quinta-feira, 8 de março de 2012

O sinal agora é vermelho para a Ferrari*

* Por Felipe Motta

Se em testes de pré-temporada fica sempre difícil analisar a real performance de uma equipe de F-1, entrevistas de personagens vitais da categorias são muito indicativas sobre algumas coisas.

A de Pat Fry, diretor técnico da Ferrari, no último domingo, em Barcelona, foi mais do que alarmante. Questionado sobre lutar por pódio em Melbourne, daqui a 11 dias, Fry simplesmente disse que acredita que este é um objetivo distante para a escuderia de Maranello.

Depois de algumas temporadas apagadas, a Ferrari deixou claro que ousaria. Historicamente, quando alguém tenta inventar a roda ou se consagra ou afunda de vez. Não tem meio termo.

No ano passado quem tentou a sorte foi a Williams. Não preciso lembrar o que aconteceu.

O que assusta em 2012 é que a Ferrari vem sem crédito. Se estivesse esbanjando resultados teria uma gordura para um fracasso, mas já faz tempo que a Ferrari não é a equipe ponteira, dominante.

Se a batata de alguns personagens já estava assando, fica difícil imaginar o que pode acontecer.

Stefano Domenicali pode ser o primeiro a se complicar. Desde que assumiu o comando ferrarista, é muito questionado por sua liderança em Maranello por imprensa e torcida italianas. Um novo fracasso pode lhe custar a demissão.

Felipe Massa é outro que se vê em posição delicada. Com apenas mais um ano de contrato, o brasileiro precisa mostrar resultados. Boas performances o deixariam em situação boa para renovar ou conseguir outro cockpit competitivo. Com carro ruim, será difícil se sobressair.

Até para Fernando Alonso o cenário é desfavorável. O espanhol renovou seu contrato até 2016. Ou seja, caso o cumpra, provavelmente se aposentará após seu período com a esquadra italiana. Mas será que ele aguentará ficar por lá? No começo da pré-temporada eu conversei com ele e sua expectativa era grande. Mas e agora?

Seja como for, a Ferrari precisará encontrar seu caminho para conseguir boas performances no Mundial. E essa busca não parece próxima de terminar.

2 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Tomara que fique roxo!

ANDRE DE ITU disse...

nada disso Marcão... TOMARA QUE FIQUE P.R.E.T.O. !!!!!!!