sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COLUNA DO ROQUE: A VOLTA DE SCHUMACHER

E no final de ano, onde todos esperavam um grande marasmo de notícias, o mundo da F-1 se transforma e renasce com as novas equipes. Pilotos sendo anunciados, coletivas de imprensa, banda e a conversa sobre corridas volta às mesas de bar, ou nos bate-papos virtuais realizados pela GGOO.

Porém uma notícia vem deixando todo mundo com a "pulga atrás da orelha": a volta de Michael Schumacher. O piloto mais completo do mundo, como dirão alguns aficcionados, deve assinar com a Mercedes após 4 anos de aposentadoria.

Mas o que leva um piloto multicampeão, aposentado, que não precisa provar mais nada, voltar a correr? Primeiro, a falta de aventuras da vida pós corridas. Falta-lhe diversão e adrenalina. Depois, muito mais do que o dinheiro, é algo que Barrichello falou, a experiência de guiar em uma Formula 1 que não terá testes faz-se necessária para chegar e mostrar resultados logo de cara.

Dos pilotos atuais, somente Barrichello andou com carros sem abastecimento durante as corridas. Se realmente Schumacher vier, ele será o segundo. Isso me faz lembrar os idos de 91, 92 e 93, onde o piloto alemão já se destacava na Benneton, com voltas velozes e, em que pese a experiência, muitos erros. Hoje analiso que estes erros eram decorrentes de tentar andar mais do que o carro, com um carro que mudava muito de equilibrio durante toda a corrida e nesta tentativa, muitos erros.

Estes serão os novos velhos tempos que Schumacher provavelmente experimentará. Sorte do público que poderá vê-lo em ação pela primeira vez in loco, ou novamente, como aqueles dinossauros de GP Brasil, a qual me incluo.

Apenas o Rosberg lamentará tudo isso. De piloto contratado para ser o número um, vê-se cada vez mais na penumbra de um heptacampeão que comandará a equipe e relegará a nada seu companheiro.

O espetáculo será interessante porque a Mercedes e Brawn não irão brincar em serviço, Schumacher também não...junte-se a eles, Massa, Alonso, Hamilton, Button, Vettel e Barrichello.

A temporada vai pegar fogo, espera-se.

5 comentários:

Douglas disse...

Otima coluna... Fica a dúvida no ar, o que relamente pesou para Schumi voltar... Acho q mais o desejo de aventuras é o de uma nova F-1 onde a inteligencia falará mais alto... E um piloto completo experinete fará a diferença...

Marcos - Blog da GGOO disse...

A temporada vai pegar fogo, espera-se. [2]
E se a contratação do alemão queixudo se concretizar, coitado do Rosberg...

Fabricio Spada disse...

Rosberg! Quem é Rosberg?

Igor * @fizomeu disse...

"schumacher who???"

zoeira, adoraria ter a chance de ver esse cara pilotando na minha frente... com a presença dele a temporada pegará fogo sim, sem dúvidas!!!

Rodrigo Lopes disse...

Só tive a chance de ve-lo ao vivo em apenas uma oportunidade... Interlagos 2006... Não tem como não lembrar dele freando quase dentro da curva onde apenas o Massa e o Rubinho faziam iguais por conhecerem tão bem a pista.