/faq.asp#6
https://www.gpbrasil.com.br/_site12/faq.asp#7