Com a reforma de 1979, o autódromo com mais visão da corrida na F-1 (70%) assistiu ao irresistível passeio da Ligier-Ford de Jacques Laffite. Um carro-asa espetacular e um magnífico Laffite que fizeram tudo em Interlagos: pole, volta mais rápida, vitória e dobradinha com Patrick Depailler.
A Ligier foi o espetáculo e Nelson Piquet, que se recuperava da luxação no tornozelo sofrida num acidente na Argentina, foi o melhor coadjuvante. Ele sabia que o pé direito, mesmo sedado, não resistiria a acelerar nos 318 quilômetros da corrida e resolveu divertir-se. Largou em 22º – antepenúltimo – com pouquíssimo combustível e foi ultrapassando todo mundo. Já na reta oposta passou Jan Lammers, Elio de Angelis, Jochen Mass e Niki Lauda. Mais dois no miolo, Patrick Tambay e John Watson, e na reta dos boxes venceu Riccardo Patrese, por fora, e Jean-Pierre Jarier, por dentro. Tudo isso em três voltas. Mas o povão ficou de pé quando Piquet chegou na Ferrari do famoso tranca-pista Clay Regazzoni. E Rega justificou a fama ao fechar a passagem do brasileiro em quatro tentativas. Piquet teimou em passar o suíço e levou um chega-pra-lá. Perdeu o nariz do Brabham e acabou desistindo da corrida na quinta volta. Mas deu seu show.
Resultado final
1 - Jacques Laffite - Ligier-Cosworth
2 - Patrick Depailler - Ligier-Cosworth
3 - Carlos Reutemann - Lotus-Cosworth
4 - Didier Pironi - Tyrrell-Cosworth
5 - Gilles Villeneuve - Ferrari
6 - Jody Scheckter - Ferrari
Pole-position - Jaques Laffite - Ligier-Cosworth
Fonte: 4 Rodas, Wikipedia, Dr. Roque, Globo
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