quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DONO DO PRÓPRIO NARIZ*

* Por Luis Fernando Ramos

Na corrida em que Sebastian Vettel deverá sacramentar o bicampeonato mundial, boa parte dos holofotes estará voltada para Lewis Hamilton. Nas últimas três corridas, o inglês da McLaren bateu rodas com outros pilotos em duas (com Kamui Kobayashi em Spa e com Felipe Massa em Cingapura) e sofreu muito mais que seu companheiro de equipe para ultrapassar Michael Schumacher em Monza.

Este comportamento errático tem gerado muito pano prá manga e chegou até a haver o rumor de que seria um tema na reunião dos pilotos com o diretor de prova Charlie Whiting em Suzuka, algo já desmentido. Normal. Sempre que um piloto se envolve em muitas batidas, acaba projetado para o centro das críticas. Com Sebastian Vettel foi assim no ano passado, depois que ele abalroou os carros de Mark Webber na Turquia e de Jenson Button na Bélgica.

Mas há uma diferença fundamental entre os dois. Em Cingapura, Massa não hesitou em apontar o dedo para a relação turbulenta entre Hamilton e seu pai Anthony, que fazia antes também o papel de empresário. Este aproveitou para escarafunchar a ferida chamando de ausentes os atuais empresários da estrela da McLaren.

Vettel não precisa de nada disso. Faz tempo que ele assumiu pessoalmente todas as negociações que envolvem sua carreira. Sem que isso atrapalhasse seu foco no trabalho feito na pista, como prova a temporada praticamente perfeita que fez neste ano.

É um detalhe que ilustra bem a extrema autoconfiança e maturidade desse jovem que parece caminhar para quebrar boa parte dos recordes da Fórmula 1. Quando recebeu uma chuva de críticas após a corrida de Spa no passado, Vettel não recorreu ao pai ou a algum empresário. Simplesmente foi para sua casa e fez uma revisão mental interna. Nunca mais bateu em ninguém. E passou a ganhar como nunca.

2 comentários:

ANDRE DE ITU disse...

tudo bla bla bla... se HAMILTON tivesse o mesmo equipamento do VETTEL ele simplismente E.S.M.I.R.I.L.H.A.R.I.A. o alemão.

Igor * @fizomeu disse...

não mesmo andré, vettel hoje sobra...